segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Pauta de Hoje: Lou Reed (RIP), Jornalismo, Caso Dreyfus, Cuba, Vinicius e muito mais...


LOU REED
 
Confesso que o tema foi forçado, pois não tinha a menor intenção de mencionar Lou Reed por aqui e pior: como obituário. Tenho uma admiração por ele no mesmo nível de Leonard Cohen (meu maior mentor), David Bowie e Iggy Pop. A trilogia "máster" do rock. Desenvolvi meu gosto musical a partir do Velvet Underground às principais bandas que ouvia na minha adolescência: REM, Pixies, Joy Division, PIL, Echo & The Bunnymen, New Order, Lloyd Cole & The Commotions, Nick Cave, Jesus & Mary Chain, Cocteau Twins, The Smiths, The Cure, The Fall, Bauhaus e por aí vai... Tudo influenciado de uma forma ou outra pela banda de Lou. Independente do menor sucesso - acho que ele nunca esperava por tal - suas letras, poesias e canções solidificaram uma postura roqueira desde meados da década de 60. Dificilmente algum cantor ou banda que eu aprecio não bebeu dessa fonte. Lou foi "punk" desde moleque. Dos eletrochoques que sofrera por sua bissexualidade até os últimos dias (esses dias). De seu casamento com o transexual da década de 70 até sua união com a brilhante Laurie Anderson. Um marginal poeta capaz de arrancar admiração de um cara como Andy Warhol. Falar mais o quê? Numa época que sobra "bunda" e artistas efêmeros afetados por mídia e ausência de talento um cara como esse vira ídolo! Lou Reed era além da mídia. Era arte pura. Seu mais famoso disco (o da banana) vendeu cinco, dez cópias, reza a lenda. E daí? Deixou uma das maiores obras do século passado e de qualquer século. O mundo ficou mais burro e menos artístico. Se você não gosta, problema é seu. Ele foi uma fera! Dessas que não se enjaula! Rock, man!


NEWS
 
- Cuba está se preparando para a unificação da dupla moeda (o peso conversível ou CUC que tem valor igual e serve como alternativa ao dólar e o peso cubano), após manter por cerca de duas décadas o sistema. (Folha)
 
- O diretor Roman Polanski anunciou que prepara um filme sobre o chamado caso Dreyfus, que abalou a França no fim do século 19, e que fará na obra a uma referência paralela a sua história pessoal. (Folha)
 
- O Metallica anunciou que vai fazer um show na Antártida. A apresentação "única e especial", segundo o grupo, vai acontecer no dia 8 de dezembro, na base da Argentina no continente gelado. Os ingressos serão sorteados entre fãs da Argentina, Colômbia, Chile, Costa Rica e México. (G1)
 
- O Fundador de leilões ebay, Pierre Omidyar queria investir em jornalismo (não gosto dessa onda de "investir em jornalismo"). Procurou o americano Glen Greenwald, autor das reportagens sobre o vazamento de notícias da NSA e ambos decidiram lançar um novo site jornalístico juntos. Vale lembrar que Greenwald era do "The Guardian". Ainda não tem nome o empreendimento.
 
- A Paquistanesa Malala, a menina que só queria estudar e enfrentou de forma hercúlea uma das maiores tiranias mundiais - sendo até alvejada com um tiro na cabeça por aliados na volta da escola, recebeu a cidadania honorária canadense. Ela merece.
 
 

VINICIUS DE MORAES
 
Essa semana que passou comemorou-se os cem anos de Vinicius de Moraes. Se vivo estivesse, claro. Apesar de muitas homenagens ao poeta, vazou a notícia de que a prefeitura faria homenagens e eventos para o autor. Mas, por motivos não revelados nada se fez para o cara. Sinceramente, de nada eu espero desse governo ou de outro. Fato é que Vinicius ajudou a compor a SEGUNDA música mais executada no mundo inteiro! E isso é para poucos. "Garota de Ipanema" só perde para "Yesterday" dos Beatles. Tá bom pra você? De Frank Sinatra a Amy Winehouse cantou-se "Girl From Ipanema". Passando por Ian McCulloch (Echo & The Bunnymen). Parabéns!


TRACKLIST
 
Satellite Of Love (Lou Reed)
Sword Of Damocles (Lou Reed)
Vicious (Lou Reed)
Perfect Day (Lou Reed)
Heroin (Lou Reed)
I can't Stand It (Lou Reed)
Berlin (Lou Reed)
How Do You Think It Feels (Lou Reed)
 

Hare Hare
 
Clic.