domingo, 24 de fevereiro de 2013

Pauta de Hoje: Oscar (Cerimônia), Livro e Disco, Foals, Nikola Tesla, Pílulas e mais diabruras...


OSCAR

Difícil vai ser mudar de assunto na noite de hoje. Um canal de TV aberto e outro fechado irão fazer a cobertura total da Cerimônia. Claro que o canal fechado - terá mais substância e conteúdo, justamente por ter antecipado em sua grade todo o "glamour" e festa do Oscar. O outro tem em seu nicho: famílias, crianças etc. acostumados (ou não) com sua repetida programação (Zzzzzzzzzzzzzzzzz...). De qualquer modo, teremos os vestidos desfilando pelo "Red Carpert" (uma espécie de passarela da moda do cinema), astros e estrelas dando entrevistas, alguns figurões "nonsenses" e palpites mil. Nesse ano de 2013, três filmes protagonizam os holofotes como principais candidatos a mais estatuetas: "Argo", "Lincoln" e "Indomável Sonhadora". Esse último - contou com o apelo popular americano e o apoio discreto da primeira-dama Michelle Obama. Eu não votaria nesse filme em quase nada. Mas, a Academia deve alguns "favores e mimos"às produções. A gente sabe, né? Se você não acredita, aqui estão alguns exemplos de "mimos" das grandes produções aos eleitores da Academia: um iPod com músicas de "Os Miseráveis", quatro livros de luxo de "Lincoln", incluindo um de receitas da época da Guerra Civil, um arco e flecha da animação "Valente" e uma cadeira de Sacha Gervasi, diretor de "Hitchcock", indicado ao prêmio de maquiagem. Tá bom para vocês? Pois é... Trata-se de muito mais do que qualidade. Entretanto, "Lincoln" e "Argo" são bons filmes sim. Estética e tecnicamente falando. E isso é muito bom. Mas, existem filmes como "Django" ou "Os Miseráveis" que agradaram mais e retrataram criatividade maior. Se a Cerimônia do Oscar fosse apenas dividida em atores, diretores e filmes o bicho iria pegar. Senão houvesse dezenas de prêmios técnicos a disputa seria acirrada e bem distribuída. Pois, o que tira um voto de um é o "conjunto" todo do filme e quantas indicações ele está disputando. Não tenham dúvidas. Porém - não há como ter um certame tão simples assim. Isso é cinema! Tem muita gente envolvida. Outra coisa: "A vida de Pi", "Amor" e "O Lado Bom da Vida" correm por fora e podem aprontar muitas surpresas, inclusive no cardápio especial (os quatro últimos e mais importantes quesitos). Podem sim. No mais é preparar uma pipoca, gelar um refresco ou cerveja e se divertir. Lembrando sempre: Cinema é a maior diversão!


NEWS

- Quatro intelectuais brasileiros convidados pelo Jornal Folha de São Paulo explicam aos leitores as razões de se ler Karl Marx. E o motivo de sua atemporalidade. Dê uma fuçada na edição de hoje e tire suas conclusões.

- O disco novo da banda "Foals", Holy Fire, é bem bacana. A fórmula da banda persiste, mas existem canções muito bem criadas. Vez em quando, a gente sente uma mesmice, um mais do mesmo nesse século novo, porém é bom lembrar que "as coisas boas perduram mesmo". Nesse disco - a banda cria um algo mais.

- Steven Tyler e Joe Perry, do Aerosmith, entraram para o Hall da Fama dos Compositores, ao lado da dupla Mick Jones e Lou Gramm, do Foreigner, Holly Knight, JD Souther e Tony Hatch. A cerimônia está marcada para acontecer em 13 de junho, em Nova York.

- O baterista Dave Lombardo, um dos membros originais da banda de thrash metal Slayer, foi demitido do grupo às vésperas de uma turnê na Austrália.
NA. - Eu demitiria todos!!! kkkkkkk

- O presidente venezuelano, Hugo Chávez, que luta com um câncer, ainda está sofrendo com problemas respiratórios após uma cirurgia em Cuba dois meses atrás, informou o governo no primeiro e sóbrio comunicado desde a volta do mandatário nesta semana.

