segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Pauta de Hoje: JFK, Kevin Spacey (Inovando), Parc Royal, Suécia, Série, Tracks e outras...


JOHN KENNEDY
 
No dia 22 de novembro de 1963, o mundo parou para ver as lágrimas de Jacqueline Kennedy ao deparar com seu marido, o então, presidente dos EUA assassinado a bala em plena Dallas, Texas. John Kennedy desfilava em carro aberto ao lado de sua esposa e do governador do Estado. Foram três tiros ouvidos por testemunhas e dois feridos. Um deles faleceu no local: JFK, como era conhecido. Caído nos braços da primeira-dama americana. Muitos falam sobre um acerto de contas outros dizem que a máfia o tirou de circulação. Certeza mesmo é que até hoje esse caso rende conspirações das mais diversas. Seu "algoz" (Lee Harvey Oswald) foi preso e assassinado dois dias depois ao vivo, depois de um vacilo na segurança. Muitos, afirmam que o assassino foi bode expiatório. Não teria sido ele. Outros afirmam que a União Soviética e Cuba encomendaram tal crime. Enfim... Precisaríamos voltar ao começo da década de 60 e lembrar alguns fatos... A revolução cubana em 59, a ditadura militar que viria no Brasil após o golpe de 64, a morte misteriosa de "Jango" (a quem JFK temia devido as suas ideias trabalhistas e socialistas), a guerra do Vietnã (JFK concordava com a guerra, mas sem estender-se demais - ele era a favor do "rápido e rasteiro". Senão, retiraria as tropas) e a União Soviética, a nêmesis americana da época. Segundo Lyndon Johnson (seu sucessor), todas as medidas políticas, sociais e econômicas tomadas pelos EUA era da própria vontade de Kennedy. Lyndon, apenas, executou-as. Kennedy foi o presidente mais admirado pelos americanos daquela época. Bonito, bem casado, pinta de bom moço, discurso afinado com o povo e bom orador. Não economizou, no pouco tempo do seu mandato, em estabelecer o país como potência mundial. Injetou dólares quando soube que os russos haviam pisado na lua em 61. Trato cumprido por seu sucessor em 69. Ou não? kkkk... Taí mais uma conspiração. Temia imensamente uma expansão comunista na Ásia orquestrada pela União Soviética, motivo principal para a Guerra do Vietnã e era a favor do diálogo. JFK era bom nos bastidores e sabia usar de forma política diversos fatores do cenário à época. Contudo, veio o famoso dia e morreu... Por aqui (América Latina) - uma série de golpes militares: Brasil, Chile, Argentina, Cuba, etc... Uma série de mortes, desaparecimentos, exílios e mazelas mais pipocaram em todo canto. Um período negro de ditadura, guerrilha e censura. "Jango", nosso presidente até 64 foi deposto e exilou-se até 76 quando faleceu misteriosamente. Dez anos antes do Golpe (64) outro presidente brasileiro suicidara-se - Getúlio Vargas em condições muito misteriosas também. No mundo, começava a Guerra Fria! Algo que perdurou muito até a abertura da ex-União Soviética. Todos esses mistérios podem e devem ser resolvidos. Um povo merece saber o que que aconteceu, de fato, em seu país. E lá se vão 50 anos da morte de Kennedy...
 
 
 
NEWS
 
- O ator Kevin Spacey inovou. Admirador confesso de Woody Allen, Kevin desejava muito trabalhar com o diretor. Para tal - deu de presente a Allen uma "assinatura da Netflix", canal que apresenta, entre outras coisas, a série "House Of Cards" aonde Kevin protagoniza. Não é diferente? Um CV com mimos para o diretor! Parece que Allen adorou.
 
- Mais uma série com temporada renovada: trata-se de "Downton Abbey". A série britânica vem para sua quinta temporada e conquista cada vez mais fãs fora da Europa. Estima-se que a série tenha mais de 120 milhões de telespectadores.
 
