Estou adaptando certas mudanças por aqui... Até os dias de atualizações estão distintos, mas é para deixar mais flexível, ajustado e "muderno"... Relaxem... Nesses dias de imenso calor aproveitei para ver alguns filmes que deixei passar na primavera/verão. Casos de "Chef", "O Grande Hotel Budapeste" e "Boyhood". Todos com roteiros bons, criativos e inspiradores. O filme de Wes Anderson venceu em Berlim e levou um Globo de Ouro. Além do elenco estelar. Adorei. Uma comédia de época mesmo. Já "Chef" me pegou pelo estômago. Adoro cozinhar e improvisar. Fiquei atento aos maiores detalhes de receitas e dicas. Achei um filme delicioso de se ver, "literalmente". Agora, "Boyhood" - sucesso de público e crítica foi um tédio só. Achei arrastado, óbvio e cheio de falhas. Eu sei que o diretor (Richard Linklater) demorou doze anos gravando em tempo real. Ok...Ok... Mas, desculpem-me. Ou fiquei louco ou os críticos levaram algum dindin por fora. Que história comum e chata. Não há nada, nada, absolutamente NADA que faça por merecer tamanha atenção. Numa boa... Nada de novo. Mãe batalhadora, pai meio ausente, mas gente boa e irmãos reflexivos. Sério mesmo? Pelo amor de deus... Acho que o cinema precisa dar uma agitada. E, na verdade, abrir mais espaço para grandes filmes que são feitos fora do Tio Sam. Enfim... Eu gostei de repassar esses filmes de qualquer forma. Mas, virão mais por aí... Tenho lotado minha agenda com muita coisa. Vai ser um ano fértil. Hã... Acho que todos entenderam que acima não é uma crítica ou resenha, né? São opiniões bem informais. Não vou colocar "resenha" de algo com mais de um ano expirado... Please. Eu vou é preparar um sanduba de queijo, rúcula, tomate, alface, presunto e mostarda e comer... Hmmm... Boa leitura!
NEWS
- O Festival de Berlim chega a sua 65ª edição. O evento acontecerá entre os dias 6 e 15 de fevereiro. Nesse ano o diretor brasileiro Walter Salles participará com um doc. chamado "Jia Zhang-ke, um homem de Fenyang". Parabéns e boa sorte pra ele!
- Falando em cinema... O Festival de Cannes entra na sua 68ª edição. Os irmãos Coen foram escolhidos como presidentes dessa vez. De ótimo humor, um deles afirmou: "Que bom! Nunca fomos presidentes de nada". Cannes acontece entre os dias 13 e 25 de Maio.
- Justiça Chilena e o Partido Comunista abriram, mais uma vez, um inquérito com especialistas para saber se Pablo Neruda foi ou não foi envenenado na ditadura de Pinochet em 73. É mais uma tentativa nesse sentido. O caso sempre despertou dúvidas... Assim como alguns em nosso país também.
- Enfim... O Museu Nacional (UFRJ - foto) reabre hoje depois de 11 dias fechados. O MEC liberou verba necessária e tudo parece voltar aos trilhos. As visitas, especificamente de hoje (23), não serão cobradas.
FUZILAMENTO
Muito se discutiu, se argumentou e ponderou, mas a Indonésia, impassível, fuzilou o brasileiro condenado por tráfico. Outro brasileiro está a caminho também. Em termos legais nada se pode fazer. Simples. Os países celebram seus respeitos uns aos outros e assim mantém diplomacia e relações. Essa, a partir da ação do Brasil ficou estremecida. Não sei dizer o que acontecerá num futuro médio ou longo. O tempo irá dizer. Acho que o assunto "pena de morte" precisa ser discutido, debatido e esgotado, porém ficou uma tremenda má impressão: fuzilamento é demais. Parece selvagem, bárbaro, hediondo. Uma simples injeção letal ou choque basta para dar fim a uma vida. Fuzilar é algo da idade média. Por favor! No mais: precisamos cuidar dos inúmeros fuzilados aqui no Brasil. Os mais de 100 homicídios diários que ocorrem... E, depressa!
TRACKLIST
Sonic Reducer (Dead Boys)
I Need Lunch (Dead Boys)
Not Anymore (Dead Boys)
I Luv I Jah (Bad Brains)
Sailin' On (Bad Brains)
Attitude (Bad Brains)
Hare.
Clic.