NIKOLA TESLA



O cientista sérvio (no caso era iugoslavo) Nikola Tesla é o mais querido dos nerds na atualidade. Não que sua genialidade e serviços fossem desprezados, porém alguns estudantes resolveram recriar o mito em torno de seu nome. De fato, Tesla nasceu na época de Thomas Edison e isso lhe tirou metade do brilho. Thomas, além de gênio, era um homem bem relacionado, afortunado e tirou proveito de todo trabalho que teve. Tesla viveu em anonimato, mal relacionado e morreu pobre e sem prestígio algum. O que vale dizer aqui é que muitos dos brinquedinhos tecnológicos devem-se a experimentos de Tesla. Um grande homem certamente! Viva Nikola Tesla!

DICAS

- "Miles David Quartet" - Live in Europe 1967. 

Traz 3 CDs e 1 DVD com material reunido em shows em teatros suecos, franceses e alemães. Entre R$ 120 a 140 pilas!

- "Retratos Parisienses" (Rubem Braga) lançado pela José Olympio.

Reunião de 31 textos do cronista enquanto trabalhava no Jornal "Correio da Manhã" (49-52)

TRACKLIST

Inhaler (Foals)
Late Night (Foals)
Milk & Black Spiders (Foals)
The Messenger (Johnny Marr)
The Right Thing Right (Johnny Marr)
Lockdown (Johnny Marr)
New Town Velocity (Johnny Marr)



HARE HARE

CLIC.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Pauta de Hoje: Yoani Sánchez, Oscar 2013, News, FLIP, Show e mais Hips...


YOANI SÁNCHEZ

Uma das cubanas mais famosa desse século - perdendo apenas para as meninas do esporte cubano e para Fidel - a blogueira Yoani Sánchez desembarcou no Brasil sob protestos. Manifestantes "brasileiros" simpatizantes do Fidelismo chamaram-na de "mercenária" ou "espiã da CIA". A cubana teve que sair por uma porta alternativa. O que mais me incomoda nesse cenário é a cara de pau dos manifestantes (a maioria não faz a menor ideia do que é morar em Cuba) em preocupar-se em acusar e julgar uma pessoa estrangeira que atua combatendo a política de "seu país". Enquanto, mauricinhos e ignóbeis pseudo-intelectuais querem aparecer combatendo essa moça. Ora, mirem-se no Congresso Nacional! O problema mora aqui! Não temos que defender EUA ou Cuba de nada! Metam seus narizes "juvenis" no que, de fato, acontece no NOSSO país. Raul Seixas tinha razão quando disse que uma das piores coisas é "ter uma velha opinião formada sobre tudo"... E é mesmo! Essa molecada de 20 a 30 anos aparece com cada babaquice e pompa que chega a me assustar. Os extremos sempre me assustam. E, leio, vejo, observo uma juventude débil, careta e cheia de furos em seus argumentos. Não houve "background" cultural e empírico. São mosaicos perigosos que formaram-se na cabeça desses jovens e acham que sabem tudo. Pior: não sabem nem 1/4 de algo. Deixem a cubana em paz. Morar em Cuba é fantástico para quem NÃO É cubano. Estive lá e me apaixonei, porém isso não me dá o direito de achar que o país seja bom para quem nasceu lá. Pois, percebi que não é nenhuma maravilha. Todos os cubanos se mandam de lá. Para isso, precisamos entender toda política cubana (desde a Revolução em 59) até aqui. Mesmo que se tenha alguma opinião formada - é mais que necessário perceber que a sua opinião será sempre a de um estrangeiro. Para perceber-se o quão ridículo é esses manifestantes basta uma pequena comparação: Imagine-se no Irã, combatendo algum posicionamento religioso atual sem sequer conhecer "nada" da história do Irã... Apenas o Aiatolá Khomeini. Ridículo, não? É o que estão fazendo esses manifestantes. O mais bonito de tudo foi a resposta da cubana ao perceber a manifestação: " ... Eu quero crer na autenticidade desse protesto. Somente numa democracia brasileira é que atos como esses são possíveis. Em Cuba essa manifestação não duraria dois minutos ..." Sacou? 
Será que dá para ser mais claro? Como dizia Nélson Rodrigues: " ... Envelheçam, jovens, envelheçam! ..."


NEWS

- A festa do Oscar 2013, marcada para o próximo domingo (24), terá entre seus apresentadores o astro de "Os Embalos de Sábado à Noite" e "Pulp Fiction", o ator John Travolta. Além dele, as atrizes Salma Hayek, Melissa McCarthy e o ator Liam Neeson também entregarão prêmios na cerimônia.

