O ABUTRE
Lançado como "Nightcrawler", esse triller de suspense prende o espectador até o fim. Uma bela parceria entre o ator principal, Jake Gyllenhaal e o diretor novato Dan Gilroy. No roteiro, um jovem ambicioso procura trabalho e encontra uma forma dura e trágica de ganhar a vida. Seu sucesso depende das desgraças alheias. Acidentes, roubos, estupros, tiroteios, etc. Tudo registrado na lente duvidosa do jovem. Conta com a ajuda de Nina Romina, interpretada por Rene Russo, uma produtora de TV. Jake está muito bem no papel. Faz um eletrizante rapaz americano em busca de dinheiro e reconhecimento. Acho que a crítica especializada deixou passar a excelente caracterização do ator para o papel. O cabelo, o traje, o sorriso louco e a forma de se expressar dão charme ainda maior ao personagem. Rene Russo serve como escada mesmo. Nada a acrescentar. O filme ainda conta com a participação de Bill Paxton como um experiente fotógrafo. Engana-se quem pensa que o script critica ou alude aos programas sensacionalistas de TV. O foco é outro. O que me deixou mais desperto e interessado na trama. A película ainda se encontra nos cinemas. É uma boa oportunidade para quem curte um suspense e ação. Sem exageros e melindres. Em tempo: Jake Gyllenhaal perdeu 10 kilos para fazer o papel. Pensava que o "abutre" teria fome. E tem mesmo.
O JOGO DA IMITAÇÃO
Esse, literalmente traduzido de "The Imitation Game". Na segunda guerra alemães codificam suas mensagens e ganham vantagem na batalha. O genial matemático Alan Turing (Benedict Cumberbacth) é convocado com outros especialistas a fim de decifrar tais códigos. O complicado jeito de ser e de se relacionar, sobretudo de Alan, atrapalha bastante o êxito da equipe. Mas, uma notável jovem ajuda Alan a aceitar e colaborar em equipe. Essa é interpretada pela bela Keira Knightley. O filme é baseado na história do famoso matemático britânico. Os relatos de guerrilha e a polêmica participação de Alan é contada em detalhes. Como se sabe, o matemático era homossexual e isso, na época, era crime. Acuado e afrontado, Alan contribui e muito para o desfecho da guerra. De quebra - inaugura o que chamaríamos hoje de "Ciência da Computação". No século passado, depois de morto, a Rainha da Inglaterra reconheceu o erro, perdoou Turing e o reverenciou como gênio. Alan Turing se suicidou aos 41 anos em 54. No filme, Benedict Cumberbacth (sempre ele) desempenha ótimo papel como ator. Comedido, firme, inseguro, misantropo e louco como a narrativa pede. Sua pareceria com Keira funciona perfeitamente e a ideia de uma guerra "particular" é alcançada. Enquanto os soldados estão lutando em campo, intelectuais e experts travam um xadrez tecnológico de forma discreta e sigilosa. Parece que a inteligência britânica escondeu certas coisas por 40, 50 anos. Inclusive a castração química de Alan por se declarar homossexual. Uma forma de não prender o matemático. Sim... É um filme muito bom e hábil. Certamente irá entrar na cabeça do cinéfilo como uma justa homenagem a esse homem do futuro. O pai da informática. Há de se destacar também a bela fotografia da película. Uma Inglaterra dos anos 40.
MOSTRA
Mostra de Cinema Russo Contemporâneo
Caixa Cultural
Começou ontem, dia 3 de fevereiro e vai até dia 13 desse mês.
Corram!
Preços módicos: R$ 2
NEWS
- Semana que vem dou uma palha do novo disco (segundo) solo de Gaz Coombes do Supergrass. Escutei uma vez e curti. É impressionante como o músico (e a própria banda) evolui ao passar dos anos. Sem soar repetitivo ou infantil. Chama-se "Matador". Escute!
- John Lydon (foto) completou, no último dia 31, 59 anos de idade. Impossível não celebrar mais uma primavera desse mítico irlandês. Uma figura necessária e obrigatória na história da música.
- Faleceu a atriz e cantora, Odete Lara aos 85 anos. A musa do chamado "Cinema Novo". A causa parece ter sido um infarto. RIP.
- Ringo Starr vem aí... O eterno "batera" dos Beatles desembarca no país para shows nesse mês. Dias 26 e 27, em SP e RJ, respectivamente.
ÓBITOS
De uma tacada só faleceram dois músicos de duas importantes bandas da música instrumental: Edgard Froese, fundador do Tangerine Dream e essa semana, Demis Roussos, que formou com o tecladista Vangelis, o genial Aphrodite's Child.
RIP.
TRACKLIST
Albatross (PIL)
Low Life (PIL)
Fishing (PIL)
Seattle(PIL)
Religion (PIL)
CLIC.