domingo, 24 de março de 2013

Pauta de Hoje: Discos Novos, Censura, Pink Floyd & Beatles, Exposição e algo mais...


DISCOS

Não é fácil a vida de quem curte arte, sobretudo cultura musical. Nesse ano - muitas novidades sobre bandas ou artistas novos e/ou consagrados. Não bastasse isso, 2013 reservou para os amantes da boa música o 50º aniversário de "Please Please Me", disco de estreia dos Beatles e o 40º aniversário de "The Dark Side Of The Moon" do Pink Floyd. Sentiu? Pois é... Além disso, Suede, Strokes, Depeche Mode e Gary Clark Jr. lançaram álbum essa semana. Ok, um ou dois aí não lançaram "oficialmente", porém disponibilizaram na internet para audição. É uma tarefa hercúlea ouvir todos diferenciando cada qual com seu tempo, proposta e intenção. Cabe ao "crítico" a experiência e talento para tal. Desses quatro quem mais me chamou atenção foi o Suede. Chama-se "Bloodsports".Disco "redondo", com bastante riffs, sonoridade super agradável e ótima forma da banda. Tem canções fantásticas ali. Escutei três vezes ininterruptas com muito gosto. Fiquei bem impressionado com "Barriers", "It Stars and Ends with You", "Sometimes I Fell I II Float Away" (essa canção reserva boas sacadas ao longo da canção) e "For The Strangers". Confesso que nunca foi fã da banda, mas tem força suficiente para ser um disco bom e de rock. Quanto a "Black and Blu" de Gary Clark Jr. me agradou de cara. E é muito simples de explicar: adoro um soul e R&B. E quando esses ritmos misturam uma voz afinada e com atitude o resultado só pode ser bom. Gary agradou a muita gente boa como Eric Clapton, Bowie e até o presidente Obama. Críticos chegaram a compará-lo a Jimi Hendrix por ser canhoto e tocar guitarra muito bem. Bobagem! Esqueçam isso e curtam muito o rapaz. Destaco três canções nesse disco: "Please Come Home" (uma balada deliciosa), "Ain't Messin' Around" (boa para chacoalhar) e "Third Stone from the Sun" (sim, cover do Hendrix). Já o The Strokes lançou o controverso "Comedown Machine" pela RCA. A crítica gostou bastante, mas teve gente torcendo o nariz. Eu curti. Primeiramente a capa do CD (disco, álbum) é simples, retrô e bacana. Cool pacas. Vale ter em casa. Arte nota dez. Quanto ao conteúdo eu fiquei confuso com os rumos de cada faixa. Não reconheci a voz de Julian em várias faixas. O falsete dele serviu para mostrar versatilidade em faixas como "Tap Out" e "Welcome To Japan". Essa primeira parece inclusive uma canção dos anos 80 meio aos "new romantics". A outra remete aos sons "dance" do Cut Copy ou Tahiti 80. O álbum teve boa recepção pela maioria especializada. Acho que trata-se de um disco bacana e só. Uma nota 6... Minhas prediletas ali são a já citada "Tap Out", "50 50" (parece um rock nacional), "Partners in Crime" e "Happy Ending". Como dizem os americanos: Good Job!







DEPECHE MODE

Pensaram que eu havia esquecido, né? kkkkkk... Não, não... Dei uma pausa proposital para respirar e dedicar um espaço solo aos rapazes. Afinal são mais de 30 anos de banda. E, precisa-se de tempo e sabedoria para degustar um disco do DM. Não vou ser parcial e dizer que é uma obra-prima, porque não é. Longe disso. É um álbum difícil, arrastado e com canções bem calmas, quase chapantes. Porém tem alguns "blues eletrônicos" velhos conhecidos de álbuns como "Violator" e "Songs Of Faith & Devotion". Em vez de criticar eu pus o som nos fones de ouvido e assisti a um filme de terror. Hahahahaha... Ficou do cacete! Sons como "Angel", "Should Be Higher" e "Goodbye" (irmã gêmea de "I Feel You) caíram maravilhosamente bem. E outras são sexy mesmo. Caso de "Heaven" e "Slow". O disco abusa de synthetizadores e teclados programados. Mas, poxa, essa é uma das essências da banda, não? Resumindo: um álbum para você escutar a caminho do trabalho, de um aeroporto ou de uma viagem a passeio. Faltou apenas a marca pesada ou o peso dançante do Depeche Mode. Algo como "Fly on the Windscreen" ou "Behind The Wheel", sacou? Pois é... No mais - a banda acenou com uma possível vinda a América do Sul! Quem sabe? Com eles - eu sou bem São Tomé!





NEWS

- Há pouco tempo no cargo de procurador da Câmara dos Deputados, Cláudio Cajado (DEM-BA) flerta com a censura. Ele deseja banir da internet todo conteúdo que, segundo sua opinião, pareça ofensivo. Google e Youtube seriam as primeiras vítimas... "Olho nesse cara, pessoal". 

- A Federação de Futebol do Rio liberou bebidas alcoólicas no campeonato Estadual. A alegação é de que essa medida diminuirá os tumultos na rua. Na verdade - é uma hipocrisia total. Tem que haver segurança e punição. Beber todo mundo bebe. Enfim...

- Desde a última terça-feira dia 19/03 está aberta a temporada de visitação à exposição Lágrimas de São Pedro de Vinicius S.A. na Galeria 1 da Caixa Cultural do Rio de Janeiro - Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. O período de visitação será de terça a domingo de 10h às 21h, até o dia 05/05, gratuitamente. "Não perca. É linda!"



- Duas pérolas do rock estão de aniversário esse ano (conforme citado lá acima): "Please Please Me" dos Beatles e "The Dark Side of the Moon". O primeiro faz 50 anos de vida. Um marco na música mundial, sem dúvida. Quase tudo que você esteja escutando deve-se muito ou pouco a esse disco. Já o segundo, do Pink Floyd, está fazendo 40 anos. Outra preciosidade também. Muito de Syd Barrett está ali. Disco fundamental para o rock. Faça um favor a ti e aos outros: escute-os sem moderação! 




CONGRATULATIONS!!


TRACKLIST

Barriers (Suede)
For The Strangers (Suede)
Tap Out (Strokes)
50 50 (Strokes)
Angel (Depeche Mode)
Heaven (Depeche Mode)
The Child Inside (Depeche Mode)
Please Come Home (Gary Clark Jr.)
Ain't Messin' Around (Gary Clark Jr.)


PARABÉNS, LUÍSA! 

HARE HARE