domingo, 23 de fevereiro de 2014

Pauta de Hoje: Cinema 2014, Copacabana, Kurt Cobain, Curiosidades, Eutanásia, etc.


CINEMA 2014

O título correto acima seria "Oscar 2014", porém não quis saturar as pessoas com mais um pouco do tema e do título. Pois, já dediquei dois, três "posts" sobre o assunto. Contudo, sigo firme traindo-me e vendo cada vez mais filmes indicados. Rsrsrsrs... De uma tacada só vi "Nebraska" do diretor Alexander Payne (de "Sideways" e "Os Descendentes") e "Philomena" do renomado Stephen Frears. Dois bons filmes, por sinal. Apesar de diferentes dramas e contextos, ambos se parecem em andamento, roteiro e pano de fundo (a estrada). Nebraska narra a história de um homem velho que acredita ter ganho U$ 1 milhão e quer buscar seu prêmio. O problema é que a correspondência que ele recebeu trata-se daqueles manjados truques de vendas. Seu filho insiste em demovê-lo da ideia, mas percebe que será em vão. Em busca do prêmio - os familiares vivenciam uma história sensível envolvendo ganância, ingenuidade e memórias. O ator que interpreta esse homem é Bruce Dern. Trabalho digno de elogio. Vale ressaltar que o filme é preto e branco - o que dá mais beleza e envolvimento. A história é simples, bem contada e extremamente delicada. Mas, por ser simples, de fato, eu acredito que só deverá ter chance no quesito "roteiro original". Mesmo assim, receberá a pressão de concorrer com o forte "Her", "Trapaça" e "Blue Jasmine". Acho que não vai dar. De qualquer modo: é um belo filme e merece ser visto. O outro (conforme mencionei acima) é "Philomena". Um drama mais complexo recheado de pecados, culpas, ironias e charme. Philomena é uma mulher que perdeu sua virgindade ainda cedo e foi mandada para o convento por seus pais. Lá dentro, vê seu filho ser dado para adoção e sofre sozinha. Muitos anos depois, sua filha (de outra relação) decide ajudar na procura desse filho perdido. Para tal - conta com a ajuda de um famoso jornalista, demitido recentemente da BBC. Quem faz a protagonista é Judi Dench, famosa por inúmeros trabalhos, e que nesse filme dá o tom e comanda toda trama. Juntamente com Steve Coogan (que interpreta o jornalista) nessa viagem os diálogos são preciosos e prendem o telespectador. Não há nada de monótono ou desafinado. Ambos são completamente diferentes, mas encontram uma sintonia ótima. A atriz está concorrendo como "melhor atriz". Sinceramente? Deixou uma pulga atrás da orelha nos jurados. Dentre outras indicações também tem boas chances em "roteiro adaptado". Arriscaria a dizer que algum prêmio o filme PRECISA ganhar. Pelo bem do cinema.




PHILOMENA



NEBRASKA

NEWS

- A cidade de Aberdeen em Seattle homenageou Kurt Cobain: incluíram o dia "Kurt Cobain" no calendário. Além disso - fizeram uma estátua na cidade. A iniciativa é justamente pelo aniversário do músico (já falecido) no último dia 20. Kurt faria 47 anos. 

- No último domingo (16) o filme "12 Anos de Escravidão" levou o prêmio BAFTA de melhor filme. Merecidíssimo. Porém, "porém"... Reza a lenda de que quando um favorito assim leva esse prêmio a Academia (leia-se "Oscar") compensa outro favorito. Sei não... Cheiro de "The Wolf Of Wall Street" no ar, hein? A conferir...

- Conforme eu já citei nas redes sociais: as estreias de cinema passarão de sexta para quinta-feira segundo a Feneec (Federação Nacional de Empresas Exibidoras Cinematográficas). A medida visa captar os séquitos desde quinta, já que o mercado percebeu uma procura das pessoas já antes do fim de semana. Ainda não se sabe como vai impactar tal medida nos preços e procura.

- Infelizmente, depois da banda DEVO perder Alan Myers por um câncer de estômago no ano passado, Bob Casale (outro fundamental integrante) faleceu também semana passada de complicações cardíacas. RIP.


