segunda-feira, 31 de março de 2014

Pauta de Hoje: Tennessee Williams, Estupro, Livros, BUTTMAN, Tracks.


ESTUPRO

Acho um esforço desperdiçado ter que comentar acerca desse assunto, mas como ser humano e homem, achei deprimente o resultado da fatídica pesquisa. Mas, faço questão de me posicionar. Eu, nem sei se é verdade, se há manipulação ou se trata de mais um factóide. Fato é que nenhum homem (falando pela classe agora) deve achar que alguma mulher queira, deva ou espera ser estuprada. É ridículo, tosco e sexista. É retrocesso total. É quase uma heresia cristã. Eu acredito que haja muito macho por aí que concorda e age como tal. Tanto homens como mulheres têm o direito de se vestir de forma sensual sem ser importunado(a). Simples. A mulher tem todo direito de se maquiar, vestir, produzir... Não há como cercear esse direito. É inconstitucional. É irracional. Falo como homem, como espécie e como pai de uma menina. Adoro ver o jeito que minha filha se arruma, se perfuma e tal. E ninguém tem nada a ver ou saber. Os motivos são dela, e somente dela. Isso é tão óbvio que chega a ser estranho tal resultado da pesquisa. É básico. Passou da hora de marmanjo saber como se deve comportar e agir. Se preciso for - que haja punição severa e definitiva. Entenda como definitiva algo preciso e eficiente. Insultos ou ameaças? Punição. Estupro ou tentativa de? Prisão. Sem papo. Sem alívio. Não temos mais tempo para perder com essas atrocidades. Nem devemos. É cumprimento da lei e fim de papo. Sem classe, cor, credo, gênero, etc. Parece simples e é... Mas, as pessoas sempre descumprem as leis por medo das mesmas se virarem contra. Pode acreditar! O ser humano é muito óbvio. 


NEWS

- O escritor Tennessee Williams teve um conto seu desconhecido descoberto por esses dias. Nele (conto) há um jovem calouro bêbado no último dia de aula do ano de 1929 (ano da Lei Seca) e um romance entre o mancebo e uma jovem chamada Anna Jean. Seria apenas mais um escrito senão fosse revelado que o próprio escritor tivera um amor com o mesmo nome. Porém - é obscura, ainda, essa faceta do escriba.

- A Amazon praticamente fechou com todas as grandes editoras do país. A empresa irá vender livros físicos no país. Tal medida é esperada ainda esse mês de abril. 

- Poligamia oficializada. No Quênia, a partir de agora, todo homem poderá ter quantas esposas desejar. Pior: nem precisa avisar as outras. Depois da lei homofóbica em outro país, a África dá claros sinais de machismo e ignorância. Impressionante como o continente caminha na contramão da igualdade e do respeito.

- Uma nova série, pela HBO: "Psi". Com Emílio de Mello e Claudia Ohana. Estreada semana passada (dia 23), a série narra mais a vida do psicanalista do que seus pacientes. Emílio é Carlo, um médico excêntrico e medroso. Ousado e intrínseco. A conferir.


EROTISMO

Rolou nesse fim de semana, a 21ª Edição da Erótika Fair - Feira erótica e voltada para as novidades da área. Strippers, produtos adultos, workshop e debates sobre o assunto. A Feira contou com a presença de John Stagliano (aka BUTTMAN) e a atriz pornô Kelly Divine. Stagliano, além de prestigiar o evento afirmou que pretende explorar o mercado brasileiro. Disse que é o mercado do momento. Opaaaa!!!

SAUDADES

Os moradores de Ipanema ainda choram o fechamento do Chaika. Uma loja de departamentos está em seu lugar. Por aqui (Copacabana) - eu choro pelo Gordon... Meu fast-food nostálgico.

TRACKLIST

Changelling (Simple Minds)
I Travel (Simple Minds)
This Fear Of Gods(Simple Minds)
New Gold Dream (Simple Minds)
Premonition (Simple Minds)
Love Song (Simple Minds)




CLIC.

domingo, 23 de março de 2014

Pauta de Hoje: Nymphomaniac Vol II, Salvador Dalí, Ron Mueck, Shows, Pills, etc...