- "As maiores tragédias vêm da ganância". Essa frase foi dita por Robert Bea, 76 anos, um dos maiores especialistas em desastres no mundo. Ele afirma que existem os perigos naturais como tufões, maremotos, etc, mas tudo vem misturado com arrogância e presunção humana. E eu concordo com ele.
 
- Foi lançado um livro bem interessante de "Marissa Gorberg" que conta a história da Parc Royal - loja de roupas e vestuários que ficou muito famosa nos anos 10 e 20. Naquela época a França exercia uma enorme influência em nossa cultura e não foi diferente com a moda. Tempos da "Belle Époque" carioca. O assunto faz parte da tese de Marissa, mas não deixa de ser algo histórico e digno de registro. Em tempos que o "inglês" domina o Brasil (e o mundo) - já fomos muito mais franceses do que se imagina.
 
 
 
AH, SE FOSSE NO BRASIL...
 
Diferença sutil: o número de presos na Suécia caiu tanto que o governo teve que fechar quatro penitenciárias. Hehehe...
 
BIOGRAFIA?
 
"... Se, depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia, não há nada mais simples.Tem somente duas datas: a da minha nascença e a da minha morte. Entre uma e outra coisa todos os dias são meus. Sou fácil de definir. Vim como um danado. Amei as coisas sem sentimentalidade nenhuma. Nunca tive um desejo que não pudesse realizar, porque nunca ceguei. Mesmo ouvir nunca foi para mim senão um acompanhamento de ver.
Compreendi que as coisas são reais e todas diferentes umas das outras. Compreendi isso com os olhos, nunca com o pensamento. Compreender isto com o pensamento seria achá-las todas iguais. Um dia deu-me o sono como a qualquer criança. Fechei os olhos e dormi.
Além disso, fui o único poeta da Natureza ..."
 
(Fernando Pessoa)
 
TRACKLIST
 
Vamos (Pixies)
Monkey Gone To Heaven (Pixies)
Wave Of Mutilation (Pixies)
Bone Machine (Pixies)
Hummer (Smashing Pumpkins)
Disarm (Smashing Pumpkins)
Tonight, Tonight (Smashing Pumpkins)
Bullet With Butterfly Wings (Smashing Pumpkins)
 
 
RUSSELL BRAND
 
CLIC.
 

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Pauta de Hoje: Martin Scorsese (71 anos), Cinema, Bob Dylan, Livro, FARC, Gastronomia e muito mais...


MARTIN SCORSESE
 
O diretor, roteirista, autor e escritor nascido no Queens completou ontem (dia 17) mais um ano de vida. Fez 71 anos de idade. Scorsese é seguramente um dos maiores cineastas americanos vivos. Alguns críticos e estudiosos o consideram o maior, vivo. O que me ajuda e muito a desenvolver esse texto. Pois, se eu tivesse que fazer essa escolha ficaria muito ingrato para mim. O cinema americano produziu inúmeros diretores fabulosos, mas olhando para o "histórico", de fato, Scorsese formaria com Francis Ford Coppola (crescido no mesmo bairro) e Woody Allen a trinca real americana. Porém - não se enganem: eu vos falo em nome dos diretores vivos. E, sobretudo: da escola clássica. Graças a Deus temos outros muito bons como: David Lynch, Brian de Palma, David Fincher, Wes Anderson, Robert Altman, Joel & Ethan Coen (famosos Irmãos Coen), Oliver Stone, Joel Schumacher, Cameron Crowe, Soderbergh, Tarantino, etc... A lista é enorme! Todos ainda vivos. E, certamente deixei mais uns vinte aí de fora. Sempre lembrando que a lista trata-se de cineastas "americanos" e "vivos". Certo? De qualquer modo, Scorsese tem um leque de obras no cinema invejável. E, apesar de ter ganho somente "hum" Oscar (por "Os Infiltrados") ele coleciona outros prêmios tão ou mais importantes do que a famosa academia. Isso nunca foi motivo nem razão para tal. Mas, voltando aos grandes clássicos do cineasta... Só de improviso consigo me lembrar de alguns: "Taxi Driver", "Touro Indomável", "Depois de Horas", "Cabo do Medo", "Os Bons Companheiros", "A Última Tentação de Cristo", "Cassino", "Gangues de Nova York" e "A Invenção de Hugo Cabret"... Ufa! Tá bom pra ti? E, olhe que eu deixei de fora filmes como "Os Infiltrados", "O Aviador", "A Cor do Dinheiro" ou "O Rei da Comédia". É muito filme bom e sólido. A carreira de Scorsese inveja qualquer um. Ah... Ia me esquecendo: ainda teve o documentário sobre os Stones!!!! Manja? Por essas enormes contribuições à sétima arte é que devemos os parabéns a esse grande nome do cinema mundial!
 
