quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Pauta de Hoje: London Calling, Curtinhas, Melhores 2015 (Parte Final), Paul Simonon (60 anos), Tracks, etc...


LONDON CALLING

A coincidência de tudo é bacana, pois envolvem quatro coisas todas misturadas e ao mesmo tempo. Primeiramente o terceiro disco do The Clash é, de fato, o mais importante da banda e, pra muitos o mais importante da década de 80. Aí reside outro fato: o disco saiu dia 14 de dezembro de 1979 (portanto fez há dias atrás, 36 anos) na Inglaterra, porém só saiu no ano seguinte, em 80, nos EUA. O que muda completamente. Por diversos semanários americanos esse disco é o melhor de 80. Mesmo, tendo sido lançado em 79 em UK. E, pra fechar bonito: um dia depois, dia 15, é aniversário do baixista Paul Simonon... Esse, bem representado ao fim do post (spoiler). Mas, de qualquer modo, uma coisa é certa: é um cláááássico daqueles de tirar o chapéu. Disco duplo, pensando até ser triplo. A forma (e disposição) das letras do título "a la Elvis" e um som diferenciado. Ou seja: punk, rockabilly, ska, reggae, lounge jazz, R&B, etc... Tudo cabia dentro do Clash. Uma das bandas mais importantes de todos os tempos. Irrefutável. Simples assim. Eu me arrisco a dizer que não conheço ninguém relevante, que conhece e pesquisa som que não curta esse disco. Acho que só isso já representa a relevância e fodice do som. Por isso coloquei nos "tracks" seis canções dali. Poderia ter colocado o disco todo. Ou os discos todos... É duplo! Detalhe final, pois o disco fala por si e eu não vou ficar ensinando padre a rezar missa, o cara na foto é o Paul Simonon (aniversariante) baixando o sarrafo no instrumento. Mais clássico ainda! Yeaaaaah! E viva o London Calling!


CURIOSIDADE

Algumas lendas cercam a famosa "Casa Rosada" - palácio do presidente da Argentina. Sobretudo, a razão dela ser dessa cor. A mais dita era que havia uma rixa entre unitários e federalistas. E que cada grupo tinha sua cor: branco e vermelho, respectivamente. Logo - a cor seria uma mistura de ambas. Porém, historicamente, há um erro aí: os unitários vestiam azul-celeste. Isso no tempo de Domingo Faustino Sarmiento. Contudo, a verdade é mais incrível do que a lenda... Segundo especialistas, essa cor foi pedida por Sarmiento (século XIX) mesmo por questão de moda. Ou seja: a cor rosa era bastante comum. Mas, o que é fantástico mesmo é como chegou-se ao tom... Uma mistura de cal com gordura de vaca. A gordura funcionava como impermeabilizante e ao fim juntava-se um pouco de sangue, dando o tom rosado... Uia! E aí? Explicado? 

CURTINHAS

- A banda americana, Strokes, está em estúdio para gravar o novo trabalho para 2016. O sucessor de "Comedown Machine" (2013) ainda não tem data de lançamento nem nome, porém os músicos já se encontram em fase de gravação.

- Bowie divulgou um teaser de "Lazarus" faixa de "Black Star" (próximo disco do cantor) essa semana. A reprodução e liberação acontecerá dia 17 de dezembro (amanhã) nas rádios BBC6 e NPR. Vale lembrar que "Lazarus" também é nome de uma peça teatral do músico. O disco, propriamente, só será lançado no dia 8 de janeiro de 2016. Data do seu aniversário! Yeaaah

- Rola na internet uma versão de que Mozart tinha uma irmã tão genial quanto ele. Em termos musicais, claro. O problema é que naquela época (e em outra mais, né?) o machismo era tanto que não ficava bem uma mulher tocar profissionalmente e a pobre moça ficou no ostracismo. Limitou-se a ser uma dona de casa sem dar ao mundo palhas de sua genialidade. Ugh!

- Tom Verlaine (foto) completou 66 anos no último 13. Um dos maiores guitarristas do nosso tempo e dono de uma técnica invejável. O músico segue fazendo seus shows pelo mundo. Pude conferi-lo em 2005 por aqui. Parabéns, Tom!



MELHORES 2015 - Parte Final

Better Call Saul
In Treatment
Pisco Sour
Antônio Abujamra
Marília Pêra
Floyd Mayweather
Seleção Chilena
Barcelona F.C.
Luís Carlos Miele
Jorge Loredo
John Nash
Castanha do Pará
Chá Verde
Suco de Tangerina
Jack Daniels
Black Label
Bell's
Budweiser
Heineken
Colorado
Montecristo

TRACKLIST

The Card Cheat (The Clash)
London Calling (The Clash)
Clampdown (The Clash)
The Guns of Brixton (The Clash)
Train In Vain (The Clash)
Four Horsemen (The Clash)


60 anos!


Yeah!