- O ator britânico Richard Briers, conhecido por participar de filmes de Kenneth Branagh, morreu aos 79 anos no último domingo, em decorrência de um enfisema pulmonar. Os britânicos o conhecem sobretudo por seu papel no seriado de comédia da BBC "The Good Life" (1975-1978). RIP.

- A escritora francesa Lila Azam Zanganeh confirmou presença na FLIP desse ano. Seu primeiro livro publicado no país será "O Encantador - Nabokov". Depois será a vez de "Felicidade". A saber: a FLIP desse ano homenageará Graciliano Ramos.

- Até 2016, todos os cães ingleses terão chips em seus organismos para evitar que se percam ou sejam abandonados. Hmmm... Pode dar certo! 

OSCAR 2013

Série de bolões a respeito - a Cerimônia costuma ser mais bacana fora do palco (Red Carpet) e antes das entregas, caso dos bolões. Obviamente que diversos críticos já emitiram suas opiniões etc. Fato. Votos até com planejamento e tática. A Academia tem suas "políticas" e ironias... Enfim... Adoro cinema, me considero um amante da arte, mas estou léguas marinhas de ser um crítico ou estudioso. Por isso coloco aqui meus palpites nas quatro principais categorias: "Argo" (Melhor Filme), "Michael Haneke" (Melhor Diretor), "Daniel Day-Lewis" (Melhor Ator) e "Emmanuelle Riva" (Melhor Atriz).  A conferir!


TOP "CURE" ALBUNS

The Top
Disintegration
Pornography
Faith
Wish

TRACKLIST

Charlotte Sometimes (The Cure)
Faith (The Cure)
The Blood (The Cure)
10:15 Saturday Night (The Cure)
Disintegration (The Cure)
Primary (The Cure)
A Night Like This (The Cure)
Cold (The Cure)

TONY SHERIDAN


RIP.

HARE!

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Pauta de Hoje: "O Voo" (Flight), Toro Y Moi, Curiosidades, Pablo Neruda, Donald Byrd (RIP), etc.


O VOO

"Let´s take a trip together" - disse Mark Sandman, ex-líder do Morphine na década de 90. O músico faleceria mais tarde, vítima de um aneurisma, no palco. E que viagem!!!! Mas, por quê essa abertura em um espaço sobre o filme de Robert Zemeckis, estrelado por Denzel Washington? Muito simples: o filme conta a história de um piloto, alcoólatra, extremamente competente e chegado nuns "adictos"... Daí veio-me o trocadilho com a "viagem" proposta pela banda Morphine. Soma-se isso ao fato de que o filme "entrega" todo o tema nos primeiros 20, 30 minutos de exibição. A saber: Denzel é "Whip", um piloto com hábitos "junkies" mesmo dentro do trabalho. Numa fatídica rota, o piloto chega carregado de álcool, cocaína e remédios - para pilotar. A viagem é extremamente turbulenta e repleta de emoções que culminam em um pouso heroico do piloto num campo vasto. O que era para ser uma tragédia total, torna-se um ato de coragem e competência. O piloto (cheio de birita e pó na mente) consegue salvar 98% dos passageiros e deixa 4 mortos na manobra hercúlea. Transforma-se em heroi nacional. Tudo seria fantástico se exatamente "essas baixas" não fossem suficientes para uma investigação minuciosa sobre a vida e hábitos do piloto. Um teste positivo para álcool e cocaína traz a luz o estado físico de Whip. Daí por diante a vida do ex-heroi torna-se um inferno. Além disso - o piloto não entende-se com sua ex-mulher e seu filho. Todos os fantasmas aparecem para tormentar Whip. Na estada no hospital, ele conhece "Nicole" (Kelly Reilly) uma frequentadora do AA e viciada em heroína. Uma grata surpresa essa moça. Os dois vivem uma paixão, mas o piloto precisa ser mais honesto do que mostra-se. O filme de Robert tem 140 minutos e muitos críticos questionam se precisava desse tempo todo. O outro ponto foi o final "careta" da película. Fiz questão de acompanhar todo roteiro (roteiro esse que foi indicado ao Oscar) e analisar como seria o fim mais "cool" de um filme que tem um traficante/amigo na pele do ótimo John Goodman. Difícil, hein? Tenho a impressão de que a crítica gostou (pesquisei diversos sites de cinema) bastante, porém decepcionaram-se com o desfecho. Não sei... É bem relativo e subjetivo. Acredito que esse roteiro na mão de outro diretor poderia sim, ter um final distinto... De qualquer modo não tira a boa execução dos atores, dos bons diálogos e de cenas bem interessantes. Destaco a atuação do protagonista, da bela Nadine Gonzalez, como "Katerina Marquez" e do sempre seguro "Don Cheadle" como um advogado sem escrúpulos. A minha crítica maior não fica por conta do fim e tampouco pelas atuações. Fica pela trilha sonora. Colocar "Rolling Stones", "Marvin Gaye" entre outros está manjado. O cinema insiste nessa mania de colocar o óbvio. Essas canções remetem as drogas sim, mas eu, como amante da música, capricharia mais... Está faltando criatividade... Resumo da ópera: não trata-se do melhor filme que nós veremos, mas é uma boa opção a ver-se e divertir-se! E aí, eu volto a pergunta do começo: "Let's take a trip Together"???? Yes or no? 


