RITA MITSOUKO
Estava eu ouvindo o som deles e deparei-me com a data redonda de dez anos que Frédéric Chichin falecera. O músico sucumbiu a um câncer em 2007. Curiosamente, Marcia Moretto, integrante inicial falecera da mesma enfermidade logo no começo em 81. Mas, muita gente deve perguntar-se o que é (era) Rita Mitsouko? Sim, não é uma mulher e, sim, uma banda francesa. Um trio precisamente. Porém, depois que a dançarina argentina (Moretto) faleceu tornou-se um duo. Fred (abreviando) e Catherine Ringer eram um casal apaixonado e muito talentosos... Mudaram o nome para "Les Rita Mitsouko" já que muita gente boa achava (e confundia) que o nome fosse de uma cantora. Existem algumas histórias de como chegaram ao nome: Rita: seria uma referência a música latina ou até mesmo a atriz Rita Hayworth e Mitsouko: "mistério" em japonês ou até mesmo o nome de um perfume de Guerlain. Hmmm... De qualquer modo, esse duo produziu muito som bacana e instigante. Começaram na década de 80 e seguiram com sete discos na carreira até meados dos anos 2000. Fizeram dois discos nessa década (2002 e 2007) e findaram com a morte de Fred sete anos depois. No Brasil não ressoou muita coisa deles, mas na Europa fizeram bastante barulho. Os clipes de suas canções impressionavam pela direção e fotografia. Basta mencionar que Phillipe Gautier dirigiu alguns vídeos pra dupla e Godard dirigiu um filme em 87 sobre as gravações na época que lançaram o "The No Compreendo". Flertavam com o punk, o art rock, a new wave e o hip hop. Algumas canções fizeram sucesso no mundo como "Andy", "C'est Comme Ça", "Marcia Baila" (homenagem a Marcia Moretto) e "Les Histoires d'A". Tony Visconti (clássico produtor de Bowie) produziu alguns dos álbuns do Les Rita Mitsouko. Dando um capricho sofisticado ao som do duo. Catherine, hoje vive em Paris fazendo shows e seguindo sua vida. Mas, se você não conhece o trabalho deles recomendo que procure e busque. É bem legal, tem um clima maravilhoso e garanto que não irá arrepender-se. Destaco três discos: "Rita Mitsouko" (84), "The No Compreendo" (86) e o "Cool Frénési" (2000). Boa audição!
Ouça aqui: https://www.youtube.com/watch?v=4sn8QPEcPpk
NEWS
- O Trailler da segunda temporada de "Stranger Things" foi liberado. A atração que conquistou inúmeras pessoas mundo afora segue em enorme expectativa. Eu curti o show quando vi, mas senti uma má impressão nessa continuação segundo o "teaser"... Não sei... Achei infantilóide demais... Veio com "Thriller" de Michael Jackson. Não bateu legal. Sinceramente. Eu sei que o programa é juvenil e tal. Também sei que a pegada é cinemão para descontrair. Sem problemas. As referências são da minha geração. Não foi isso. Algo bateu errado. Ou fora da curva... Hã... Vamos ver... Não gostei muito do que eu vi... Ugh!
(data: 27 de outubro de 2017)
- Sônia Braga faturou mais um prêmio com "Aquarius"... Dessa vez foi o Prêmio Platino em Madri como melhor atriz. O grande vencedor da edição foi o filme "O Cidadão Ilustre" de Gastón Duprat. Aliás, falando no cinema latino... Eu gostaria de indicar dois filmes fantásticos: esse, "O Cidadão Ilustre" e "Poesia Sem Fim" (Alejandro Jodorowsky). Ambos fizeram-me vibrar e sair do cinema com espírito renovado. Aula de cinema. Um, argentino e o outro, chileno. Nossos "hermanos" seguem fazendo cinema da mais alta categoria. Esplêndidos. Podem ir sem medo. Estão em cartaz.
- Liam Gallagher, ex vocal do Oasis, está com disco solo. Seu primeiro trabalho. Chama-se "As You Were". O cantor apresentou-se no domingo em Paris e está agendado em Chicago no começo de agosto. Mas, a notícia que interessa aos brasileiros é que Liam virá ao Brasil para apresentar-se no Lollapalooza Brasil em 2018. Ainda não existe data, porém especula-se que será entre março e abril.
- Estou ouvindo os novos discos de The Brian Jonestown Massacre e do Broken Social Scene. Vamos ver o que rola...
RAPIDINHA
Lee Ranaldo (ex Sonic Youth) retorna ao Brasil. Com seu novo disco, "Electric Trim", previsto para sair em setembro, o músico estará em São Paulo. Precisamente no SESC Bom Retiro. Dia 17 de agosto. Entradas variam de nove a trinta reais... Molezinha!!!!
TRACKLIST
Anemone (The Brian Jonestown Massacre)
Don't Get Lost (The Brian Jonestown Massacre)
The Sun Ship (The Brian Jonestown Massacre)
Circular (Lee Ranaldo)
Off The Wall (Lee Ranaldo)
Lost (Lee Ranaldo)