segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Pauta de Hoje: A-HA (RIR), Seres, Melhores - Parte 1, Sherlock, Phil Collins, Peter Jackson e mais...


A-HA

Complicado um blog sobre música abordar mais uma vez um trio norueguês bem pop e defasado. Sim, pois trabalho novo eles não têm. Logo - uma eventual turnê anuncia notoriamente um desfile dos clássicos. Não que isso seja demérito ou apelo, contudo, é bacana quando uma banda de longa estrada vem também mostrar algo novo. "Mas, Léo, os caras estiveram até 2009"... Aham... E eu estou lançando meu décimo livro. Vamos ser bastante sinceros: os caras não fazem nada "relevante" desde 1993. Por favor... Os caras lançaram "Hunting High And Low" (85), "Scoundrel Days" (86) e Stay On these Roads (88). Em 90 lançam o "mezzo" East Of The Sun, West Of The Moon e, vai lá, "Memorial Beach" em 93. Depois há um hiato (mais parecido com a morte mesmo) de sete anos e lançam algo no milênio novo. Mas, são quatro discos terríveis. Nada comparado ao seu som criativo dos primeiros discos. "No Way". Eu reconheço toda competência e talento dos rapazes, mas até certo ponto. A banda está moribunda há anos... Mas, foi anunciada como grande atração do Rock In Rio de 2015. Foi uma comoção! Não é para menos... São inúmeros fãs ainda deles. E, não tenham dúvidas: a banda irá compor seu "set list" com 70% de clássicos dos quatro primeiros álbuns citados acima. Senão corre o risco de decepcionar. Não tem jeito. Antes que alguém ache que estou batendo muito na banda e desgosto, devo dizer que o A-ha sempre foi uma banda muito boa. Os dois primeiros álbuns são preciosos. Pérolas do pop contém ali. É fato! Porém, é uma forma de angariar mais público e mídia para o evento. Bom... Eu não devo ir mesmo. Mas, desejo a todos um ótimo show. Essa será uma banda bacana e interessante de assistir. A empatia é geral e tem "background" para um ótimo show. Costumo dizer que é jogo ganho. Só perde se for muito mané. Ou presunçoso!



SERES 

O terceiro disco da banda carioca Seres saiu agora a pouco. Gravado no período de um ano (novembro de 2013 a novembro de 2014), "Baratas e Vinis" - o nome do disco - mostra coesão e competência no som. Existe um trabalho de metais e teclados que dominam certas músicas. Tudo bem dividido nas dez faixas. Consegui enxergar diversas influências em cada faixa, porém é desnecessário citá-las. O álbum abre com a bacanérrima "Stevie Wonder"  num som moderno e atual. A canção foi escrita em inglês mesmo. Aliás, essa é uma das características do som. Das dez faixas, três são na língua inglesa. "Stranger" (com um ar de Style Council) e "Bootie" são as outras duas. Todas bem produzidas, com arranjos de bom gosto e força. Zé McGill na voz deixa bastante notório sua veia "soul" ao cantar. Isso dar um ar "jam" ao som. Outras (canções) que se destacam também são "Baratas e Vinis" (faixa-título) e "22". A primeira com um fuzz de baixo muito bom e a segunda, bem poderia estar com Tom Waits. Rsrsrs... Aquele ar de sofreguidão e voz tropeçando nos metais. Bem legal. Se tivesse que citar a maioria das coisas que escutei daria um belo molho de rock, reggae, soul, pop e até folk. Um trabalho bom e competente mesmo! Murilo Pouca Nota (guitarra e violão), Bruno Montana (guitarra), Chokito (baixo) e Fernando Fischgold (bateria) completam a banda. Importante salientar que a própria banda cuidou da produção. Quem quiser conhecer mais os caras é só procurar pelos canais (dê um google) ou entre na página deles. Lá encontra-se o disco anterior e o primeiro EP também. 

NEWS

- Sherlock (foto), uma das séries mais aclamadas dos últimos tempos, começa a meter a mão na massa. Em janeiro começarão as filmagens da quarta temporada (extremamente aguardada). Além disso - os produtores revelaram que será produzido um especial de Natal em 2015 também... Opaaaa!

- Segundo uma pesquisa sobre tarifas telefônicas, o Brasil possui a quinta mais cara tarifa do mundo num total de 166 países. A tarifa, em média, fica em U$ 0,53. Acorda Anatel! 

- O diretor Peter Jackson realizou um sonho de criança: ter seu nome na calçada da fama. A estrela do neozelandês estreou hoje, dia 8, homenageando-o em Los Angeles. 

- E o Phil Collins, hein? Cancelou todos seus shows, pois está doente. Não entrou em detalhes, mas suas cordas vocais ainda não estão boas. Phil ainda luta contra uma depressão e alcoolismo. Os fãs se decepcionaram, mas a produtora não teve como intervir. 


CURIOSIDADES

1) Você sabe me dizer quanto mede a distância entre o Leme e o Pontal? Ou seja, calcular qto dá em km o verso de Tim Maia.

2) Qual é o nome do primeiro hotel CINCO estrelas do Rio de Janeiro?

MELHORES 2014 - Parte 1

Ninfomaníaca
Lars Von Trier
Azul é a cor mais quente
O Sal da Terra
Sebastião Salgado
True Detective
Sherlock
Mad Men
Relatos Selvagens
David Fincher
Camel
Paulaner
Amstel
Black Label
Ricardo Darín
Uruguai
Alemanha
Picolé (Frutos de Goiás)
Kenzey Lounge
Comida Japa
NIrá
Coco
Cabelos
Ipanema
Arpoador
Água VOSS
Gengibre
Limão
Cabernet
Malbec

TRACKLIST

Deacon Blues (Steely Dan)
Black Cow (Steely Dan)
Home At Last (Steely Dan)
Do It Again (Steely Dan)
Aja (Steely Dan)


Clic.


1) 35K
2) Hotel Glória