NYMPHOMANIAC VOL II

Calma... Você não se enganou. Esse é o título do post dessa semana. Lembra que o filme de Lars Von Trier tem duas partes? Pois então... Essa é a segunda parte. Assisti ao filme dois dias depois do primeiro volume. Tudo estava bem fresco na minha cabeça. Sendo assim, tomei de impulso uma reação distinta nesse segundo volume. O filme começou a prender minha atenção ora pelos diálogos filosóficos e teístas ora pelas ideias nada morais e éticas do diretor. Na verdade, Lars dá um belo tapa na hipocrisia atual de nossa sociedade. É duro, cruel, mas é verdade. Difícil para mim, como homem, pai e filho admitir, porém há verdades ali. A filosofia entra como a mais pura realidade. Literalmente. O personagem de Joe (a ninfomaníaca) nos mostra o realismo filosófico, o pensamento amoral e hedonista de uma "outsider", bem como algo que nossa sociedade não está preparada para aceitar ou admitir. Óbvio. Vivemos numa moralidade e regra que nos traz um bem estar e um alívio. E nada disso está certo ou errado. Apenas vivemos. O mesmo se deve pensar sobre a vida de Joe. O errado de sua condição apenas o é por quem está de fora e não vive ou sente seus dilemas. Mas, como impor que está errado se ela o sente? Como condená-la a vida devassa e tirar nossas próprias conclusões se estamos do lado contrário? E mais importante: como julgá-la de maneira justa? Se justa a vida não é. Essas questões todas tornaram a segunda parte deveras interessante. O modo de punição, a busca infindável pelo sacio e alívio. Joe é uma sobrevivente. Nessa segunda parte temos a participação de três personagens importantes nessa busca por respostas: Jamie Bell (um "médico alternativo" estranho), Willem Dafoe (como "L" - um oportunista) e Sophie Kennedy Clark (a garota que terá um papel fundamental na vida de Joe). Então, se trata de mais uma obra-prima do mestre? Não, mas nessa parte última eu percebi a inquietude, o jeito provocador e perturbador de Lars Von Trier. Finalmente, deixou sua assinatura. Ainda nos reserva nos créditos finais (calma, não é spoiler) Charlotte cantando "Hey Joe" (Hendrix). Por fim, se tem um final (que eu não vou contar) para lá de engraçado e óbvio. Mas, teve gente que achou ridículo. Nem é. É exatamente como a nossa sociedade age e pensa. Um filme que vai fazer muita gente boa refletir um pouco.

NEWS

- Os fãs da série "The Big Bang Theory" já podem comemorar. A CBS renovou por mais três anos o contrato com os produtores. Garantia de "ciência" até 2017. Findada a sétima temporada, agora é aguardar a oitava, nona e décima.

- The Jesus & Mary Chain (Uow!!!!) estão de volta. Acertaram um show em São Paulo no dia 25 de maio no Cultura Inglesa Festival. A última vez que eles estiveram aqui foi em 2008. Dessa vez, os irmãos retornam comemorando seus 30 anos de banda. IMPERDÍVEL! Anote na agenda e não se esqueça. 

- Depois de cinco anos de negociação, propostas e tal, virá ao Brasil, pela primeira vez, uma exposição (como se deve) de Salvador Dalí. Será a primeira Mostra Surrealista na América do Sul. O Rio de Janeiro deve estrear tal dádiva a partir do dia 29 de maio e São Paulo deverá receber no primeiro dia de outubro. Esse era um desejo antigo dos envolvidos. Eu classificaria como OBRIGATÓRIO! Passível de punição pesada!

- Falando em Exposição, a de Ron Mueck é um sucesso. Começou no último dia 20 no MAM. Ron era filho de um fabricantes de brinquedos e levou isso muito a sério. Na Mostra suas esculturas hiper-realistas impressionam o público. Chamam atenção "Boy" de 5 metros de altura e um casal de idosos na praia com 3 metros de altura. Sucesso garantido. Inclusive com as crianças. Preço: 12 reais.

"El Pie de Gala" (Dalí)

"Mask II" (Ron Mueck)


NOTA

O cantor Johnny Marr aliviou os fãs sobre o acidente com sua mão ocorrido semanas atrás. Por ser uma das estrelas do Lollapalooza desse ano - ficou a tensão se o guitarrista se recuperaria a tempo. Porém, através de uma nota publicada à imprensa, Marr garantiu que estará presente. Não há motivos para preocupações. Ufa!
 