 
NEWS
 
- A cantora Tina Turner renunciou, no fim do mês de outubro, à cidadania norte-americana, informou o jornal "Washington Post". Tina já mora na Suíça há mais de vinte anos com o marido e já possui a cidadania do país. Não houve maiores explicações das razões para ela renunciar.
 
- O ator Don Cheadle, 49 anos, vai interpretar o músico Miles Davis (1926-1991) em uma cinebiografia. O filme sobre o pioneiro do jazz vem sendo planejado há muitos anos por Cheadle. Parece que a produção começará em junho do ano que vem.
 
- O músico americano Bob Dylan foi condecorado com a ordem da Legião de Honra no último dia 13 pela ministra francesa da Cultura, Aurélie Filippetti.
 
- A minissérie "Raízes" que marcou a TV americana entra em pauta no canal "History Channel". A emissora já adquiriu os direitos da série, que tinha doze episódios ao longo de seus oito anos de realização. Considerada como o programa que estabeleceu o ator "negro" na TV.

MALDADE DE ÚLTIMA HORA: Dizem às más línguas que integrantes da FARC, em negociação com o governo colombiano, estavam tomando sol num iate no Caribe. Foram fotografados. Hmmm...
 

 
LIVRO
 
"A anatomia da Influência - Literatura como modo de vida"
Harold Bloom
Editora Objetiva
460 páginas
R$ 49, 90
 
Obs: O livro foi lançado em 2011, mas somente nesse ano é que chegou ao Brasil!

 
 
 BLITZ
 
Vinte hotéis dos mais luxuosos do Rio de Janeiro foram notificados. Terão que informar os valores de suas diárias (Janeiro a julho de 2013), além das tarifas cobradas nas vendas antecipadas para 2014. Verdadeira "Blitz" para pegar espertinhos. O foco é a preservação aos turistas. Entre eles (os hotéis) estão: Copacabana Palace, Fasano, Pestana, Gloden Tulip Ipanema, Golden Tulip Continental, Caesar Park, Sheraton , Marina, Rede Ibis, Rede Windsor, Mercury, etc... Boa! Podia estender essa medida também aos imóveis cariocas, não? Pois é...
 
TRACKLIST
 
Meet on the Ledge (Fairport Convention)
Crazy Man Michael (Fairport Convention)
Tam Lin (Fairport Convention)
She MOves Through the Fair (Fairport Convention)
Matty Groves (Fairport Convention)
The Hanging Song (Fairport Convention)
Fotheringay (Fairport Convention)
 
 
PILLS
 
CLIC.

domingo, 10 de novembro de 2013

Pauta de Hoje: Catalunha, Putin, NSA (mais espionagens), Albert Camus (100 anos), Curiosidades e outros...


