sábado, 9 de maio de 2015

Pauta de Hoje: Amason (Sky City), Uber (proibido), Papa e o Aquecimento Global, Educação, Tracks e Maldita (Radio).


AMASON

Confesso que não sei do que bebe os nórdicos... Mas, esse é o caso desse quinteto SUECO. Lindo projeto desses músicos. Os nomes deles quase muita gente já conhece - Pontus Winnberg do Miike Snow - está nessa também. Um grupo com bastante bagagem musical resolveu montar a banda e colocar pra frente um som atemporal. Estão também Gustav Ejstes, Peter Winnberg, Amanda Bergman e Nils Tornqvist. O som lembra tudo e nada. Rsrsrs... Sério. Se pegarmos o EP que eles lançaram em 2012 - chamado de "EP" mesmo - e alinharmos com esse novo disco "Sky City" (não lançado no Brasil e não disponível em "streaming" algum) desse ano veremos muitas referências claras, mas ao mesmo tempo é super atual. Uma linguagem própria. Consigo ver influências de Fletwood Mac, Wedding Present, Belle & Sebatian, Swing Out Sister e Cocteau Twins (a começar pelo belo vocal). Então: temos sofisticação, pop vintage, psicodelia branda e lirismo. É um som do cacete. Ótimo para recomendar para o público de A a Z. Adorei o disco. Pode anotar essa banda. Escutei o EP também e fiquei auspicioso com esse som. Adicionei na minha vida e trabalho ao som deles. Pelo menos, o fiz essa semana! Nesse disco - Sky City - são doze faixas bem distribuídas e densas. Foi difícil escolher algumas para mencionar como dicas, porém eu nunca deixo ninguém na mão. Vamos as sorteadas: "Älgen" (a canção que abre. Uma delícia de baixo), "Duval" (o single escolhido para divulgação. E muito bem escolhido), "Pink Amason" (instrumental e simples. Por isso mesmo genial e hipnotizante. Atmosférica, diria), "Velodrome" (delícia de som, um Belle & Sebastian mais denso), "Clay Birds" (a síntese de uma canção solar, alegre e sofisticada) e "Yellow Moon" (separe o sofá). Bom... Como não estão nesse disco, aproveite para escutar "Margins" e "Chicago" também. São do EP e são lindas!


NEWS

- O lindo e imponente Palácio dos Correios, em Niterói, recebe a Mosta "Maldita 3.0" que conta através de quadros, fotografia, materiais fonográficos e muita música, claro, a história da radio que mais ajudou o som nacional, sobretudo o pop e o rock brazuca. A Exposição fica até dia 11 de julho e conta com a curadoria de Alessandro Alr - o criador do site Maldita 3.0.

- O aplicativo "Uber" foi suspenso e proibido pela justiça. Ele, que aproxima passageiros e motoristas autônomos, vinha desagradando e muito taxistas do Brasil inteiro. Não quero meter-me muito nessa seara não, porém o serviço de transporte desse naipe fica muito aquém do desejado e desrespeita o consumidor. Principalmente turistas. Então, antes de "cagar regras" precisamos é TOMAR VERGONHA NA CARA e exigir dos taxistas respeito, honestidade e clareza. Quem não sabe de uma história para contar sobre corridas de aeroportos ou rodoviárias? Ou o "caixinha dois" na época de carnaval e reveillon? Como é que é?

- O Papa publicou trechos de sua encíclica (algo como circular papal) e os cientistas mais moderninhos de plantão pularam de raiva. Tudo porque o Papa ratifica o homem como causador principal do aquecimento global. É mentira? Até segunda ordem vejo nada de errado aí. Mesmo que esteja longe de ser alguma sumidade no assunto - e tampouco eu - é o que inúmeros estudos apontam. E sempre apontaram. Ou não? Por exemplo: um estudo DESSA SEMANA publicado na conceituada "Nature Climate Change" afirma que o homem é o mais culpado nessas oscilações climáticas. Desde a Revolução Industrial aumentamos em 1 grau aproximadamente a temperatura global. Mais: 75% de ondas de calor e 18% de chuvas pesadas (e ácidas) de aumento do século passado para cá. Quatro vezes mais calor. Isso é obra de quem, cara pálida? Dos ETs? Dos espíritos? Da simples natureza? Ué?

- Existe coisa mais "reticente" do que ligar para alguém e escutar do outro lado da linha: "Ela (pessoa) está dormindo!"... A sua reação é de silêncio tácito e vácuo... Não é uma crítica, por favor... Já estive nas duas situações... Dormindo e ligando... Rsrsrsrs... É um misto de "a pessoa está mas não está"... E aí? Faz o quê? kkkkk

Salvo emergências - não há nada a fazer! Conforme-se...


Essa maravilha acima está para chegar ao Brasil! Aguarde!!!

ENSINO

Lendo mais e mais sobre as matérias acadêmicas e a qualidade de nossas escolas brasileiras urge em mim esse incômodo da necessidade de todo conteúdo programático. Não que eu não ache necessárias para o léxico e o aprendizado cognitivo. Não é isso... As pessoas precisam e DEVEM saber de física, química, biologia, história, geografia, literatura, ciências, português (principal), matemática e assim por diante. Agora, será que a profundidade ou a chatice mesmo do assunto esgotado em salas de aulas não prejudicam os alunos? Será que não deveríamos rever esse conteúdo e deixar valer algumas mais do que as outras de acordo com os perfis de alunos? É uma pergunta mesmo. Será que isso não faria as aulas tornarem-se mais eficazes e dirigidas? Explorar e deixar aflorar o que cada aluno tem de melhor, Talvez não teremos mais adultos inteligentes e eficientes? Com a palavra: os professores...

DICA

Caixa Cultural
Um Universo Fantástico
Darcílio Lima
Entrada Franca
De 10 de maio até o dia 28 de junho

TRACKLIST

Duval (Amason)
Clay Birds (Amason)
Velodrome (Amason)
Margins (Amason)
Pink Amason (Amason)
Chicago (Amason)


CLIC.

HARE