TRACKLIST
 
Chances Are (Johnny Mathis)
It's Not for Me to Say (Johnny Mathis)
A Certain Smile (Johnny Mathis)
The Twelfth Of Never (Johnny Mathis)
She's a Lady (Tom Jones)
It's Not Unusual (Tom Jones)
 
RIP.
 
CLIC.


segunda-feira, 17 de março de 2014

Pauta de hoje: Nymphomaniac Vol. I, Johnny Marr, CONAR, Expo, Peça etc.


NYMPHOMANIAC I

A primeira parte das cinco horas e meia que Lars Von Trier filmou já tornou-se passado. A parte dois estreou no cinema. De qualquer forma esperei a "espuma" passar um pouco e assisti serenamente a película. Interpretado no passado (um espécie de memórias de Joe) - o filme mostra (e bastante) friamente a vida de Joe, uma ninfomaníaca assumida e conformada com sua sina. Nessa primeira parte cabe a Connie Nielsen o papel de Joe mais jovem, apesar de Charlotte Gainsbourg participar em flashbacks desde o começo. Juntamente com Stellan Skarsgârd, um homem mais velho que torna-se o ouvinte central do filme, Christian Slater que faz seu pai e Shia LaBeouf, seu amor, eles são os protagonistas do filme. Os satélites que orbitam em torno da personagem. Na verdade, a narrativa é direta, simples e sexual. Não há máscara ou enganação. Entretanto é muito pouco para o diretor Lars Von Trier. O marketing que foi feito em cima do filme gerou uma enorme expectativa no público. As pessoas queriam ver o estilo do diretor abordando o tema. Decerto que é delicado, mas não há nada de de especial nessa parte. Absolutamente. A impressão que se tem é que poderia ser filmado por um diretor menor. Tamanha a simplicidade e obviedade. Além disso - as cenas de sexo foram feitas por dublês... Ou seja: o filme "Azul é a cor mais quente" é bem mais ousado e distinto. Quem viu esse último sabe do que eu falo. As atrizes fizeram todas as cenas de sexo com verdade e confiança. Todas bem longas, inclusive. Lars fez muita agitação em torno de algo simples. E, de simples, eu acho que a doença não tem nada, certo? Enfim... Eu achei decepcionante. Gostei como entretenimento, mas decepcionou como arte. 




 NEWS

- Deputados entraram em contato com o CONAR (órgão que fiscaliza as propagandas no ar) para retirarem um comercial do Guaraná Antarctica em que o jogador Neymar "trolla" os gringos. Ele ensina (de maneira sacana) como se pedir a bebida no Brasil. Numa boa? É somente uma brincadeira e se o CONAR retirar mesmo será uma medida pífia recheada desse insosso "politicamente correto" que assola o país. De mais a mais, deputados tem mais é que trabalhar e falar menos!

- Johnny Marr (foto) quebrou a mão e tornou-se um problema sério para o Lollapalooza. Não se sabe se o músico conseguirá se recuperar a tempo. E eu repito: na minha opinião, é desfalque SÉRIO. Um dos motivos para eu querer ir a um Festival. Agora é esperar!

- A USP (Universidade de São Paulo) caiu mais ainda no ranking da Times Higher Education. Estava na 61ª colocação e desceu para 81ª posição. E a Dilma não acha nada né?

- Depois de vetarem o lançamento de "Azul é a cor mais quente" em blu-ray, chegou a vez de Nymphomaniac ser vetada também. Pelas mesmas razões: ser explícito demais. Falar o quê né? Bunda e peito no carnaval, pode! Mas... Em Blu-ray... 



 EXPOSIÇÃO

Ideias Mudando o Mundo
Biblioteca Fundação Getúlio Vargas (recém inagurada)
Prêmio Alfred Nobel
Fotos, documentos, objetos e mais Infos sobre o famoso químico
Entrada Franca
De 13 de março a 22 de abril (10h a 20 hs)
 
TEATRO

12 Homens e Uma sentença (Peça)
A história de ficou famosa no cinema (e eu adoro), agora no Teatro. São doze atores ininterruptamente em cena durante 110 minutos. Imperdível.
CCBB - Teatro II - quarta a domingo
Ingressos a dez reais

NOTA TRISTE

Faleceu do sábado para o domingo (ontem) o baterista dos Stooges, Scott Asheton aos 64 anos. Scott era irmão de Ron Asheton, o guitarrista tb falecido, em 2009. A mão pesada da batera de Scott descansa. RIP.