CATALUNHA

É histórica a briga entre a região da Catalunha (Espanha) e o resto da Espanha, principalmente Madri. Vem de muito tempo. E os habitantes não desistiram. Ao que me consta, ano que vem, 2014, a Catalunha tentará mais uma vez sua independência da Espanha. Nessa altura do campeonato fica muito difícil para mim, para ti ou qualquer um brasileiro opinar. Mas, não são poucos os reveses para tal. Vou enumerar aqui os principais problemas para essa independência:
 
1) Burocracia: O processo para incorporar e reconhecer um país na UE é lento e precisa ter 100% de aprovação (ou seja: A Espanha precisa concordar). A Turquia, até hoje, espera sem sucesso.
2) Passaporte: Existe um acordo chamado "Schengen" em que os signatários obedecem. A Catalunha não pertence a esse acordo; logo precisaria de vistos provisórios para todos os catalães.
3) Moeda: A Catalunha está na zona do euro, mas sem reconhecimento fica sem moeda. Terá que criar sua própria.
4) Fronteiras: O novo país teria que criar alíquotas de importação e seus produtos seriam taxados na Europa. Investimentos seriam um problema.
5) Fundos: A Europa tem um fundo direcionado a regiões que necessitam. A Catalunha recebe tal fundo. Iria perder a boca, claro. Sem falar em bolsas de estudos que os catalães possuem por um programa chamado "Erasmus". Outra perda.
6) Futebol? kkkkkk... Só o Barcelona jogaria e ganharia todos os anos! Menos importante, mas curioso e depressivo, não?
 
Resumindo: Ficou bem complicado a vida da região. Mas, se é o que eles querem? Que venham!
 
 
NEWS
 
- A série de enorme sucesso (que eu não sou nem um pouco fã) "The Walking Dead" foi renovada pelo canal AMC (o mesmo de "Breaking Bad") para mais uma temporada: a quinta. Não se sabe ainda quantos episódios, porém se sabe que a estreia deverá ser para o segundo semestre de 2014.
 
- Depois de toda espionagem de Obama no Brasil e parte da América Latina, Europa etc; chega a informação que Vossa Santidade, O Papa também não foi "aliviado". Parece que a NSA grampeou os telefones do conclave na eleição. Segundo a Igreja Católica - o Papa e seus asseclas pouco ligaram. Obama nega, claro.
 
Vladimir Putin entra na lista da Revista Forbes. É o homem mais poderoso do mundo. Por ter negociado com os sírios e americanos e ter impedido uma "guerra", além de ter convencido o ditador sírio a entregar as armas químicas. O que não se revela nesse estudo é que seu país (Rússia) comete atos de homofobia, maltrata animais e pune inclemente as minorias. Graaaaande merda!
 
- A série "Mad Men" estava sendo gravada no Aeroporto Internacional de Los Angeles na manhã de sexta-feira (dia 1 de novembro), quando um atirador abriu fogo no local, matando uma pessoa e ferindo outras sete. A informação é da revista americana "Variety".
 
 
ALBERT CAMUS
 
O célebre escritor franco-argelino Albert Camus faria 100 anos no último dia 7 de novembro se vivo estivesse. Autor de duas obras entre as maiores do século passado como "O Estrangeiro" e "O Mito De Sísifo"; Camus foi filósofo também de mão cheia. Um pacifista e idealista. Travou alguns embates com Sartre (Jean-Paul) no campo das ideias, sobretudo na política. Ficou famosa uma frase na época: "... De um lado , a ética universalista de Camus, seu imperativo de "não violência", o cansaço da ideologia. Do outro, o realismo político de Sartre, que à época se alinhava aos comunistas, no ambiente intoxicado da Guerra Fria ..." Albert Camus foi premiado em 1957 com o Prêmio Nobel de Literatura. Faleceu cedo aos 47 anos em um acidente de automóvel.
 
Obs: Para quem curte o pop, deve-se observar a capa da coletânea "Staring At The Sea". (The Cure) Foi baseada na obra "O Estrangeiro".
 
