domingo, 3 de março de 2013

Pauta de Hoje: Rio de Janeiro, Portinari, "Spien Poetry", Música, Tracks e mais algumas...


RIO DE JANEIRO


Seria fácil demais enaltecer a cidade do Rio de Janeiro com suas belezas naturais, lugares magníficos e praias paradisíacas. Assim como seria fácil recobrar a falta de estrutura, a ineficiência de seus políticos, a surdez de sua violência e a indiferença de seus tiranos. Contudo, eu prefiro resgatar uma matéria super bacana sobre algumas visitas marcantes de CELEBRIDADES (assim mesmo em maiúsculas letras) por essa terra carioca. Homens como "James Cook" numa época de descobertas e viagens espetaculares. James foi autorizado pela Coroa Portuguesa para visitar a terra sagrada. Naquela época, o rei proibia visitas quaisquer a nova terra. Cook não só visitou como permaneceu além do tempo para descobrir e encantar-se com a variedade de fauna e flora. A ponto de anotar diversidade e gêneros encontrados no Rio de Janeiro. Albert Einstein também veio ao Rio em busca de conhecimento e encantamento. Ficou surpreso com a botânica do lugar. Descreveu que "todos os dias encontrava diferentes espécies de bichos e plantas". Cadastrou uma série delas. Ou Edouard Monet, o pintor. Descreveu como "azul, extremo azul a terra visitada". Encantou-se com o Pão de Açúcar (na época sem bondinho) e o Jardim Botânico. Cenário para algumas telas desse. E o que dizer do escritor de "Moby Dick", Herman Melville? A história conta que a visita originaram contos futuros dele. Ao olhar as montanhas do Pão de Açúcar referiu-se como "Pilar de Hércules". Algo poético e positivo sobre a cidade maravilhosa. Foi uma época de autênticas celebridades. Pessoas como Orson Welles ou Theodore Roosevelt (presidente americano). O presidente norte-americano foi tomado por curiosidade acerca de Oswaldo Cruz. Voltou recheado de planos no campo da ciência. O cineasta visitou o Cassino da Urca e algumas favelas. Foi "ciceroneado" por Herivelto Martins e Grande Otelo, de quem ficou amigo. Filmou aqui, mas não concluiu a obra. Morreu antes. Charles Darwin foi outra figura que narrou com muito apreço e carinho o que vira e aprendera com a terra maravilhosa. Deixou um bloco de anotações a respeito da diversidade marinha aqui encontrada. Por fim, Walt Disney desembarcou no Rio em busca de histórias e prazer. Gostou tanto que criou um personagem "brasileiro" (carioca) em meio às suas criações: Zé Carioca! Além disso realizou dois filmes em terras cariocas: "Alô Amigos" (1942) e "Você Já foi a Bahia?" (1944). Por tudo isso - eu prefiro reviver essa aura imensa carioca. Parabéns, Rio de Janeiro, pelos 448 anos! Apesar de tudo...


NEWS

-  Você já ouviu falar de "Spien Poetry" ou poesia de lombada? Pois é. Trata-se da arte (no sentido travesso da palavra) de empilhar livros de tal forma que os títulos formem um todo inteligível, quiçá um poema!!!! Bacana né? Vamos praticar? 

- Depois de Vincent Cassel e Mônica Bellucci, mais uma personalidade de Hollywood finca raiz na Cidade: Maria de Medeiros. A atriz de "Henry & June" e "Pulp Fiction" entre outros, comprou um apartamento no Leblon. Maria de Medeiros trabalhará na peça "Aos Nossos Filhos" e tem se reunido numa cobertura em Ipanema para ensaios e debates sobre a obra. Seja Bem-vinda, moça!

- Conhecido por ser guitarrista da Dave Matthews Band, Tim Reynolds é descrito pelo site Allmusic.com como um "gênio subestimado". O multiinstrumentista alemão radicado nos EUA conheceu Dave Matthews nos anos 80. Quando o futuro popstar ainda era garçom, Tim ajudou a convencê-lo a formar uma banda. Em projeto longe da sombra de Dave, com seu trio TR3, Tim Reynolds toca nesta sexta-feira (1º) no Rio, sábado (2) em Belo Horizonte e domingo (3) em São Paulo. (Fonte: G1)

- "The Next Day", novo álbum de David Bowie após dez anos passados em grande reclusão (que inclui a recuperação de um infarto sofrido em 2004), é um disco muito bom. Aos 66 anos, o Bowie de tantos trabalhos inovadores faz uma releitura de seu trabalho. (Folha)

Escutei com pouco esmero, devido a trabalhos fatigantes, mas fiquei com má impressão. Vou me dedicar mais ao álbum... Juro. Muito eletrônico e repetitivo. Não sei...

- O apresentador Silvio Santos entra na lista da Forbes pela primeira vez. Parece piada, mas não é. Sua fortuna é estimada em R$ 2,5 bilhões... Maôie!!!!


PORTINARI

Uma iniciativa muito boa foi a de "João Cândido Portinari", filho do pintor de mesmo sobrenome. Ele catalogou mais de 95% da obra do pai, inclusive em forma digital e colocou tudo num site dedicado. Resultado: Portinari (o pintor), agora, pode ser apreciado por muito mais gente. O acervo se encontra no endereço:


Entre e aproveite!!

PLAYBOY

A Revista Masculina Playboy do mês passado realizou uma ação de marketing bem interessante. O exemplar do assinante veio numa lata (ou um cilíndrico canudo) com a embalagem da marca "Devassa". Uma parceria da Editora com a Cervejaria. Além de bonita, ficou "tudo a ver"... Ganhei de presente... Hihihihihi!!! Está na minha prateleira. Bem legal.

TRACKLIST

Valentine's Day (David Bowie)
Love Is Lost (David Bowie)
Where Are We Now? (David Bowie)
I'd Rather Be High (David Bowie)
Young Americans (David Bowie)
Ashes To Ashes (David Bowie)
Be My Wife (David Bowie)
Changes (David Bowie)




60 anos!!! B-Day!

Hare! Clic.