segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Pauta de Hoje: John Cale, Cinema, AC/DC, Herzog, Gilberto Gil, Tracks entre outros...


JOHN CALE

O mestre Cale sai da toca e lança sua mais nova obra: "Shifty Adventures in Nookie Wood" pela Double Six. O veterano músico, co-fundador do Velvet Umderground (ao lado de Lou Reed) estava afastado dos estúdios há quase sete anos. Nessa empreitada, Cale esbanja modernidade e ousadia. Batidas eletrônicas, sintetizadores e guitarras são alguns dos elementos percebidos no disco. Quem pensa em Velvet Underground está roubado. O álbum é extremamente heterogêneo e peca em algumas faixas. Há um certo exagero de Cale em se mostrar "antenado". Isso explica algumas derrapadas como em "December Rains" e "Hemingway" (logo nessa?). Porém, quem foi rei não perde a majestade. O álbum tem canções atuais e belíssimas como: "I Wanna Talk 2 U", Face To The Sky (a melhor do disco), "Mary" (quase um Interpol), "Scotland Yard" (Paul Banks ficará ruborizado) e "Vampire Cafe". John Cale esbanja no folk eletrônico e na introspecção. Nos faz lembrar um pouco de NIN e até mesmo Interpol. Para um senhor de setenta anos de idade não é nada mal. Sóbrio e inteiro. Se fechares os olhos poderás enxergar uma trilha sonora SEM filme. Rsrsrsrs...


NEWS

- O renomado cineasta alemão Werner Herzog veio ao Brasil para o Festival 4 + 1, no Rio de Janeiro. Ele deu aula magna no CCBB no último dia 22 (quinta-feira). O festival aconteceu simultaneamente em cinco países além do Brasil: Colômbia (Bogotá), Argentina, (Buenos Aires), México (Cidade do México) e Espanha (Madri).

- O ano de 2012 completa 40 anos do disco emblemático de Gilberto Gil, o "Expresso 2222". Em decorrência disso, será lançada uma caixa remasterizada da obra feita no "não menos emblemático" estúdio: Abbey Road!


- O filme brasileiro "Meu Pé de Laranja Lima", do diretor Marcos Bernstein (roteirista de "Central do Brasil"), ganhou o prêmio principal da mostra paralela Alice, dedicada a produções jovens no Festival de Roma. (Folha)

- Todo o catálogo da banda de rock australiana AC/DC, que inclui 20 álbuns em estúdio e ao vivo e três compilações, estará disponível no iTunes pela primeira vez para todo o mundo, disseram a Apple e a Columbia Records nessa semana. A banda australiana de heavy metal, formada pelos irmãos Angus e Malcolm Young se recusava a colocar suas músicas na loja online da Apple. (Folha)

DICA

Para quem adora uma iguaria... O famoso "Bar do Adão" está com promoção de segunda-feira: compre um e leve dois. Os saborosos pastéis de lá. Os acepipes mais desejados da casa.


TRACKLIST

Steam (Peter Gabriel)
Big Time (Peter Gabriel)
Soulsbury Hill (Peter Gabriel)
Mercy Street (Peter Gabriel)
Face To The Sky (John Cale)
Sold Motel (John Cale)
In a Flood (John Cale)
Scotland Yard (John Cale)


LARRY HAGMAN
RIP.

CLIC.


domingo, 18 de novembro de 2012

Pauta de Hoje: Rolling Stones, Coldplay, News, Sorvete de Cerveja, Desastres, Tragédia Grega etc.


Postagem hoje "pocket" por conta de uma série de coisas... Típico de quem não vai falar, né? Pois é. Mas, nem sempre as coisas saem como nós queremos. "Here we go"

THE ROLLING STONES


Saiu essa semana um DVD muito bacana sobre a banda. Especificamente meados da década de 60, quando os Stones aprontavam muito. Não eram tão famosos, ainda, mas é a fase com Brian Jones. O DVD chama-se " Charlie is my darling" e captura dois shows na Irlanda em 1965, além de entrevistas e imagens dos músicos. Quem assina é a ABKCO Studio. Um documentário imperdível!

NEWS

- Essa é para desespero dos brasileiros: pesquisa mostra que apenas 16% das cidades nesse país possuem um plano de redução de riscos em caso de enchentes, deslizamentos de terra. Ou seja: desastres naturais! Durma com isso!

- A empresa Ambev lançará uma versão da Skol. Uma tremenda gelada. Trata-se de um sorvete de cerveja em pote no tamanho de 150 ml. O produto será comercializado apenas pelo Facebook, na "fan page" da marca.

- Os atores e produtores de uma peça de teatro que representa Jesus Cristo e os apóstolos como homossexuais serão julgados na Grécia por "blasfêmia" e podem ser condenados a dois anos de prisão, informou a imprensa grega.