TRACKLIST

Gimme Danger (Stooges)
No Fun (Stooges)
Raw Power (Stooges)
Search & Destroy (Stooges)
Penetration (Stooges)
I Need Somebody (Stooges) 

RIP.

CLIC.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Pauta de Hoje: Uganda, Bob Mould, Cervantes, Tracks, Camille Paglia e etc...


CULTURA

Não me refiro a cultura como arte, mas como hábito. Assim como somos mais de duzentos, quase trezentos países por esse mundo afora; esbarramos com certas estranhezas... O que dizer quando certas "estranhezas" ultrapassam o limite? É complexo, é difícil, é hermético. Claro que quando nos referimos ao selinho entre russos não estamos preocupados com absolutamente nada. Carinho sempre foi e será uma demonstração admirada pela maioria. O machismo de países árabes também sempre incomodou os mais esclarecidos. Chegamos a saber de estupros no Irã ou Iraque e o mundo cobrou. Temos os direitos humanos, a ONU, a polícia de países como EUA, Reino Unido, etc... Temos o Greenpeace, a Cruz Vermelha e tal... Mas, quando pensamos que tudo caminha para um melhor entendimento entre as pessoas, tudo pode ser feito para melhor nos aceitarmos me deparo com o chefe de estado (Presidente) de Uganda e sua mais nova lei: Prisão perpétua para pessoas, do mesmo sexo, que forem flagradas fazendo sexo. Uma clara regra homofóbica. O que fazer? Como agir? Obama, por exemplo declarou que acha um tremendo retrocesso. Mas, é pouco. Porém, é complexo (como eu falei) interferir nas leis de um país. O que fazer? Antes que você siga a leitura e ache um absurdo, saiba que 90% do continente africano condena o homossexualismo. É. O continente é, disparado, o mais preconceituoso entre todos. Curiosamente, é aonde se tem mais doenças sexuais transmissíveis também. Ou seja: além da ignorância latente o continente peca em proteção e informação. Um descaso digno de uma epidemia. Isso sim, deveria ser combatido pelos países organizados. Quanto a "ignóbil" lei - é esperar um bom senso africano... Ugh!



NEWS

- Os ucranianos seguem perdendo também no terreno musical. Semana retrasada, a banda Depeche Mode cancelou seus shows no país devido aos conflitos. A turnê "Delta Machine" seguiu em frente aos países vizinhos e não se pensou ainda em remarcação.

- A Espanha segue com seu projeto de encontrar os restos mortais de Miguel de Cervantes até 2016, quando se completará 400 anos de sua morte. Considerado o pai da língua hispânica, esse projeto foi desenvolvido a partir de 2012. Pesquisadores se empenham em tal missão.

- Bob Mould (foto), ex-líder do Hüsker Dü, anuncia disco novo para junho. Precisamente dia 3. Esse será seu 11º disco solo. Além disso, esse ano também se comemora vinte e cinco anos do primeiro disco solo dele: Workbook.

- A HBO divulgou no seu canal no youtube trechos de "High Hopes" - o documentário sobre Bruce Springsteen e os bastidores do seu último álbum. O filme estreia dia 4 de abril (Opa!!!!!) no canal a cabo.


CURTAS

1) Os remédios "Rivotril" e "Lexotan" aumentaram as vendas em 42% nos últimos cinco anos. Opa! "Take it easy, my friend!"

2) Camille Paglia deu uma entrevista, no mínimo, polêmica. Meteu o pau em várias esferas na mulher atual. Chegou a dizer: "... Mulheres são tediosas ..." Ugh!

FILME

Reservei um espaço pequeno para o filme de George Glooney, o "Caçadores de Obras-Primas". O que tinha de interessante e artístico no roteiro foi direto pelo ralo na execução. Poucas vezes eu quis tanto abandonar um filme. É chato de doer! Numa boa... Desculpem-me pelo nano espaço ao filme. Eu respeito, mas não tenho muita coisa de bom para falar. Deixa pra lá!

TRACKLIST

Expresso 2222 (Gilberto Gil)
Realce (Gilberto Gil)
Pessoa Nefasta (Gilberto Gil)
Miserere Nobis (Gilberto Gil)
Crazy Pop Rock (Gilberto Gil)
The Three Mushrooms (Gilberto Gil)





Clic!

domingo, 2 de março de 2014

Pauta de hoje: True Detective, Política, Mostra, Teles, Pills e mais...