COPACABANA

Depois da especulação imobiliária e da alta do IPTU no bairro (além de outras mazelas) o que tem chateado o morador do bairro é a ideia fixa de derrubar imóveis tradicionais, até casas, para a construção de hotéis. Copacabana tornou-se alvo de espertos e oportunistas. Arrisco-me a dizer que 90% desses empreiteiros nem moram em Copacabana. Depois que derrubaram o casarão da Santa Clara (um clássico) para fazer não-se-o-quê, moradores da Bulhões de Carvalho (conhecida em "Copa" como a Rua quase-quase) reclamam de um novo hotel de onze andares que será construído em breve. Trata-se de um arranha-céu em plena "princesinha do mar". Um deboche com a (bela) vista. Estão acabando com o charme do bairro e querendo descaracterizar a verdadeira vocação do bairro: democracia. Parem de destruir Copacabana! Não transformem-no em uma Havana! 

CURIOSIDADES (Metrô Rio)

1) A voz que que orienta os milhares de passageiros é de Zanna Lopes, cantora e produtora musical.

2) A temperatura média dentro dos carros é de 20 graus. Antigamente era de 25 graus.

NOTA

A Bélgica é o primeiro país no mundo a permitir a eutanásia em pacientes com doenças terminais ou incuráveis em "qualquer idade" (mesmo crianças). Parece que falta somente a canetada do Rei. A vizinha Holanda também permite, mas somente em pessoas acima de 12 anos.

TRACKLIST

Villiers Terrace (Echo & The Bunnymen)
Show Of Strength (Echo & The Bunnymen)
Going Up (Echo & The Bunnymen)
Porcupine (Echo & The Bunnymen)
Such a Shame (Talk Talk)
My Foolish Friend (Talk Talk)
Living in Another World (Talk Talk)




Cheers

Clic.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Pauta de Hoje: Shirley Temple (RIP), Sherlock Holmes (Série), Arcade Fire, Anos Incríveis e mais...


SHIRLEY TEMPLE

Certamente, a menina mais famosa do mundo. Shirley estreou no cinema aos 3 anos de idade em curtas metragens. A menina dos olhos do Tio Sam. Fez até presidente agradecer pelo seu sorriso no período da Grande Depressão. A atriz faleceu essa semana (dia 10) de "causas naturais" aos 85 anos. Das imensas curiosidades que cercam sua vida, a maior talvez seja, que a atriz fez muito mais sucesso em sua juventude do que na vida adulta. Shirley aposentou-se do cinema em 1949 aos 21 anos de idade. E, a grande maioria tem até hoje na memória o rosto daquela menina. Shirley ficou eternizada como a menina do cinema americano, mesmo tendo vivido e rompido o novo milênio. Shirley tornou-se uma marca do cinema americano ao lado de personagens "animados" como Mickey, Pato Donald, Pernalonga, entre outros. Dificilmente algum ser humano alcançará esse nível de personificação. Não foi "fatal" como Marilyn Monroe nem "garbosa" como Audrey Hepburn. Shirley Temple foi outra coisa. RIP!


SHERLOCK

De todas as séries produzidas em escala industrial (sim, isso é um sarcasmo e crítica) - as que realmente fizeram minha cabeça são: Breaking Bad e Sherlock Holmes. Já falei muito da primeira, mas não dediquei nenhuma linha à segunda. A série "Sherlock Holmes" exibida pela BBC One é daquelas releituras modernas, originais e bem feitas. Eu sou suspeito, pois sou um admirador dessa obra de Sir Arthur Conan Doyle. Desde pequeno lia e via filmes, jogos (tinha Scotland Yard* em casa) e matérias sobre. Considerava três grandes super-heróis na minha adolescência: Batman, James Bond (outro dia explico mais) e Sherlock Holmes. Cada qual com sua nobreza e arte. Mas, voltando a série... Sherlock estreou em 2010 com três episódios de 90 minutos. Foi tanto sucesso que os fãs pediram mais. Depois de dois anos, em 2012, estreou a segunda temporada com mais três episódios também de 90 minutos. Foi um deleite, porém os produtores frearam mais uma vez. A série só foi exibida em sua terceira temporada nesse ano de 2014. Um hiato que já se tornou marca da produção. De qualquer modo - é uma das melhores coisas da TV. Em parte, pelas ótimas atuações de Benedict Cumberbatch (Sherlock) e Martin Freeman (Dr. Watson) e pela bela produção da BBC One. Vale a compra de um "Box", hein? Ahhh... Jim Moriarty também dá as cartas nessa trama. E, de maneira astuta e não menos genial. "Sério?" - Elementar, meu caro Watson! Rsrs...