- O Coldplay anunciou o cancelamento da turnê pela América Latina, que incluiria dois shows no Brasil, três dias após confirmar shows na região. As apresentações em solo brasileiro aconteceriam em fevereiro de 2013 nas cidades de Porto Alegre e São Paulo. (G1)

TRACKLIST

Under my Thumb (Rolling Stones)
Brown Sugar (Rolling Stones)
Mother's Little Helper (Rolling Stones)
Tumbling Dice (Rolling Stones)
Rocks Off (Rolling Stones)
Aftermath (REM)
Oddfellows Local 151 (REM)
Binky The Doormat (REM)
Stumble (REM)


Parabéns, Paulinho da Viola pelos 70 anos de vida.

Clic.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Pauta de Hoje: Credibilidade Elétrica, Popular x Populismo, Picasso, Impressionismo, Rodin, Tracks, Etc.


POP

Esse é um tema bem interessante e instigante, apesar das pessoas fazerem mau uso dele. Ou por ignorância ou por malícia. Geralmente o termo "populista" é mencionado ao âmbito político e tem razão de ser. O populismo é muito mais uma tendência que indica ação do que propriamente um sentimento. O discurso populista por muitas vezes (ou em sua maioria) é carregado de promessas e indicativos de ações para o povo. A favor do povo, pelo povo. Mal intencionado ou não, trata-se de populismo. Qualquer cidadão que exerça algum poder (público ou não) prometendo melhorias e medidas voltadas para o povo é um populista. Se vai dar certo ou não são outros quinhentos... Getúlio Vargas era populista. Lula também o é. E nada impediu de também serem populares. Não é? Claro que sim. A expressão "popular" já busca muito mais a estima, o sentimento, o gosto do povo. Não depende de nenhuma iniciativa do "objeto" em si, ele é estimado pelo povo. Logo ele é POPULAR. As pessoas gostam, curtem... Ou o objeto em si é conhecido por muitos. E, como eu dei exemplo para "populista" darei para popular: um clube como o Flamengo. A Instituição Flamengo é popular. Não é populista... Pela alcunha de ser "o mais querido" tornou-se o clube mais popular. Enfim... Os termos são parecidos, mas a diferença é tácita. Basta você colocar ambas num papel e analisar de maneira objetiva. "E a música pop?" - diriam os acólitos. Aí, meu amigo é bem mais complicado de explicar, porém eu prometo fazê-lo num próximo "post".


NEWS

- Henry McCullough, ex-guitarrista do Wings, está em estado crítico no hospital depois de sofrer um ataque cardíaco. A informação foi publicada pelo site do jornal britânico "The Independent". Na torcida!

- Foi lançado o primeiro trailer de "World War Z", filme de zumbis estrelado por Brad Pitt. Dirigido por Marc Forster, de "007 - Quantum of Solace", o longa tem também no elenco nomes como Matthew Fox, Mireille Enos, James Badge Dale e David Morse.

- Em São Paulo foram 320 mil pessoas, no Rio Janeiro já são 200 mil pessoas. Ainda faltam o meses de dezembro e janeiro. Um sucesso a exposição impressionista. Não percam! Ela irá até o dia 13 de janeiro e a entrada é franca!

- Um quadro de Picasso que representa com erotismo uma amante do artista ao lado de tulipas e frutas foi vendido nesta quinta-feira (8) por US$ 41,5 milhões em Nova York. "Nature Morte et Tulipes" (natureza morta e tulipas, em tradução livre), pintado em 1932, era a estrela do leilão da Sotheby's sobre impressionismo e arte moderna. (Folha)


CREDIBILIDADE ELÉTRICA

Apesar do governo afirmar que o Brasil tem um dos melhores sistemas elétricos do mundo e uma tecnologia e estrutura de ponta, a credibilidade nesse setor vai de mal a pior. Quem não se lembra dos maus lençóis que o governo Dilma passou assim que entrou no comando? Os apagões constantes naquele período? Um país com essa dimensão imane como o nosso precisa de bem mais tecnologia. Não temos o tamanho de uma Inglaterra, Suécia ou Itália. Somos o triplo, quádruplo, etc disso. Teríamos que ter uma rede tecnológica de altíssimo nível para toda essa dimensão colossal. E não seria nesse ou em outro governo que iríamos corrigir tal vulnerabilidade. Precisamos pensar de maneira correta e objetiva a respeito desse assunto. Num futuro bem próximo a carga de energia vai aumentar a tal ponto que poderemos  enfrentar gravíssimos problemas de proporção catastrófica. Bom, de qualquer modo, ainda temos que sentar com o Paraguai para decidir sobre a Usina de Itaipu também... Vai vendo...