TRUE DETECTIVE

Dando uma rápida olhadela no meu próprio blog revi duas postagens feitas em dezembro e outra em janeiro onde eu mencionava a estreia dessa série. O que me levou a tal notícia foram duas coisas: O ator Matthew McConaughey (que sempre troco seu primeiro nome por Steve...Rsrsrs) e a inversão (ou predileção) de atores de cinema para as novas séries de TV. O citado ator (vai que eu troco o nome de novo?) estava na polêmica perda de massa (23, 25 quilos) para o filme "Dallas Buyers Club" e causava estranheza em meia Hollywood. Nessa época participou do filme rival "O Lobo de Wall Street" com uma impecável (e impagável) atuação especial e emendou nessa série chamada "True Detective". O que me despertou a curiosidade nela foram coincidências (e eu não acredito nisso) em série. Primeiro o nome do ator estar rondando tanto minha vida. Depois ao saber do estilo da trama e características do personagem de Steve/Matthew. A terceira e não menos importante foi pessoal. Peço licença e desculpas em não revelar. Bom... Posto isso lá fui eu me aventurar em mais uma série policial, mas com traços psicológicos, etéreos e também linguagem (ou abordagem) diferente das séries policiais famosas. True Detective é mais lisérgico, tem uma fotografia cinza, diálogos reflexivos, estado psicótico de Breaking Bad, sabe? Você se sente como na série "Twin Peaks" de David Lycnh! E o melhor: não há resoluções simples ou definitivas a cada episódio. Essa foi a coisa que mais me chamou atenção. E curti. Diferente das séries clássicas, em que cada episódio tem começo, meio e fim, ou seja: se chega a uma conclusão do caso; a série tem um caso por "temporada". Cada episódio é mais uma parte (ou não) de todo um caso. Certas vezes se recorre aos "flashes backs". Os personagens também são interessantes. Woody Harrelson e McConaughey são parceiros da homicídios e mesmo com vibrações distintas se entendem muito bem. Cada qual com seu estilo. Tem um clima apocalíptico de "Sons Of Anarchy" também na série. O que dá um molho especial. A trilha sonora também ajuda. Resumo da ópera: é um bom entretenimento para si. Experimente e depois me conte.


NEWS

- Nos chega a notícia do falecimento do diretor francês Alain Resnais (foto), diretor de "Hiroshima, meu amor" aos 91 anos. Já havíamos perdido o também diretor Harold Ramis, o Egon, de "Caça-Fantasmas". O cinema em foco às vésperas do Oscar. RIP.

- A Anatel ratificou essa semana que assinantes de TV a cabo, telefonia celular ou internet poderão fazer seu cancelamento de assinaturas por telefone ou site SEM passar pelos atendentes. Hmmm... Será? É muita esmola para se crer! "Esmola" aí é sarcástica, ok?

- Cópias do filme "12 Anos de escravidão" serão distribuídas às escolas públicas americanas, juntamente com o livro que inspirou o filme, de Solomon Northup. 

- O violonista Paco de Lucía, espanhol, também faleceu essa semana. Devido a um ataque cardíaco. "O trem" tá demais... Levando gente boa á beça. O radialista Loureiro Neto foi outro que nos deixou também. Segura um pouco aí... 



MOSTRA

Instituto Moreira Salles
Mostra Estúdio Fotográficos - Chico Albuquerque
Pioneiro em Fotos Publicitárias
Entrada Franca
Terça a domingo

POLÍTICA

Notícias nada positivas vinda da Europa: Putín está louco para agir e intervir na Guerra Civil da Ucrânia. Obama pede calma. A Europa clama por paz. O bicho pegando, de fato, no mundo. Todos com seus motivos. Nenhum em comum... No Brasil: o ministro Gilmar Mendes alfineta as vaquinhas petistas: "... Vai haver vaquinha também para os 100 milhões de reais desviados? ..."

Em tempo: nesse ano de 2014 haverão 44 eleições em países emergentes, como Brasil, Índia e Indonésia. Em comum? Nenhuma reforma ou ideia nova! Triste, não?

TRACKLIST

Coney Island Baby (Lou Reed)
Satellite Of Love (Lou Reed)
Sad Songs (Lou Reed)
Swords Of Democles (Lou Reed)
Street Hassle (Lou Reed)
She's my Best Friend (Lou Reed)
]
72 anos


Clic.