* Jogo de tabuleiro


NEWS

- Essa semana vi mais dois filmes indicados ao Oscar: "O Grande Gatsby" e "Her". Ok, ok, o primeiro nem é citado direito. Mas, me parece ter um indicação em um dos prêmios técnicos. Já "Her" é bem concorrido. Aliás, ótimo filme e muito atual. Vou dedicar brevemente boas linhas para comentar sobre o filme e sua trama moderníssima. Uma crítica pertinente e oportuna.

- Você conhece Adolphe Sax? Não? Pois saiba que esse homem é o pai do instrumento que carrega em seu nome: saxofone. Esse ano, 2014, comemora-se o bicentenário de seu nascimento. Seu país de origem, Bélgica, tem programado uma série de eventos em comemoração a data. Não custa lembrar que o sax modificou e muito o blues e sobretudo, o jazz. 

- Meia-irmã de Julia e Eric Roberts, Nancy Motes foi encontrada morta na último dia 12 em seu apartamento. Aparentemente, a polícia divulgou que possa ter sido uma overdose de remédios tranquilizantes. RIP.

- A série "Anos Incríveis" exibida entre 1988 e 1993 sairá em DVD, segundo fontes. Estarão as seis temporadas juntas numa caixa especial. Ainda não se sabe a data certa, mas não passa de junho ou julho. Além dos episódios, os fãs poderão lembrar da trilha sonora que contou com Joe Cocker (cantando Beatles na abertura), Bob Dylan, Smokey Robinson, Van Morrison, Joni Mitchell entre outros. 


SHOW


Arcade Fire
04/04/2014 - Citibank Hall
Pista: R$ 210,00
Camarote: R$ 440,00

Obs: 4 de abril é aniversário desse quem vos escreve!

TRACKLIST

Dressed Up Looking Fine (Planet of the Abts)
Deep Into Self (Planet of the Abts)
Trying To Be Myself (Planet of the Abts)
Afterlife (Arcade Fire)
Neighborhood #2(Arcade Fire)
City With No Children (Arcade Fire)



CLIC.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Pauta de Hoje: Woody Allen, Lee Ranaldo, Circo Voador, Cinema (Luto), Comissão da Verdade, etc.


WOODY ALLEN
 
Sim, você não precisa ser tão antenado ou descolado assim para saber dos últimos acontecimentos envolvendo o diretor, a ex-mulher, Mia Farrow e a enteada, Dylan Farrow. A questão é bem delicada por tratar-se de abuso sexual, nesse caso: pedofilia. Dylan Farrow, então filha adotiva do casal afirma que Woody Allen abusou dela aos sete anos de idade. Fato que teria causado traumas emocionais irreversíveis (segundo ela) no decorrer de sua vida. Disse que calou-se durante muitos anos por tratar-se de ser um diretor renomado e amado por meio mundo do cinema. Quando o diretor separou-se de sua mãe, Mia Farrow, a denúncia fez-se presente pela primeira vez dentro do processo de separação, mas acabou sendo sucumbido por falta de provas e sustentação. De lá pra cá - a ex-menina, hoje, mulher de 28 anos permaneceu calada até divulgar uma carta no New York Times reabrindo o assunto. Woody Allen manteve-se calado até essa semana, quando respondeu de maneira aberta também às acusações. Uma de suas justificativas, ou melhor, explicações, foi de que Mia Farrow havia feito uma lavagem cerebral na menina decorrente de raiva e vingança. O termo vingança é sugerido, pois Allen traiu Mia com Soon -Yi Previn, outra filha adotiva do diretor. Fato que culminou com a separação. Dylan foi além: afirmou que os atores Alec Baldwin e Cate Blanchett poderiam atestar tal história. Os dois se esquivaram do assunto. Existem outros elementos secundários que deixam margem para o sim e para o não, porém é um assunto delicado mesmo. Nada disso afetaria a qualidade e maestria de Woody Allen enquanto diretor, contudo, é uma acusação gravíssima e que precisa ser apurada. Se perguntarem-me sobre a possibilidade dele ter feito isso ou sobre a mãe ter feito a lavagem cerebral a minha resposta seria a mesma: sim! Não duvido de nada que venha do ser humano. Seja quem for: Papa, bispo, pastor, artista, juiz, etc. Para tal basta lembrar do diretor Roman Polanski e o caso do estupro de uma menina de 13 anos. Caso esse, julgado e condenado. O que não devemos fazer é condená-lo precocemente. Devemos aguardar de maneira prudente e atenta.
 
