segunda-feira, 17 de março de 2014

Pauta de hoje: Nymphomaniac Vol. I, Johnny Marr, CONAR, Expo, Peça etc.


NYMPHOMANIAC I

A primeira parte das cinco horas e meia que Lars Von Trier filmou já tornou-se passado. A parte dois estreou no cinema. De qualquer forma esperei a "espuma" passar um pouco e assisti serenamente a película. Interpretado no passado (um espécie de memórias de Joe) - o filme mostra (e bastante) friamente a vida de Joe, uma ninfomaníaca assumida e conformada com sua sina. Nessa primeira parte cabe a Connie Nielsen o papel de Joe mais jovem, apesar de Charlotte Gainsbourg participar em flashbacks desde o começo. Juntamente com Stellan Skarsgârd, um homem mais velho que torna-se o ouvinte central do filme, Christian Slater que faz seu pai e Shia LaBeouf, seu amor, eles são os protagonistas do filme. Os satélites que orbitam em torno da personagem. Na verdade, a narrativa é direta, simples e sexual. Não há máscara ou enganação. Entretanto é muito pouco para o diretor Lars Von Trier. O marketing que foi feito em cima do filme gerou uma enorme expectativa no público. As pessoas queriam ver o estilo do diretor abordando o tema. Decerto que é delicado, mas não há nada de de especial nessa parte. Absolutamente. A impressão que se tem é que poderia ser filmado por um diretor menor. Tamanha a simplicidade e obviedade. Além disso - as cenas de sexo foram feitas por dublês... Ou seja: o filme "Azul é a cor mais quente" é bem mais ousado e distinto. Quem viu esse último sabe do que eu falo. As atrizes fizeram todas as cenas de sexo com verdade e confiança. Todas bem longas, inclusive. Lars fez muita agitação em torno de algo simples. E, de simples, eu acho que a doença não tem nada, certo? Enfim... Eu achei decepcionante. Gostei como entretenimento, mas decepcionou como arte. 




 NEWS

- Deputados entraram em contato com o CONAR (órgão que fiscaliza as propagandas no ar) para retirarem um comercial do Guaraná Antarctica em que o jogador Neymar "trolla" os gringos. Ele ensina (de maneira sacana) como se pedir a bebida no Brasil. Numa boa? É somente uma brincadeira e se o CONAR retirar mesmo será uma medida pífia recheada desse insosso "politicamente correto" que assola o país. De mais a mais, deputados tem mais é que trabalhar e falar menos!

- Johnny Marr (foto) quebrou a mão e tornou-se um problema sério para o Lollapalooza. Não se sabe se o músico conseguirá se recuperar a tempo. E eu repito: na minha opinião, é desfalque SÉRIO. Um dos motivos para eu querer ir a um Festival. Agora é esperar!

- A USP (Universidade de São Paulo) caiu mais ainda no ranking da Times Higher Education. Estava na 61ª colocação e desceu para 81ª posição. E a Dilma não acha nada né?

- Depois de vetarem o lançamento de "Azul é a cor mais quente" em blu-ray, chegou a vez de Nymphomaniac ser vetada também. Pelas mesmas razões: ser explícito demais. Falar o quê né? Bunda e peito no carnaval, pode! Mas... Em Blu-ray... 



 EXPOSIÇÃO

Ideias Mudando o Mundo
Biblioteca Fundação Getúlio Vargas (recém inagurada)
Prêmio Alfred Nobel
Fotos, documentos, objetos e mais Infos sobre o famoso químico
Entrada Franca
De 13 de março a 22 de abril (10h a 20 hs)
 
TEATRO

12 Homens e Uma sentença (Peça)
A história de ficou famosa no cinema (e eu adoro), agora no Teatro. São doze atores ininterruptamente em cena durante 110 minutos. Imperdível.
CCBB - Teatro II - quarta a domingo
Ingressos a dez reais

NOTA TRISTE

Faleceu do sábado para o domingo (ontem) o baterista dos Stooges, Scott Asheton aos 64 anos. Scott era irmão de Ron Asheton, o guitarrista tb falecido, em 2009. A mão pesada da batera de Scott descansa. RIP.

TRACKLIST

Gimme Danger (Stooges)
No Fun (Stooges)
Raw Power (Stooges)
Search & Destroy (Stooges)
Penetration (Stooges)
I Need Somebody (Stooges) 

RIP.

CLIC.