sexta-feira, 22 de maio de 2015

Pauta de Hoje: Hitler, Surfer Blood, O Som do Vinil, Coreia do Norte, Odeon, Moz, World Press, entre outros!


MEIN KAMPF

Adolf Hitler escreveu um manifesto entre 1924 e 1925 cujo título está aí acima. Ainda não tinha começado a Segunda Grande Guerra. Logo podemos dizer que era: o período entre guerras. Seu conteúdo é algo valiosíssimo para se entender uma das mentes mais brilhantes e ao mesmo tempo perversa. Desde seus pensamentos beligerantes e nazistas e os tratamentos dados a judeus, negros, homossexuais e até veteranos de guerra (nesse caso - da Primeira). Muito das ideias que Hitler tinha acerca da política, da força maior de uma raça e orientações fascistas estão ali. Nesse livro. Mas, por quê estou citando a obra hoje? Simples, meus caros... Adolf Hitler faleceu em 1945. A partir desse ano - o livro ficou em poder do estado da Baviera. Nada podia ser "transcrito", lido, citado ou comentado. Permanece até hoje. Ou ao menos:permaneceria... Pois, pela lei alemã os direitos autorais de uma obra, mesmo essa, duram SETENTA anos. Ou seja, finda esse ano que estamos: 2015. Em primeiro de janeiro de 2016 - a obra tornar-se-á pública. Todos terão acesso ao livro. É isso mesmo! Qualquer cidadão comum terá acesso ao "Mein Kampf". Os mais céticos morrem de medo de qualquer interpretação. Outros se excitam em poder ler (estou nessa categoria). A Alemanha tem dois receios: como reagirão todos os cidadãos ao ler tal obra? E - se isso poderá ser (mal) usado no futuro... O discurso de ódio em todo seu potencial. É esperar...


 SURFER BLOOD

Mais uma banda americana interessante com lançamento na pauta. Tratam-se dos rapazes do "Surfer Blood" (uma banda indie), vindos de West Palm Beach, na Flórida. A banda lança seu terceiro álbum, "1000 Palms" pela Warner Records. Depois de "Astro Coast" (primeiro) e "Phytons" (segundo), John Paul Pitts, Tyler Schwarz, Kevin Williams e Thom Fekete promovem mais um encontro de guitarras, canções e sons particulares, Eu diria que o álbum tem a cara da terra natal. Guitarras distorcidas, um pé na psicodelia e canções ensolaradas. Mas, sem sorrisos ou cinismos. É um estilo mais "flower" mesmo. Talvez tenham trazidos de bandas como Beach Boys ou Byrds... No entanto - em outras faixas há algo mais cético, sombrio até, lembrando sonoridades como Mercury Rev ou Galaxie 500. O trabalho oscilou entre 6,5 a 7.0 nas principais revistas especializadas. Acho que a nota seis é uma baita furada. Gostei muito do que eu escutei e ficaria com o sete. Acho bem superior do que muita merda lançada por aí. Tem canções aqui que ficaram muito boas. A começar pelos vocais. Bem afinado e mostrou-se um dos instrumentos mais marcantes do trabalho. Destaco algumas canções: "Island" (bela canção), "I Can´t Explain" (me lembrou algo do Teenage Funclub), "Covered Wagons", "Dorian" (a melhor do disco) e "Into Catacombs". O clima da gravação desse disco teve um agravante, o guitarrista Fekete foi diagnosticado com "sarcoma" - um tipo raro de câncer. Porém, tudo fortaleceu mais e mais a banda. E o resultado está bem diante de nós: um disco criativo e positivo!


NEWS

- Há nove anos frente ao ótimo programa "O Som do Vinil, Charles Gavin colecionou inúmeras entrevistas, fotos e revelações acerca de clássicos da música brasileira. Agora; numa atitude bacana pretende imortalizar todo esse conteúdo num site (para pesquisa) e em livro. Serão mais de 60 vinis fundamentais. O lançamento (do livro) será dia 28 desse mês no espaço Oi Futuro a partir das 19hs. Não perca!

- E o antigo Odeon reabriu ontem... Ainda como cinema, porém com nome novo: Centro Cultural Severiano Ribeiro (Odeon). O local fica, sobretudo para o cinema, mas irá abrigar Mostras, eventos culturais, shows (Tela) e até esportes. Prometem passar no telão a final da Champions League. Perdeu aquela pompa toda de antigamente, mas novas instalações foram feitas. Inclusive internamente. Um certo fedor que havia devido ao esgoto. Tudo isso sumiu - garante o grupo.

- E, mais uma vez: Morrissey anuncia shows no Brasil! A turnê Sul-Americana não confirmou alguns países, mas fechou com Argentina e Brasil. Será que teremos mais um cano? Lembra do último? Pois é... Estava com ingresso na mão e o cacete... 

- Passou batido, mas o ditador norte coreano mandou executar seu ex-Ministro de Guerra por ter dormido num cerimonial militar. Sério! O camarada cochilou num desfile militar e Kim achou desrespeitoso demais. Fuzilou seu assecla! Ugh!



WORLD PRESS PHOTO

A nata do fotojornalismo retorna. Sempre que abre essa Mostra eu compareço com imenso afã. Adoro essa exposição. Desde que começou a ser exibida nunca faltei. Não será diferente esse ano. Serão 145 fotografias de 51 fotógrafos de 17 nacionalidades. O vencedor desse ano foi um dinamarquês.

Caixa Cultural
Até dia 21 de junho
De graça! Falem sério... Quem perder é o maior pela saco da terra! kkk

TRACKLIST

War (Hypnotic Brass Ensemble)
Straight Business (Hypnotic Brass Ensemble)
Balicky Bon (Hypnotic Brass Ensemble)
Spottie (Hypnotic Brass Ensemble)
I Can't Explain (Surfer Blood)
Island (Surfer Blood)
Dorian (Surfer Blood)


B-DAY

CLIC.