BILLIE HOLIDAY
Pois é... Considerada por muitos, como a maior cantora de jazz do planeta; completaria um século de vida daqui a quatro dias: dia 7 de abril. Nascida em 1915 na Filadélfia, Billie, não teve essa pompa toda não. Registrada como Eleanora Fagan Gough, filha de pais adolescentes (seu pai tinha 15 e sua mãe 13), "Lady Day" (como foi alcunhada) passou uma vida complicadíssima. Violentada sexualmente na adolescência foi internada, mais tarde lavou chão em prostíbulos até se tornar uma prostituta, de fato. A vida era paúra para ela. Aos 14 anos já estava na "vida fácil". Precisou procurar todo e qualquer emprego, pois sua mãe vivia sendo despejada por falta de grana. O pai já tinha abandonado-a desde bebê. Alguns especialistas afirmam que Billie não tinha uma extensão de voz grande como Sarah Vaughan ou Ella Fiztgerald, acreditem, mas compensava com uma sonoridade rouca e mágica. Billie cantava com muito coração. Cantou com todas possíveis "big bands" da época e encantou por demais os homens. O que se destacava na cantora era sua capacidade de improvisar e criar. E, no jazz, isso é vital. Billie não tinha educação musical, apesar do pai músico, mas observou exatamente com os grandes mestres como se fazia. Jazzistas como Artie Shaw, Duke Ellington, Louis Armstrong, Benny Goodman (big band), todos tiveram certa relevância na carreira dela. Acelerava certas canções, diminuía o ritmo ou as sílabas em outras e interpretava com uma dramaticidade nunca vista. Por isso, ganhou fama e respeito no mundo musical. A menina de voz frágil e vida sinistra havia vencido. Porém, à medida que subia nos palcos caía nas drogas. Tinha dois "fracos": álcool e heroína. Sofria de depressão também. Decerto que sua vida seguia sofrida, pois arranjava maridos infiéis ou seguia abusada pelos homens que acompanhava-a nas noites. Uma biografia de respeito repleta de tudo que uma "rock star" tem direito. E breve! No dia 17 de julho de 1959, aos 44 anos, a cantora sofreu uma overdose e morreu. No corpo: álcool e muita heroína. Me veio à cabeça Billie por justamente estarmos no ano do seu centenário. E ando lendo imensas homenagens, tributos e menções pela web. Mais do que merecido mesmo. Foi uma extraordinária mulher e artista!
NEWS
- Ainda sigo em processo de "audição" no disco novo do Prodigy. Gosto muito da pegada deles. Acho uma inovação em termos musicais a presença de uma banda como eles. Desde quando eles começaram em meados da década de 90... Vamos aguardar mais...
- Crescimento inédito: os dezenove países da zona do euro atingiram o maior nível esse ano. Parece que as coisas começam a melhorar no velho continente.
- Uma informação que não mudará em nada seu mundo, mas é curiosa: 3.500
quilos ou 3 Toneladas e meia é o peso perdido, desde 2010 pelo programa
de Cirurgia Bariátrica no SUS do Estado do RJ. O aumento é
impressionante. São 3000% ao ano. Retrato de uma sociedade consumista e
doente.
- A OMS avisa que até o fim desse ano (2015) a população com menos de 5
anos será maior do que a de mais de 65 anos. Essa relação será tendência
para o futuro e pode gerar uma tensão entre as gerações. O que na
prática por exemplo pode impactar muito. Um exemplo bem prático: "aquisição de imóvel próprio" -
algo que as pessoas nascidas na década de 40 e 50 conquistaram com
mais facilidade - será bem mais difícil às pessoas que nasceram nas
décadas de 80 e 90. Essa relação impactará financeiramente e mudará a
visão do mundo moderno.
MOSTRA
Caixa Cultural
Mostra José Wilker - 50 Anos de Cinema
Começa dia 7 de abril até dia 19
Mostra José Wilker - 50 Anos de Cinema
Começa dia 7 de abril até dia 19
MARATONA
De volta a tão esperada Maratona de Cinema. Lembram? Você deve conhecer ou lembrar como "Maratona Odeon..." Pois é... Depois de muuuuito, muito, muito, muuuuuito (oxe) esperar saiu do forno. Será oficialmente no Estação NET Botafogo. O dia será 17 de abril e sempre ficará na terceira sexta-feira do mês. Nessa (17) o público escolhe três entre seis opções de filmes. Na hora. "On time". Serão seis filmes do gênero "terror" dessa vez e a surpresa será exatamente não saber o que virá. Quando amanhecer, se você estiver vivo, hahahahaha, bolo e café da manhã para os sobreviventes! Sério: eu adoro a maratona. Cinema, amigos, diversão e comida. Falem sério! De looooonge o melhor programa! Prepare-se.
TRACKLIST
Stormy Blues (Billie Holiday)
Fine And Mellow (Billie Holiday)
Dont Explain (Billie Holiday)
God Bless The Child (Billie Holiday)
Our Love is Different (Billie Holiday)
Hare!
Clic.