CURIOSIDADE

Você sabe o que o fator FPS (dos protetores solar) quer dizer? Hmmmm... Significa o tempo que sua pele pode suportar a exposição do sol sem danos (vermelhidão, queimaduras). Por exemplo: Imaginemos que sua pele comece a sofrer os efeitos com 5 minutos de sol. Ok? Caso você use o fator 15, significa que sua pele poderá suportar 15 vezes mais... Ou seja: 15 (fator FPS) x 5 (o tempo que sua pele leva) = 75 minutos. Entendeu? Só tome cuidado com uma coisa: não confunda um fator 60 achando que ele é 4 vezes mais poderoso do que o de 15. É tudo medido por tempo. Ele é de tempo bem maior... Ideal, inclusive para peles muito brancas. Sacou?

TRACKLIST

Bananafishbones (The Cure)
Cold (The Cure)
Piggy In The Mirror (The Cure)
Faith (The Cure)
Funeral Pyre (The Jam)
Monday (The Jam)
In the crowd (The Jam)
Going Underground (The Jam)


CLIC.

domingo, 4 de novembro de 2012

Pauta de Hoje: Vigilância, Mathew Perry, "Uma Linda Mulher", Cat Power, Jazz e algo mais...


VIGILÂNCIA

É difícil ler e entender certos países que cerceiam a liberdade individual da pessoa. Claro que em diversas culturas muito se tem tal ranço religioso, social ou político. Cuba é um exemplo disso. Países árabes também engrossam essa lista. Obviamente não entrarei nessa seara cultural. Não me cabe e nem devo. Devemos separar as coisas. De qualquer maneira é escroto (me desculpem) como países do naipe de Venezuela e agora, Bolívia monitoram seus cidadãos. Evo Morales baixou uma ordem de monitoramento de tudo que circula na rede (leia-se internet). Uma censura assumida e com ordens expressas de achar e punir quem mal falar do governo. Pois é... Imagine se no Brasil houvesse isso? Nunca se imaginaria isso. Já houve uma ditadura aqui há tempos, mas ninguém aqui pensaria tal medida. Ao contrário, temos até uma justa democracia nesse ponto. Nada de extraordinário, claro, mas temos. Se virmos do ponto de vista de outros países... Uma senhora cubana me falou (quando lá estive) que achava o Brasil o país mais democrático do mundo. Juro! Eu achei graça, mas quem poderia contestá-la? O que eu vi e senti por lá é o máximo do protecionismo e anacronismo. Apesar de ser uma ilha maravilhosa, as pessoas não conectam com o mundo. Nesse ponto de vista nossa democracia é, de fato, bonita. Falamos o que bem entendemos do nosso prefeito, governador e presidente. Não confundir com nossa imprensa (parte dela) direcionada e paga, né? Enfim... Senti um pouco a necessidade de compartilhar essa opinião e protestar sobre esse tal "monitoramento" desses países sul-americanos. Um retrocesso vergonhoso. 


NEWS

- Mathew Perry tenta mais uma vez o sucesso. Agora na série, "Go on" - em que ele interpreta um comentarista esportivo que precisa fazer terapia.

- Cat Power revelou em sua página Instagram que poderá cancelar a turnê pela Europa para cuidar de sua saúde. "Talvez eu tenha que cancelar minha turnê europeia por conta da minha luta com o angioedema (um inchaço, similar à urticária, que ocorre sob a pele). Eu não estou jogando a toalha, estou apenas tentando descobrir o que é o melhor a fazer", diz o texto que acompanha a imagem de uma cruz. (G1)

- A arquiteta italiana Gae Aulenti, mais conhecida por ser a autora do projeto de reforma do Museu d'Orsay, em Paris, morreu na última quarta-feira (30) aos 84 anos em Milão, informou a imprensa local.

- O compositor Bill Dees, que escreveu com Roy Orbison a música "Oh, Pretty Woman" --parte da trilha sonora de "Uma Linda Mulher"--, morreu aos 73 anos no Estado do Arkansas, nos Estados Unidos, no dia 24 de outubro. A informação veio a público nesta quinta-feira (1º), quando uma funerária postou seu obituário na internet.


JAZZ

O Leblon Jazz Festival traz shows de jazz para o charmoso bairro do Leblon no Rio de Janeiro. O principal objetivo é fazer com que o bairro respire arte musical através do Jazz e sinta um ambiente de cultura. Além de novos talentos e grandes artistas nacionais, o Festival recebe nomes consagrados internacionalmente. 

Local
Bairro Leblon
Rua Dias Ferreira e Praia do Leblon. Entrada Franca
De 08 a 11 de novembro.

TRACKLIST


Find The River (REM)
Try Not Breathe (REM)
Ignoreland (REM)
Drive (REM)
Conexão Amazônica (Legião Urbana)
Índios (Legião Urbana)
Soldados (Legião Urbana)




CLIC.