segunda-feira, 9 de julho de 2012

Pauta de Hoje: Patti Smith, Bowie, News, Surrealismo, Copacabana...


DISCOS


Em homenagem aos quarenta anos da obra-prima "The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And Spiders From Mars" (ufa!), o álbum de David Bowie ganhou uma reedição luxuosa e remasterizada. Para quem não conhece essa maravilha basta dizer que foi considerado por muitos e algumas revistas o melhor álbum da década de 70. E isso não é pouco... Basta lembrar a quantidade de bandas e álbuns da década. Ziggy foi um personagem espacial que David inventou naquele ano (71/72). O personagem caíra na terra e foi um herói do rock, mas sucumbiu às drogas, orgias e exageros. De fato - Bowie matara o personagem dois anos depois e seguiu com sua carreira. Dentre minhas favoritas estão: "Starman", "Lady Stardust", "Hang on To Yourself" e "Rock n' Rolll Suicide". Se tens o original, bote-o pra rolar, senão compre-o. Recomendação alfa máxima!!!! Agora, outra estrela do rock está com disco novo na praça. E essa é diva, é poeta, é "rocker", é fodaça... Patti Smith. A poeta do punk está lançando "Banga", seu mais novo álbum depois de um hiato grande. A força da poesia e das letras embalam o disco. Canções como "April Fool" ou "Nine" são a prova da força de composição e talento raro. Patti é um código inquieto na música. Ela é punk, rock, folk, minimalista e nada disso ao mesmo tempo. Dificilmente alguém conseguirá encaixá-la em rótulo definitivo. Não dá. De mais a mais: o disco é gostoso e voraz. "Nine" é um presente da cantora para o ator Johnny Depp (que toca guitarra na faixa) e "This is the girl" é dedicada a Amy Winehouse. Baixe-o, compre-o, escute-o. Não sei... Faça alguma coisa, bicho... Não pode é ficar parado com essa cara aí...


NEWS

- Reza a lenda que na gravação do disco "Innervisions", Stevie Wonder sofrera um acidente grave e teve um traumatismo craniano. Um engenheiro de som, responsável pela produção do disco fora visitá-lo no hospital e para testar como tinha sido (ou não) afetado o cérebro de Stevie ele pôs "Higher Ground". Stevie não só reconheceu-a como acompanhou com os dedos o ritmo. Foda!

- Uma exposição sobre o Surrealismo está em cartaz no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica no Rio de Janeiro. A mostra tem como pano o "Manifesto Surrealista" de 1924. São 140 obras de mais de 50 artistas. Até dia 29 de julho.

- O Filme "On The Road" de Walter Salles, baseado no livro clássico do beat Jack Kerouac estreará nessa sexta-feira (13). Pretendo ir de mente aberta. Sei de toda dificuldade em traduzir aquela essência "beat" do livro para as telas. Inclusive com atores de um nível menor, por assim dizer... Mas, é obrigatório vê-lo. Seja pro bem ou pro mal.

- Ontem, assisti ao show do "The Radio Dept." no Teatro Odisséia. Não conhecia direito a banda, mas gostei bastante do show. Um pouco mais de 1 hora de show e tudo bem "clean", moderno e etéreo também... Ecos de "Teenage Fanclub", "My Bloody Valentine", e até Phoenix... Bom programa para aquela chuvinha pentelha. Thanks, Finas*


TRACKLIST

Hang on to Yourself (David Bowie)
Starman (David Bowie)
Young Americans (David Bowie)
Changes (David Bowie)
Nine (Patti Smith)
April Fool (Patti Smith)
This is the Girl (Patti Smith)
Free Money (Patti Smith)

TOP 5 (Copacabana)

Help
Gordon
Cinema Condor
Cervantes
Copacabana Palace


120 anos !!!!