domingo, 14 de abril de 2013

Pauta de Hoje: Volpi, Phil Spector, Poesia, Clássicos, Lançamentos e Tracks para os bolsos.


PINTURA

Acreditem: se no "post" passado eu confessei uma amnésia (um deboche meu com a palavra, claro) criativa nesse houve o inverso. Foram tantos assuntos bacanas que anotei no meu "brainstorm" primitivo, que eu tive de cortar alguns. Chato, mas necessário. Hipermnésia também tem seus "poréns". E, como tenho tanto pra te falar, mas com palavras não sei dizer... Brincadeira... Como estou recheado - escolhi a pintura para começar. Semana maravilhosa essa que passou, pois no dia 8 de abril celebrou-se 40 anos da morte de Pablo Picasso. O verbo "celebrar" fica meio estranho quando comemora-se uma data de morte. De fato. Troque então para "homenageou-se" a ocasião. Uma exposição muito interessante sobre um período do pintor foi feita na França. Alguns retratos de Picasso foram expostos para degustação do público. E, justamente na data de hoje - nascia Alfredo Volpi outro artista de renome da pintura. Até o "google" está homenageando-o com as famosas bandeirinhas e os casarios em sua página principal. O pintor de origem ítalo-brasileiro foi considerado um dos maiores da segunda geração do Modernismo. Há 117 anos atrás.



NEWS

- Ontem, dia 13 de abril completou-se 40 anos do classudo "Aladdin Sane" de David Bowie. Falar o quê, não é mesmo? Eu já fiz todas as reverências ao Bowie aqui e em diversos locais.  Resumo: é um dos principais discos dele. Um puta disco com canções maravilhosas e o primeiro álbum do cantor já como um astro da música. A misoginia de Ziggy Stardust continua nesse álbum também. Absolutamente fundamental ter em sua discoteca. 


Obs: Nos "tracks" trarei as minhas prediletas desse álbum, certo? Prometo!

- O salário da Rainha Elizabeth II ganhou um reajuste polpudo: 16,5%. Assim a matriarca inglesa passará a ganhar 36 milhões de libras por ano. Tá bom, neguinho? Hahahahaha... Nego acha que a madame está dormindo...? Tá certo! 

- Estreou o filme com a produção da HBO sobre Phil Spector, produtor famoso e genial da década de 60 e 70. Trabalhou com uma série de pessoas do primeiro time: Leonard Cohen, John Lennon, George Harrison, Ben E. King etc... No papel principal um Al Pacino completamente "vestido" da cabeça aos pés como o produtor. Excêntrico, polêmico, o produtor foi condenado pelo assassinato de Lana Clarkson em 2003. O crime aconteceu em sua mansão.

- Faleceu o baixista do Deftones (banda que eu nem curto) Chi Cheng ontem. O cara estava no hospital desde 2008 devido a um acidente de carro. Em coma, o músico lutou bastante para viver, mas perdeu ontem a briga. Talvez tenha sido melhor levando-se em conta possíveis sequelas e perdas. RIP.


CURTINHA

Que bom olhar para a lista dos livros mais vendidos e ver o nome de Paulo Leminski ali. Seu livro "Toda Poesia" segue firme no top 5. Na verdade, Leminski bota todos ali no bolso, mas essa "coisa de mercado"... Sabe como é...? Enfim: Viva Leminski!

MURMUR

Lançado no dia 11 de abril de 1983 - esse foi o primeiro disco da banda REM (a predileta da casa). Em 1981 eles haviam feito um EP chamado "Chronic Town" com 5 faixas e lançaram em 82. Porém, "Murmur" foi o álbum de estreia do então quarteto, depois o baterista saiu, e foi aclamado pela crítica. Do óbvio underground às paradas de sucesso esse disco destacou a banda, que junto com Sonic Youth, foram as duas responsáveis por toda cena "indie" depois que viria. São 12 faixas absolutamente coesas com uma guitarra marcante, um baixo bacana e competente de Mike Mills. As faixas todas levam as mãos de Peter Buck (um dos cérebros do REM) literalmente. Basta escutar o disco e perceberás que a alcunha de "guitar band" aplica-se nesse álbum e em muitos depois. Peter, um obcecado por música e o vocal de Michael Stipe encorpam esse trabalho. Escutei esse disco numa viagem que fiz com os amigos para Friburgo. Éramos em doze ou quinze pessoas. Meninos e meninas. Voltamos depois de seis, sete dias modificados e esse "Murmur" nunca mais saiu da minha cabeça (e do meu coração). Um dos cinco discos indispensáveis do REM. Somente! 

Obs: Nos Tracks (conforme o Bowie) colocarei minhas prediletas do disco! 



TRACKLIST

Time (David Bowie)
Panic in Detroit (David Bowie)
The Jean Genie (David Bowie)
Aladdin Sane (1913-1938-197?) (David Bowie)
Laughing (REM)
Pilgrimage (REM)
Sitting Still (REM)
West Of The Fields (REM)
We Walk (REM) 


Hare Hare
Clic.