segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Pauta de Hoje: "Mapa das Estrelas", "O Homem Mais Procurado", Livros, Cocaína, News e mais...


Começaram os filmes do Festival conforme eu abordei no "post" anterior. Posto isso, comentarei, resenharei ou darei minhas impressões de muitas películas aqui... Hoje começo com dois: "Mapa das Estrelas" de David Cronenberg e "O Homem mais Procurado" de Anton Corbijn.  Quanto aos "spoilers" fique tranquilo: são apenas impressões. Nada será denunciado. Só lembrando que o Festival do Rio começou dia 24 de setembro e vai até dia 8 de outubro. São 360 filmes de mais de 60 países distribuídos nos principais cinemas cariocas. Imperdível!

MAPA DAS ESTRELAS

Novo filme de Cronenberg, "Mapa das Estrelas" narra a história de uma família de Hollywood com um pai psicólogo que ganha a vida com seus livros de autoajuda, uma mãe dedicada a seu filho, astro mirim e já dependente aos 13 anos (fazendo reabilitação) e sua filha, uma criminosa piromaníaca. Louco, não? Pois é... Mas, aí não seria "Cronenberg", certo? Além disso, tem uma atriz em franca decadência vivida por Julianne Moore e um candidato-ator que dirige limousines para celebridades. Quem interpreta é Robert Pattinson. No elenco estão John Cusack (pai), Mia Wasikowska (filha), Olivia Williams (mãe) e Evan Bird (filho). Na mão do diretor todos os personagens são ricos em elementos controversos e maníacos. O ponto de encontro de todos é o personagem de Mia, a menina incendiária que retorna, de alguma maneira, à vida de todos os outros. O resultado disso tudo é uma sátira sem freios (mesmo) do canadense ao mundo glamouroso das estrelas. Dois trunfos são guardados para o fim aonde qualquer fã do diretor reconhece a verve famosa e ácida dele. Piadas sobre adictos, incestos, pedofilia entre outros estão pelos diversos diálogos do filme. Vale destacar a atuação de Julianne Moore, impagável como a atriz fútil, sexy e extravagante. Por esse papel, a atriz levou o prêmio de melhor atriz em Cannes. Quem vir o filme perceberá o quão impecável e admirável está seu papel. Esse foi o primeiro longa de Cronenberg rodado e dirigido inteiro nos Estados Unidos. De qualquer forma, sou obrigado a dizer que não é o melhor filme dele, longe disso, mas não chega a ser uma decepção. É na média mesmo. Se compararmos clássicos como "Um Método Perigoso", "Naked Lunch" (uma obra prima), "Gêmeos - Mórbida Semelhança" ou "Scanners", esse está bem aquém do mundo louco e genial do diretor. David não perde a mão, mas derrapa...


O HOMEM MAIS PROCURADO

O novo filme de Anton Corbijn é uma adaptação ao cinema de John le Carré. Um dos mais disputados pelos cinéfilos faz jus ao livro. A história se baseia na espionagem britânica contra o fundamentalismo islâmico. Mas, se engana quem pensa que a trilha segue por bombas, desgraças e religiosidade. É um suspense (dos bons) que conta com uma fotografia belíssima e diálogos diretos e sinceros. Corbijn usa trilha sonora na medida certa e o roteiro muito bem dirigido. Ele, ainda novato no cinema, mas veterano em fotografias e videoclipes, coloca Hamburgo com pano de fundo da trama. Segura bem todas as respostas até o fim do filme. O cineasta está amadurecendo e esse é um trabalho que todo fá de cinema deverá perceber sua evolução. No papel principal está o falecido Philip Seymor Hoffman. Impecável. Foi um dos últimos trabalhos do ator. Philip não rouba a cena, pois não é sua intenção, porém é clara a postura de protagonista. Além dele estão Rachel McAdams, Willem Dafoe, Robin Wright, Daniel Brühl e Nina Ross. O elenco é afinadíssimo e te prende até o desfecho. Vale ressaltar que assisti no Cinépolis Lagoon e gostei muito da estrutura. Não conhecia até então. Saí do cinema com ótima impressão. Filme que aborda de forma diferente o islamismo, as pessoas envolvidas e a disputa de poder. Com suspense, drama e espionagem nas medidas certas. Sem derramamento de sangue. Na verdade, muito mais intelectual e psicológico. 




NEWS

- A minissérie "Houdini" será exibida em dois canais pagos simultaneamente. Serão dois episódios somente, começou ontem (28) e segue hoje (29). A história do mágico mais famoso do mundo, "persona" de Ehrich Weiss (seu nome real), nascido em 1874 e falecido em 1926. No papel do mágico, Adrien Brody, fã assumido do mágico. 

- Foi lançado essa semana na Travessa de Botafogo o livro "Ação da Cidadania - 20 anos" de Ana Redig e Nádia Rebouças. Nele a trajetória do movimento contra a fome criado em 1993 por Herbert de Souza, o Betinho. Importantíssimo!

- E o casamento de George Clooney segue na pauta de jornalistas... O cara se casou em Veneza com a advogada Amal Alamuddin. Cerimônia de altíssimo luxo na cidade italiana. Culinária, convidados, músicos, etc. Tudo do bom e do melhor. Similar aos casamentos aqui no Brasil... Hehehehe... Deixem o cara em paz, porra!

- E a multitalentosa Patti Smith segue firme na carreira. Está terminando mais um livro, lançou disco recentemente, planeja a continuação de "Garotos" (a biografia dela, lançada no Brasil), expôs fotografias mês retrasado e não para. Aos fãs - é um deleite só. Vida longa a poetisa!

DICAS

"Todo Bob Cuspe"
Angeli (Cartunista)
Editora Quadrinhos e Cia.
216 páginas

Angeli, um ícone dos quadrinhos e autor de Rê Bordosa, Wood & Stock entre outros, o cartunista escrevia para a Chiclete com Banana (Revista) e despejava sua acidez e crítica através do "punk" Bob Cuspe. O personagem era punk e consciente das mazelas da sociedade. Vez em quando dava uma escarrada nas pessoas como forma de protesto. 

"Zero Zero Zero"
Roberto Saviano
Cia das Letras - 418 pgs

O escritor de "Gomorra" - um livro que contava a história real de Camorra, máfia napolitana, vive sob constante ameaça de morte e vive escondido. Nesse triplo zero ele volta ao submundo para falar do narcotráfico. Dessa vez a cocaína latina e americana. Segue ameaçado, mas revela muitas "lendas". O título "três zeros" é sobre a qualidade da cocaína. Significa altíssima qualidade da droga.

TRACKLIST

The Stand (The Alarm)
68 Guns (The Alarm)
Blaze Of Glory (The Alarm)
Marching On (The Alarm)
Howling Wind (The Alarm)
Changeling (Simple Minds)
Premonition (Simple Minds)


Awesome!

Clic.