XOXOTA
Como assim um camarada escolhe o termo xoxota como tema principal de um texto? Loucura né? Mas, essa "vibe" veio-me na terça-feira ardendo em febre (será que foi delírio?) e assistia a um DVD do PIL (Public Image Limited). Me lembrei do disco "That What Is Not", o famoso disco da XOXOTA da banda. Mas, o aviso é de que não é isso... Rsrsrsrs. Você já viu a capa do álbum? Pois é... Uma xoxota cabeluda muito bem desenhada, porém dizendo que não é. Pode ser um bicho. Ou um objeto com cerdas grossas e pretas visto de um ângulo distinto. Pode ser muita coisa. Ou somente provocação mesmo. E é aí que eu quero chegar... Provocações... Ih, lembrei do Abujamra (falecido)... Mas, voltando... Por que é tão feio falar, mencionar certas palavras? Posso falar inúmeros verbetes e ninguém atentar-se a palavra, mas sim ao conteúdo e sentido. Por que, raios, alguém fica puto ou sensível se eu meter a palavra "xoxota" num assunto? Será que é maldição da propria palavra ou as pessoas é que não sabem lidar com verbetes associados a sexualidade? Não sou um cara que sai por aí gritando: xoxota, xoxota, xoxota!!!! Não é isso... Mas, por que alguém vai sempre sentir-se desconfortável se outrem mencionar, mesmo que rapidamente, o termo xoxota? Faça o teste: junte cinco amigos seus e conte algo. Respire, olhe atentamente e diga: xoxota! Dois vão rir, um vai ficar encabulado. E por que, caralho? Ops... Xoxota! Eu sei, eu sei... Não há nada de urgente aqui, porém, eu, na qualidade de (pseudo) escritor fico cismado com a importância ou reverberação de verbetes da língua portuguesa. Vou dar dois exemplos: "merda" e "cacete". Esses dois outrora vistos como maus elementos e danados foram anistiados e passaram a fazer parte de um diálogo normal. Dependendo do contexto em que colocas passam desapercebidos e até relevantes (olha o paradoxo) nas conversas. O sujeito faz uma cagada contigo. Ou está desarranjado... Intoxicação alimentar... Tudo isso remete-nos a "merda". Agora, o sujeito aprontou algo grande contigo... Vás tomar uma surra. Ou o seu filho foi pego roubando. A polícia na sua porta. A mãe senta-lhe a porrada. Vais tomar o quê? Um cacete daqueles... No melhor cenário de todos entram como interjeição... "Merda!" ou "Cacete!"... Super compreensível, não? Esqueceram um forno ligado... Ou deixei o ferro ligado... Cacete!!!! Esqueci de pagar a conta! Merda! Acabaram os ingressos... Merda! Muita gente mais desbocada achou brecha para meter um "caralho" aí, mas é deselegante. Cabe, contudo precisa haver muuuuita intimidade entre os ouvintes. Mas, e a "xoxota"???? Aonde entrou? Em lugar algum... Xoxota é algo que não sobe de fase. Está fadada a ficar como palavra feia ou de baixo calão. Ou pornô. Simples... Não existe espaço nesse mundo para ela. Pena. Ahhhhhhhh... Eu me empolguei tanto que passei batido com o disco do PIL...
E aí? É ou não é? Rsrsrsrs... Particularmente, eu acho que é... Mas, justamente como escrevi acima não me fere em nada. Digo apenas que a capa quando saiu teve um selo no meio da foto censurando. Grandes merda (opa... Viu?) também... Das canções nesse disco gosto de cinco faixas em especial... Não trata-se nenhuma obra especial deles. Aliás, "DELE". PIL é John Lydon e só. Desde o começo o músico irlandês-inglês deixou claro que iria fazer sua banda após ser demitido dos Pistols. Mandou McLaren para PQP! e juntou craques para os primeiros discos do PIL. Marca que ficou. Lydon sempre esteve acompanhado de feras: Keith Levene, Jah Wooble, Steve Vai, entre outros. Se antes, o lucro ia todo para McLaren com os Pistols - dessa vez Lydon era Imagem Pública "Limitada" (sem vender-se a ninguém). Tanto é que de 78 (primeiro disco) até 89 (último disco mais importante com vendagem considerável) John controlou tudo. Afogou as mágoas em 77, levantou e tornou-se uma da figuras mais importantes da música. Enquanto Steve Jones, Paul Cook, Glen Matlock (no lugar do falecido Sid Vicious) circulam por aí, Lydon assassinou seus fantasmas com uma das melhores bandas de pós-punk. Sem sequer babar ovo de quase ninguém. Quer exemplos? John declarou que achava um cumprimento sua banda (PIL) não ser tocado em radio alguma. Debochou da rainha anos antes de Morrissey, declarou que o sonho inglês era ilusório, estampou uma xoxota na capa (olha ela aí de novo), Flertou com o dub, ska, eletrônicos, e pouco se importou com os punks ortodoxos, mentiu nas maiorias das entrevistas, cuspiu na MTV Americana, brigou com metade do "mainstream" e saiu ileso. Sua voz segue a mesma (queria ver essas porcarias de American Idol ou The Voice expulsando-o. Pois, John nunca primou por qualidade técnica ou afinação) e sua língua mais ferina possível. Mas, ele se banca. Essa é a grande diferença. Para fechar esse papo todo preciso dizer duas singelas coisas: PIL é algo que me tira do sério e muda até hoje minha zona de conforto; e do começo até agora foram quinze vezes escritas a palavra XOXOTA (já contando com essa). Doeu? Ofendeu tanto assim? Aos meu ouvidos foram lírios...
NEWS
- O Shopping JK, em São Paulo, receberá Hendrix Hits London. Um exposição com 120 itens divididos em quatro alas. A promessa é de mostrar porque Jimi foi o maior guitarrista e mais importante. Desde o tremolo ao seu posicionamento no palco afim de obter melhor ou maior microfonia... Yeah!
- Mata Atlântica: a derrubada da floresta diminuiu 24% no ano passado e se aproxima da meta de desmatamento ZERO! Yeah, porra!
- Nicole Kidman e Reese Witherspoon serão as protagonistas de "Pequenas Grandes Mentiras" baseada do livro homônimo. Uma série que vem com a assinatura da HBO. E prevista para 2016.
- Sepultura vem aí... RJ e SP nesse mês... 30 anos de banda! Parabéns.
- Um dos maiores docs. que eu vi na minha vida, "O Sal da Terra" foi indicado para o Prêmio Platino del Cine Iberoamericano. A atriz Leandra Leal também foi indicada pelo filme "O Lobo atrás da Porta".O resultado sai dia 18 de julho! Parabéns!
- Sepultura vem aí... RJ e SP nesse mês... 30 anos de banda! Parabéns.
- Um dos maiores docs. que eu vi na minha vida, "O Sal da Terra" foi indicado para o Prêmio Platino del Cine Iberoamericano. A atriz Leandra Leal também foi indicada pelo filme "O Lobo atrás da Porta".O resultado sai dia 18 de julho! Parabéns!
TRACKLIST
Paris Smith (Prefab Sprout)
The Wedding March (Prefab Sprout)
The Ice Maiden (Prefab Sprout)
Moon Dog (Prefab Sprout)
Billy (Prefab Sprout)
All the Worlds Loves Lovers (Prefab Sprout)
CLIC.