LOBÃO
O músico Lobão vendeu milhares de cópias com seu livro "50 Anos a Mil", que narra boa parte da trajetória do homem e do artista. Gostou tanto de escrever que decidiu lançar mais um livro, esse chamado "Manifesto do Nada na Terra do Nunca" que mete o pau em meio mundo da música, política e artes em geral. Eu não li esse livro, mas já me ambientei demais com as principais polêmicas ali contidas. Sinceramente, não vi nada de anormal. Acho que cada um tem sua opinião e Lobão tem as dele. E defende-as com muita propriedade e eloquência. Bem melhor e embasado do que muito intelectual de meia tigela! Os criticados que se defendam, caso achem necessidade. O Brasil é um país plural e democrático; para tal existem meios (jurídicos ou não) para retratações possíveis ou cabíveis. Lembra da dura crítica feita a blogueira cubana? Pois é... E aí, seus "bundas-moles"? Cadê o discurso do bom-mocismo e da linha liberal em geral? Engulam o Lobão. O que ele fez é legal, justo e democrático. Deu sua opinião e crítica registrados em livro. Quem não gostou que pague e banque o discurso. Nada mais legítimo. A única crítica que eu faço é a seguinte: Lobão afirmou em entrevistas que considerava-se um escritor melhor do que o Chico Buarque e Caetano Veloso; o que não diz nada, vamos convir. Dessa declaração eu tiro duas conclusões: tomar parâmetro de escrita duas pessoas não-escritoras é bem pela saquismo. Mais: não agrega nada. Só demonstra uma insegurança subliminar e mesquinha. A segunda coisa é que o Lobão não escreve bem também... Logo, sua barra continua suja como de costume. Siga firme, Lobo, mas mantenha o capricho sem deslumbres.
NEWS
- Dominguinhos segue firme em sua luta em viver. O músico segue internado desde dezembro de 2012 depois de oito enfartes, 23 dias em coma, e traqueostomia. Pior: a família está rachada em torno do cantor por contas materiais. Ugh! Aguente firme, cabra!
- O Festival Varilux (Melhor do Cinema Francês) está em cartaz aqui no Brasil desde o dia primeiro desse mês e vai até o dia 16 de maio. São 45 cidades espalhadas pelo Brasil com 15 títulos, ainda inéditos, franceses. Destaque para os filmes "Adeus, Minha Rainha" de Benoit Jacquot e "Camille Claudel 1915" de Bruno Dummont.
- Bernardo Bertolucci lançou em 2003 o genial "Os Sonhadores" que contava a história dos Manifestantes em Paris no histórico ano de 68 (Maio). O local e mês voltam a ser cenários e motivos para o novo filme de Olivier Assayas: "Depois de Maio". O filme retorna aos manifestos parisienses, mas por conta de retaliações e da polícia os personagens escondem-se na Itália. O filme foi muito aplaudido. Dica da semana!!!!
- Falando em cinema... Danny Boyle está lançando o hipnótico "Em Transe". Mas, o que foi motivo de saltos e mais saltos foi a revelação a seguir: Boyle ratificou a sequência de "Trainspotting 2" (título indefinido) em 2016. A espera de mais dois anos e pouco se justifica. O diretor quer mostrar tudo de forma original após "20 anos exatos". Para tal quer filmar com Ewan McGregor, Robert Carlyle, Jonny Lee Miller etc, vinte anos depois. Todos os atores devidamente envelhecidos, de fato. E promete seguir a originalidade sem pompas de Hollywood! Yeah, man!!!! Very fuck cool!!!!!
CURIOSIDADE
O FBI (Federal Bureau of Investigation) anunciou a inclusão inédita de uma mulher na lista de seus 25 terroristas mais procurados. Joanne Chesimard é acusada de ter matado um policial mais de 40 anos atrás e estaria escondida em Cuba.
JÉRÔME VALCKE
O Secretário da FIFA afirmou essa semana que a democratização brasileira está atrasando muito os processos dos estádios. Muita gente interpretou negativamente essa declaração e atacou-o. Mas, eu vi de forma precisa o que o francês quis dizer. Jérôme foi eufêmico em suas palavras. O dirigente não é contra a democracia; ele é contra essa "morosidade" brasileira. Esse "todo mundo opina" e ninguém decide nada. Sabe o que mais? Ele está certíssimo! O povo é que ainda não entendeu. Tem muito nego levando "por fora" e precisando dessa demora toda... Pior: isso a FIFA (que também não é santa) já percebeu, porém precisa de agilidade que falta ao brasileiro. A corrupção é tanta que não agrada a todos os ladrões... Você entendeu agora? Pois é...
TRACKLIST
Por Tudo que For (Lobão)
Girassóis da Noite (Lobão)
Me Chama (Lobão)
Corações Psicodélicos (Lobão)
Gostoso Demais (Dominguinhos)
Eu Só quero um Xodó (Dominguinhos)
Como Dois Animais (Alceu Valença)
Coração Bobo (Alceu Valença)
JOÃO MIGUEL
Hare hare!