 
 
DICA
 
Exposição
Julio Le Parc (Arte Cinética)
Casa Daros - Botafogo
Entrada Franca
Até dia 23/02/2014
 
CURIOSIDADES (Novembro)
 
1) Você sabia que no dia 17 de novembro de 1903 é o dia do Tratado de Petrópolis? Nele - o Brasil oficializa a compra do estado do Acre junto à Bolívia dando fim a crise diplomática entre os envolvidos.
 
2) Você sabia que no dia 30 de novembro de 1872 aconteceu a PRIMEIRA partida de futebol internacional? Pois é... Ela foi realizada entre Inglaterra x Escócia e assistida por 4 mil espectadores. A partida terminou 0x0. Rsrsrs...
 
TRACKLIST
 
Killing an Arab (The Cure)
Bananafishbones (The Cure)
Piggy In The Mirror (The Cure)
Faith (The Cure)
Coffee & TV (Blur)
Tender (Blur)
Beetlebum (Blur
No Distance Left To Run (Blur)
 
 

RIP.
 
CLIC.
 

domingo, 3 de novembro de 2013

Pauta de Hoje: Morrissey (Biografia), Orquídeas, Lucien Freud, Exposição, Yusuf Islam, etc.


MORRISSEY
 
Stephen Patrick Morrissey,  Morrissey ou até mesmo: Moz. O ex-vocalista dos Smiths lança sua biografia (autorizada, inclusive) no exterior. Aquele menino franzino, tímido ("... sixteen, clumsy and shy...") e calado do colégio gostava de poesia e música. Dos "bullyings" colegiais ao sucesso - muita coisa passou. Tentou ingressar na música antes, mas só conseguiu, de fato, quando conheceu Johnny Marr - seu guitarrista e parceiro por toda obra dos Smiths. No ano de 81 até o começo de 82 quando a banda estreiava seu disco homônimo. Moz tem a mesma "verve" de ícones como Michael Jackson ou Madonna, mas ele nasceu em Manchester, cidade industrial com tremenda vocação para a melancolia e cinza. Moz é mais lírico, mais poético, mais "Oscar Wilde". Foi presidente do fã-clube da banda New York Dolls (década de 70), aboliu a carne (vegetariano radical), ao sexo (disse uma vez que era assexuado) e bradou contra tudo e todos a respeito dos maus tratos com animais. Moz chegou a chamar o povo chinês de subespécie. Morrissey cresceu numa Manchester com ruas sombrias e sem amor. Seu primeiro "hit" pelos Smiths, "Hand in Glove", clama por amor. Fala de amores desesperados. O cantor desafiou a imprensa quanto a sua vida pessoal e seus gostos. Quando jornalistas imploraram por alguma pista sobre sua opção sexual ele sacava uma metralhadora. Fez questão de abominar qualquer sujeito que comesse carne (seu segundo álbum com a banda chamou-se "Meat Is Murder") e brigou com Marr e Mike Joyce (o baterista que queria rever tempos depois os lucros que recebera como membro). Nunca mais falou com os dois. Sempre se quis a volta da banda - nenhum integrante morrera. Em vez disso o cantor construiu uma carreira solo sólida, repleta de hits e canções apaixonantes. Nessa semana o semanário Melody Maker elegeu "The Queen Is Dead" (outro álbum da banda) como o melhor disco de rock de todos os tempos. Parece tudo muito "estranho", pois Moz lançara a biografia também. Vendeu até agora mais de 35 mil cópias de uma semana de Reino Unido. E vai vender mais. Tudo muito bem arquitetado para mais um show e a volta a ribalta. A biografia chama-se "Autobiografia" (tradução livre) mesmo e teve uma exigência do cantor: que fosse lançada pela Penguin Classics, junto com as outras publicações de Charles Dickens, Oscar Wilde e James Joyce. Presunçoso, não? Mas, foi atendido. Moz entra para a literatura como já havia feito na música! Seu nome está lá. Goste ou não - Morrissey é simplesmente encantador!
 
 
MAIS...
 