NEWS

- O disco novo de Toro Y Moi (projeto de Chaz Bundick) é muito bom. São 13 canções com uma diversidade sonora e uma criatividade imensa. Chama-se "Anything In Return". Uma pérola em meio a discos mornos e repetitivos. Vale baixar, comprar, enfim... Mexa-se!!!!
Destaques para "Living High", "Rose Quartz", "Harm In Change", "Never Matter" e "Touch". 


- O suicídio da poeta norte-americana Sylvia Plath, aos 30 anos, em 11 de fevereiro de 1963, deu início a uma questão que acabou por gerar, ao longo dos anos, uma verdadeira indústria de publicações biográficas: quem era, na verdade, Sylvia Plath? (Folha)

- O músico David Bowie proibiu que seu colega Morrissey, ex-líder do The Smiths, utilize uma imagem dos dois juntos na capa de seu single, um relançamento da música "The Last Of The Famous International Playboys". kkkkkkkkkk... Esses músicos... (Reuters)

- Os restos do poeta chileno e prêmio Nobel de Literatura Pablo Neruda, morto em 1973, vão ser exumados, determinou um juiz que investiga sua morte no Chile. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pela fundação que administra a obra do artista. O Partido Comunista do Chile suspeita de que poeta tenha sido envenenado, e não morrido de câncer. (AFP)

CURIOSIDADES

1) Pesquisa publicada na Revista "Brain" concluiu que os lóbulos parietais de Albert Einstein tinham uma padrão estranho de sulcos e cristas . Uma das explicações para sua genialidade matemática. Será? (Fonte: História)

2) O MoMA (NY) comprou 14 códigos de videogames, entre eles Pac-Man, Tetris e The Sims. A curadora do Museu explicou que a causa foi seus designs interativos. E exemplificou de que o Tetris, inventado pelo russo Alexey Pajitnov teria sido eleito pela Revista Americana "Electronic Gaming Monthly" - o melhor game de todos os tempos!!! Uau!!!

RAPIDINHA...

Jack White avisa que teremos novidades, ainda esse ano (2013)... Está em estúdio e trabalhando em 20 canções... Não duvido nada!

TRACKLIST

Studies (Toro Y Moi)
Touch (Toro Y Moi)
Living High (Toro Y Moi)
Harm In Change (Toro Y Moi)
Buena (Morphine)
The Night (Morphine)
Let's Take a Trip Together? (Morphine)
Empty Box (Morphine)


DONALD BYRD (RIP.)

Hare...

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Pauta de Hoje: Psicoacústica, U2, The Cure, Reg Presley (RIP), Curiosidades e pílulas.