 
NEWS
 
- Essa semana perdemos dois artistas da sétima arte: O cineasta Eduardo Coutinho (assassinado por seu filho a facadas) e o ator Philip Seymour Hoffman (ao que tudo indica por overdose). Perdas sentidas por todos que curtem o que de melhor o cinema traz-nos. RIP!
 
- Falando em cinema... Eu, sinceramente, sou um dos poucos que não me empolguei com a direção de José Padilha no novo ROBOCOP. Acho excelente um diretor brasileiro assumir um blockbuster assim e na casa do cinema americano, mas acho a franquia chaaaaata... Bem chata. Boa sorte, Padilha!
 
- Show bom pra você que está no Rio de Janeiro. Vai demorar um pouco, mas vale anotar na agenda: Plebe Rude+Autoramas+BNegão no Circo Voador. Dia 22 de março a partir das 22 horas. Imperdível. Os amigos do Autoramas avisaram. Bacana, Gabriel! Estaremos lá!
 
- Semana que passou, precisamente no dia 3 de fevereiro, Lee Ranaldo (Sonic Youth) completou 58 anos de vida. Parabéns, man! Respeito muito esse cara!
 
 
 

COMISSÃO DA VERDADE
 
Depois da exumação de João Goulart, a Comissão da Verdade pretende esmiuçar mais dois casos controversos da nossa história política: Carlos Lacerda (morto em maio de 77 por insuficiência cardíaca) e Juscelino Kubitschek (morto em agosto de 76 num acidente de carro). Algumas evidências novas e testemunhos recentes sugerem assassinato. De fato, é bem estranho que três figuras importantes tenham falecido entre 1976 e 1977. Em um ano - morreram dois ex-presidentes e um governador. A comissão vai além... Afirma ter em mãos provas que evidenciam que JK foi assassinado. A conferir...
 
Em tempo: Ainda não saiu o laudo pericial da exumação de Jango.
 
CURIOSIDADE
 
Você sabia que o primeiro disco de jazz foi gravado em fevereiro de 1917? Chama-se "Livery Stable Blues" da famosa Original Dixieland Jass Band em Nova York.
 
TRACKLIST
 
Bullet with my name on it (Dream Syndicate)
Until Lately (Dream Syndicate)
Let It Rain (Dream Syndicate)
Tell me when it's over (Dream Syndicate)
Boston (Dream Syndicate)
Burn (Dream Syndicate)
I have faith (Dream Syndicate)
Still holding on to you (Dream Syndicate)
 


CLIC.
 
 
 

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Pauta de Hoje: Captain Phillips, Censura Chinesa, Transportes, Cinema & Música, Seeger (RIP) etc


CAPTAIN PHILLIPS

Eu sei, eu sei que afirmei aqui e em outros lugares que não iria desbravar os indicados. De fato, não irei. Porém abrangi um pouco mais; eu adoro cinema. Só para que vocês saibam estou com o filme "Gravidade" olhando para mim há uma semana e nada... Não me apetece. Enfim... Criei coragem e assisti ao filme "Captain Phillips" com Tom Hanks. O ator dispensa comentários, pois é um super ator. Um Tony Ramos do cinema americano. Metódico, profissional ao extremo, talentoso e boa praça. Não à toa venceu mais de uma vez o prêmio da Academia. Então, de cara já lhes digo que sua atuação é perfeita, no tom certo. Não é a maior interpretação do cinema e nem dele, mas é exatamente como os diretores imaginam. O filme é bem produzido e tem um roteiro interessante. Trata da história de um cargueiro sequestrado por "piratas somalianos", bem perto da costa de seu país. A rota era de conhecimento tanto do Capitão como da sua tripulação. Acostumados aos roubos de navios assim, os piratas aproveitam a localização do mesmo e do fato do navio estar longe de outros navios. Tudo se baseia no sequestro e nas negociações da vida do capitão. Quando o roubo não dá certo, os criminosos fazem o capitão de refém para negociar. O filme todo leva em torno de duas horas e é bem conduzido. Não me pegou, entretanto todo elenco está afiado. Também não sei se levará algum Oscar, contudo pode haver surpresas. Tem edição de som, mixagem, roteiro adaptado. Nunca se sabe. É um bom filme e só.