Morrissey nasceu no dia 22 de maio de 1959 em Lancashire e depois foi para Manchester. Descendente de irlandeses como muitos britânicos na música, o cantor tinha interesses em modelos femininos e astros do cinema. Seu pai foi porteiro e sua mãe uma bibliotecária local. Tinha um primo famoso futebolista e teve um período em que foi medicado com remédios para depressão. Ele sempre descreveu sua adolescência como algo solitário e depressivo. Algumas canções foram desenvolvidas com base nesse período. Na juventude trabalhou na Receita Federal e escrevia cartas para semanários, como a Melody Maker e o NME (New Musical Express) opinando acerca de várias bandas como: T. Rex e New York Dolls. Sua inquietude no cargo público o fez ser demitido e seu pai o afastou com medo de retaliações. Ele ainda teve tempo de publicar dois livros: "New York Dolls" (81) e "James Dean não está morto" (tradução livre) em 83 - já com o The Smiths na ativa. Morrissey, em sua carreira solo, conseguiu algo inédito até então: todos os seus discos solo tiveram alguma canção entre os Top 10 no Reino Unido. A imprensa tinha que engoli-lo. Por ironia do destino, essa semana seu amigo-rival, Johnny Marr completou 50 anos de vida! Viva Morrissey, viva Johnny Marr!
 
 
NEWS
 
- A Série "The Following" volta em janeiro nos EUA. Kevin Bacon como policial e James Purefoy como o serial killer. Segunda temporada. Aqui no Brasil a Warner é a responsável pelas exibições. Vamos esperar as surpresas - e serão muitas - da nova temporada.
 
- Você sabia que: Os Orquidófilos são considerados os "nerds" da jardinagem? Em geral, eles cruzam plantas em busca de novas flores e tons. De fato, saem orquídeas belíssimas e raras.
 
- CopaFest - reuniu um time estelar: A nova formação do Som Imaginário (banda que acompanhava Milton Nascimento na década de 70) contou com Wagner Tiso, Robertinho Silva, Tavito (opa!), Luiz Alves, Nivaldo Ornelas e o recém-chegado Victor Biglione. A apresentação aconteceu no Copacabana Palace (Salão Cristal) no último dia 31! Perdeu? Que pena...
 
- Carlos Wizard (dono no famoso curso de inglês) teve uma semana de barganha. Queria comprar ingressos para a família toda para Copa do ano que vem, mas recuou ao ver os preços. Só resolveu depois de "barganhar" muito. Detalhe: sua empresa fatura 3,5 bilhões de reais ao ano! É mole? O nome disso em inglês, é BARGAIN! Kkkkk...
 
- A Amazon andou namorando o comprafacil.com.br, do Grupo Hermes. Os executivos da Amazon consideram que, com R$ 4 bilhões da venda, o site é uma oportunidade para disparar no Brasil. Ambas empresas se negam a comentar.
 
 
YUSUF ISLAM
 
 
 
Reconheceu não? Pois é... Esse é Cat Stevens. Vem ao Brasil, agora em novembro para seus shows. Toca dias 16 e 17 em São Paulo no Credicard Hall e dia 20, no Rio de Janeiro no Citibank Hall. Apareça!
 
 
DICAS
 
Livro
"Café com Lucien Freud"
Editora Record - 308 pags
R$ 49,00
 
Exposição Walter Goldfarb
Graphos Brasil - Siqueira Campos, 143
Grátis - Até dia 16 de Novembro
 
TRACKLIST
 
Interesting drug (Morrissey)
Everyday Is Like Sunday (Morrissey)
Irish Blood, English Heart (Morrissey)
First of the Gang to Die (Morrissey)
That's How People Grow Up (Morrissey)
November Spawned a Monster (Morrissey)
The Last of the Famous International Playboys (Morrissey)
You're gonna need someone on your side (Morrissey)
We Hate It When Our Friends Become Successful (Morrissey)
 
 

HARE HARE
 
CLIC.