CINEMA 2014
O título correto acima seria "Oscar 2014", porém não quis saturar as pessoas com mais um pouco do tema e do título. Pois, já dediquei dois, três "posts" sobre o assunto. Contudo, sigo firme traindo-me e vendo cada vez mais filmes indicados. Rsrsrsrs... De uma tacada só vi "Nebraska" do diretor Alexander Payne (de "Sideways" e "Os Descendentes") e "Philomena" do renomado Stephen Frears. Dois bons filmes, por sinal. Apesar de diferentes dramas e contextos, ambos se parecem em andamento, roteiro e pano de fundo (a estrada). Nebraska narra a história de um homem velho que acredita ter ganho U$ 1 milhão e quer buscar seu prêmio. O problema é que a correspondência que ele recebeu trata-se daqueles manjados truques de vendas. Seu filho insiste em demovê-lo da ideia, mas percebe que será em vão. Em busca do prêmio - os familiares vivenciam uma história sensível envolvendo ganância, ingenuidade e memórias. O ator que interpreta esse homem é Bruce Dern. Trabalho digno de elogio. Vale ressaltar que o filme é preto e branco - o que dá mais beleza e envolvimento. A história é simples, bem contada e extremamente delicada. Mas, por ser simples, de fato, eu acredito que só deverá ter chance no quesito "roteiro original". Mesmo assim, receberá a pressão de concorrer com o forte "Her", "Trapaça" e "Blue Jasmine". Acho que não vai dar. De qualquer modo: é um belo filme e merece ser visto. O outro (conforme mencionei acima) é "Philomena". Um drama mais complexo recheado de pecados, culpas, ironias e charme. Philomena é uma mulher que perdeu sua virgindade ainda cedo e foi mandada para o convento por seus pais. Lá dentro, vê seu filho ser dado para adoção e sofre sozinha. Muitos anos depois, sua filha (de outra relação) decide ajudar na procura desse filho perdido. Para tal - conta com a ajuda de um famoso jornalista, demitido recentemente da BBC. Quem faz a protagonista é Judi Dench, famosa por inúmeros trabalhos, e que nesse filme dá o tom e comanda toda trama. Juntamente com Steve Coogan (que interpreta o jornalista) nessa viagem os diálogos são preciosos e prendem o telespectador. Não há nada de monótono ou desafinado. Ambos são completamente diferentes, mas encontram uma sintonia ótima. A atriz está concorrendo como "melhor atriz". Sinceramente? Deixou uma pulga atrás da orelha nos jurados. Dentre outras indicações também tem boas chances em "roteiro adaptado". Arriscaria a dizer que algum prêmio o filme PRECISA ganhar. Pelo bem do cinema.
PHILOMENA
NEBRASKA
NEWS
- A cidade de Aberdeen em Seattle homenageou Kurt Cobain: incluíram o dia "Kurt Cobain" no calendário. Além disso - fizeram uma estátua na cidade. A iniciativa é justamente pelo aniversário do músico (já falecido) no último dia 20. Kurt faria 47 anos.
- No último domingo (16) o filme "12 Anos de Escravidão" levou o prêmio BAFTA de melhor filme. Merecidíssimo. Porém, "porém"... Reza a lenda de que quando um favorito assim leva esse prêmio a Academia (leia-se "Oscar") compensa outro favorito. Sei não... Cheiro de "The Wolf Of Wall Street" no ar, hein? A conferir...
- Conforme eu já citei nas redes sociais: as estreias de cinema passarão de sexta para quinta-feira segundo a Feneec (Federação Nacional de Empresas Exibidoras Cinematográficas). A medida visa captar os séquitos desde quinta, já que o mercado percebeu uma procura das pessoas já antes do fim de semana. Ainda não se sabe como vai impactar tal medida nos preços e procura.
- Infelizmente, depois da banda DEVO perder Alan Myers por um câncer de estômago no ano passado, Bob Casale (outro fundamental integrante) faleceu também semana passada de complicações cardíacas. RIP.
COPACABANA
Depois da especulação imobiliária e da alta do IPTU no bairro (além de outras mazelas) o que tem chateado o morador do bairro é a ideia fixa de derrubar imóveis tradicionais, até casas, para a construção de hotéis. Copacabana tornou-se alvo de espertos e oportunistas. Arrisco-me a dizer que 90% desses empreiteiros nem moram em Copacabana. Depois que derrubaram o casarão da Santa Clara (um clássico) para fazer não-se-o-quê, moradores da Bulhões de Carvalho (conhecida em "Copa" como a Rua quase-quase) reclamam de um novo hotel de onze andares que será construído em breve. Trata-se de um arranha-céu em plena "princesinha do mar". Um deboche com a (bela) vista. Estão acabando com o charme do bairro e querendo descaracterizar a verdadeira vocação do bairro: democracia. Parem de destruir Copacabana! Não transformem-no em uma Havana!
CURIOSIDADES (Metrô Rio)
1) A voz que que orienta os milhares de passageiros é de Zanna Lopes, cantora e produtora musical.
2) A temperatura média dentro dos carros é de 20 graus. Antigamente era de 25 graus.
NOTA
A Bélgica é o primeiro país no mundo a permitir a eutanásia em pacientes com doenças terminais ou incuráveis em "qualquer idade" (mesmo crianças). Parece que falta somente a canetada do Rei. A vizinha Holanda também permite, mas somente em pessoas acima de 12 anos.
TRACKLIST
Villiers Terrace (Echo & The Bunnymen)
Show Of Strength (Echo & The Bunnymen)
Going Up (Echo & The Bunnymen)
Porcupine (Echo & The Bunnymen)
Such a Shame (Talk Talk)
My Foolish Friend (Talk Talk)
Living in Another World (Talk Talk)
Cheers
Clic.