NEWS

- O Governo chinês bloqueou o acesso da população ao sites de jornais que noticiaram semana passada um suposto paraíso fiscal com diversas contas de políticos do governo atual, incluindo o presidente. Nota: tem certos resquícios da China socialista que persistem em ficar. A censura também é um deles... 

Em tempo: Justamente, por ser socialista é que os países deveriam dar o exemplo para sua população e não censurar, né? 

- Circulou na internet vídeos do ator Robert Downey Jr. cantando ao lado de Sting. O resultado foi muito bom. Isso me lembrou que o também ator Hugh Laurie (House) tem show marcado no Brasil em março. Tudo em nome da arte. Isso é muito bom!

- O filme "Mandela: Long walk to freedom" teve sua estreia cancelada no Brasil, informa a Sony Pictures. Indicada ao Oscar de melhor canção original, por "Ordinary love", do U2, a cinebiografia do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela (19-18-2103) estava inicialmente prevista para entrar em cartaz em 21 de janeiro. Ela agora sai diretamente em DVD e Blu-ray, em data ainda a ser definida, segundo a distribuidora. (G1)

- O cantor, pesquisador e compositor de música folk Pete Seeger, considerado uma das principais figuras do gênero musical e um ativista dos direitos humanos, morreu em Nova York aos 94 anos. RIP.


TRANSPORTES

Ao lado da saúde, educação e da violência, os transportes públicos são uma catástrofe carioca. Outras cidades também o são, mas em termos do Rio, que irá sediar diversos eventos magnânimos, estamos numa escala negativa, quase miserável. Pior: nossos governantes não acham isso ou fingem não achar. Depois de mais um acidente na SuperVia, o descarrilamento de uma composição de trem foi flagrada uma foto aonde o Sr. Júlio Lopes, secretário de Transportes e o Sr. Carlos José Cunha, presidente da concessionária conversavam no Terminal e "gargalhavam"... Ora... Rir do quê? De nós? Da vida? Dessa malha ferroviária ridícula e ultrapassada? A população carioca sofre diariamente com o calor natural da cidade amplificado pelo descaso político com os nossos transportes públicos. São ônibus irregulares, ultrapassados, sem conforto, poltronas quebradas, sem ar, e com preços caríssimos para o que se tem. Os trens são outro desgosto. Antigos, sem conforto, caros e abarrotados. O metrô é o menos pior nessa história, mas nem por isso sujeito a elogios. Ao contrário: seus donos se importam muito mais com os aumentos das tarifas. Aliás, aumentar as passagens por quê? Para quê? Os preços praticados são mais que suficientes para reparos e bom serviço. O pior é que não temos. Alguém quer pagar mais por um serviço que só piora? Ninguém né? O carioca vive a mercê dos táxis então... Outro serviço sacana e cheio de oportunistas. Principalmente em épocas festivas. É um festival de canalhices e extorsão,. Abuso mesmo. Mas, uma hora as coisas esquentam e a população se cansa e parte para o ataque. Não sou em prol da violência, mas ninguém aguenta somente apanhar. "Ação e reação", lembram? De tantos nos FODER haverá um dia que o rabo serão de vocês: governo, instituições e empresas! Aguardem!

TRACKLIST

If I had a Hammer (Pete Seeger)
Turn!Turn!Turn! (Pete Seeger)
Precious Friend (Pete Seeger)
We Shall Overcome (Pete Seeger)
Ring Of Fire (Johnny Cash)
Understand Your Man (Johnny Cash)
I walk the Line (Johnny Cash)
Folsom Prision Blues (Johnny Cash)


É pop???

Clic.