PSICOACÚSTICA

Esse ano muitos discos completam 25 anos... Aliás, todo ano completa-se alguma idade, não é? Mas, há sempre algum bom motivo para relembrar-se de certos discos, livros, obras... Esse disco do IRA! datado de 1988 é um deles. A banda é uma das minha prediletas formada nos idos anos oitenta. Considero os dois primeiros discos deles - fundamentais para o rock, entretanto esse terceiro disco é o mais "maduro" na minha opinião. "Mudança de Comportamento" (o primeiro) e "Vivendo e Não Aprendendo" (o segundo) são duas pérolas da banda. Cheios de canções roqueiras, hits, uma canção emplacada em novela das oito, trechos fundamentais para a história do rock brasileiro. São dois discos que rola fácil em qualquer casa de bom gosto. Porém, o Psicoacústica é quem mais destila qualidade, criatividade e heterogeneidade. São oito canções apenas, contudo com o melhor que a fusão rock-pop, rock-rap, hip-hop etc, pode oferecer. O clima de gravação foi um dos piores possíveis também... Divisão entre os membros, duas músicas com problemas judiciais ("Receita para se Fazer um Herói" e "Rubro-Zorro"), uma outra canção ignorada pelo vocalista da banda e muita maconha (famoso verão do "veneno da lata") bombada (prensada com mel e glicose) no estúdio. A banda quase terminou. Soma-se ao fracasso comercial do disco! Os dois primeiros foram considerados muito bem vendidos e até com certo sucesso no "mainstream" - mas esse não vendeu nem perto dos outros. Tensão total entre gravadora e banda. E dentro da própria banda. De qualquer modo as oito faixas são altamente criativas, petardos e emblemáticas. "Rubro-Zorro" e "Receita Para se Fazer um Herói" foram bastante executadas nas rádios e tornaram-se carros-chefes do álbum. "Pegue essa Arma" é outro petardo do rock. Um baixo marcado e uma sonoridade fora do habitual. "Farto do Rock n' Roll" é uma resposta de Scandurra para os próprios vocalista e baterista. Irritado com certa idiossincrasia dos músicos, Edgar Scandurra compôs os versos da canção mostrando ao resto que a música tinha espaço para "outros sons, outras batidas, outras pulsações". Nasi negou-se em cantá-la e Scandurra assumiu os vocais. "Manhãs de Domingo" poderia se encaixar em álbuns anteriores. Mantinha-se a "vibe" pulsante e sensível da banda. A letra atingia aos jovens com precisão. "Advogado do Diabo" foi outra faixa complexa. A canção foi precursora do que mais tarde Chico Science e Nação Zumbi fariam nos anos 90. Chico, inclusive, incluiu diversas vezes a canção da banda no set da Nação Zumbi. "Poder, Sorriso, Fama!" é a faixa mais suave e tranquila do álbum. Retorna aos sons do IRA! e mistura algo de "beatles" no compasso. Por fim., "Mesmo Distante" fecha o disco de uma forma ensolarada com violões e letras "lisérgicas". Algo perto de Pink Floyd. O disco é o mais completo da banda. Ouça ou re-ouça para ter uma ideia do que eu falo! Parabéns pelo 25 anos dessa obra nacional! 

Obs: O disco trazia um óculos 3D (Vermelho e Azul) para viajar com a capa! 


NEWS

- Adam Clayton e The Edge (do U2) virão ao Brasil nesse carnaval. Acompanhados de suas famílias. A viagem é por conta própria, mas pode haver paradas em camarotes nos dias de desfiles sim. Bono não vem!

- A venda de ingressos para os shows do The Cure (abril) no Brasil começarão dia 18 desse mês. Muita gente já sabe e outras não. Corra, pois deve esgotar de maneira bem rápida. "Quem avisa amigo é"!

- Faleceu anteontem o músico "Reg Presley", frontman do The Troggs. Reg estava com 71 anos e perdeu a batalha para um câncer de pulmão! "Wild Thing!!!"

- Para quem não curte carnaval, mas adora uma música eletrônica teremos no Marina da Glória, o Rio Music Conference com palestras, seminários, workshops e muito som. Nos dias: 8, 9 e 10 de fevereiro. Presenças dos DJs Tiësto, Fatboy Slim, Richie Hawtin. Outras atrações com DJs locais também. 

CURIOSIDADES

1) O ano de 2100 será o ano em que todas as espécies da Terra estarão descobertas e catalogadas segundo um estudo publicado na Revista Science por cientistas da Nova Zelândia, Inglaterra e Austrália. Mas, a maioria serão insetos! kkkkkkkkkk...

2) Em janeiro, há 80 anos um alemão com o nome Adolf Hitler tornaria-se 1º Ministro Alemão. Isso mudaria toda história como bem sabemos. Uia!


JACK ENDINO

Muita gente boa não entendeu o que Jack Endino quis dizer. Ele apenas disse que não entende o "inglês" que certas bandas nacionais cantam. E, sugeriu que elas cantassem em português. Certíssimo! Simples. Quer cantar em inglês? Ok. Mas cante direito. Tem gente que não canta nem em português... Eu, hein? Imagine escutar uma banda gringa cantando um português tosco? Foda...

TRACKLIST

Mesmo Distante (Ira!)
Rubro-Zorro (Ira!)
Pegue Essa Arma (Ira!)
Advogado do Diabo (Ira!)
Wild Thing (The Troggs)
Love is All Around (The Troggs)
I Can't Control Myself (The Troggs)
With a Girl Like You (The Troggs)




RIP.
Hare Hare