domingo, 5 de fevereiro de 2012

Pauta de Hoje: Sustentavel (???), Hockney, Cuba, Leonard Cohen, entre outras...

SUSTENTABILIDADE

Há muito se fala em Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Medidas Ecológicas. A questão só entrou em voga a partir do fim do século passado (fim dos anos 90). Muito tentou-se no objetivo de reunir a maioria dos países dando-lhes metas e prazos para diminuir muito seus lixos poluentes ao mundo. Sinceramente, eu deixei de acreditar bastante nesse papo, embora eu seja uma pessoa "verde" (por assim dizer). Eu prefiro a palavra educado. Eu respeito o espaço e tomo cuidado com meu lixo. Mas, peco também, pois não reciclo resíduos, papéis etc... Todos nós temos parte de culpa no âmbito geral. Agora; o papo é direto mesmo: que p**** é essa de sacolinha sustentável? Não sou contra a ideia, sou rigorosamente contra ao COBRAR por essa. Que hipocrisia é essa? A empresa quer tirar uma chinfra de "verde" e coloca na conta do cliente? As sacolas têm que ser de graça. Fim de papo. Não queremos descontos em preços ou ofertas, queremos sacolas de graça - como sempre foi nos mercados. Fim de papo. 


NEWS


- A poetisa polonesa Wislawa Szymborska, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura em 1996, morreu nesta quarta-feira (1) aos 88 anos na Cracóvia vítima de um câncer de pulmão.


- David Hockney, considerado o mais importante pintor britânico vivo, se consagra como um verdadeiro paisagista em sua nova exposição na Royal Academy of Arts de Londres. A Mostra vai até o dia 9 de abril.



- Uma ONG dedicada à preservação ambiental, apoiada por cientistas, quer eleger o tatu-bola (Tolypeutes tricinctus) - espécie 100% nacional e ameaçada de extinção - como mascote da Copa de 2014, que acontecerá no Brasil. O animal traz no nome, não por acaso, a principal protagonista do futebol. (G1)


- A mostra "Entre Trópicos - 46º05': Cuba / Brasil" busca fazer a conexão entre artistas contemporâneos do Brasil e de Cuba. A distância média entre a latitude de Havana e a do Rio no título da exposição dá a ideia de igualdade, conta a curadora brasileira, Marisa Flórido.


OLD IDEAS (Leonard Cohen) *****


A volta de Leonard Cohen, poeta e cantor canadense, era esperada pelos seus fãs pelo mundo todo. Há muito, Cohen fizera um retiro indeterminado em mosteiros estrangeiros. Decerto que o poeta sempre se envolvera com monges, religião e reclusão. Isso depois dos 50 anos. Antes, Leonard e seus amigos (Kerouac, Gingsberg, Burroughs, Garcia Lorca) levavam uma vida mais "beat". Com todo álcool, drogas e prostitutas que se tinha conhecimento. Bom... O disco é um autêntico "Cohen safra 2012". E o que significa isso? Significa um passeio belíssimo pela voz e clima do cantor. Um disco envolvente com todos os instrumentos que os fãs conhecem e tem direito (Rsrsrsrs...), além de backing vocals femininos - o que é uma marca nos seus shows ao vivo. Lançado pela Columbia/Sony Music no dia 31 de janeiro desse ano, "Old Ideas" se compara aos grandes álbuns do bardo canadense. Toda sofisticação, inspiração e poesia pura de outrora revive nesse disco. Um aviso de Leonard ao mundo: eu estou vivo (ainda) e essa é a minha música! Das dez canções contidas no disco destaco cinco: "Going Home", "Darkness" (no melhor estilo), "Banjo", "Crazy to Love You" e "Different Sides" (Uma linda despedida do autor ao disco). Compre sem pestanejar!


TRACKLIST

Different Sides (Leonard Cohen)
Darkness (Leonard Cohen)
Going Home (Leonard Cohen)
Dance me to the End of Love (Leonard Cohen)
Crazy to Love You (Leonard Cohen)
Famous Blue Raincoat (Leonard Cohen)
Old Year's Man (Leonard Cohen)
Tower Of Song (Leonard Cohen)







RIP.