domingo, 16 de fevereiro de 2014

Pauta de Hoje: Shirley Temple (RIP), Sherlock Holmes (Série), Arcade Fire, Anos Incríveis e mais...


SHIRLEY TEMPLE

Certamente, a menina mais famosa do mundo. Shirley estreou no cinema aos 3 anos de idade em curtas metragens. A menina dos olhos do Tio Sam. Fez até presidente agradecer pelo seu sorriso no período da Grande Depressão. A atriz faleceu essa semana (dia 10) de "causas naturais" aos 85 anos. Das imensas curiosidades que cercam sua vida, a maior talvez seja, que a atriz fez muito mais sucesso em sua juventude do que na vida adulta. Shirley aposentou-se do cinema em 1949 aos 21 anos de idade. E, a grande maioria tem até hoje na memória o rosto daquela menina. Shirley ficou eternizada como a menina do cinema americano, mesmo tendo vivido e rompido o novo milênio. Shirley tornou-se uma marca do cinema americano ao lado de personagens "animados" como Mickey, Pato Donald, Pernalonga, entre outros. Dificilmente algum ser humano alcançará esse nível de personificação. Não foi "fatal" como Marilyn Monroe nem "garbosa" como Audrey Hepburn. Shirley Temple foi outra coisa. RIP!


SHERLOCK

De todas as séries produzidas em escala industrial (sim, isso é um sarcasmo e crítica) - as que realmente fizeram minha cabeça são: Breaking Bad e Sherlock Holmes. Já falei muito da primeira, mas não dediquei nenhuma linha à segunda. A série "Sherlock Holmes" exibida pela BBC One é daquelas releituras modernas, originais e bem feitas. Eu sou suspeito, pois sou um admirador dessa obra de Sir Arthur Conan Doyle. Desde pequeno lia e via filmes, jogos (tinha Scotland Yard* em casa) e matérias sobre. Considerava três grandes super-heróis na minha adolescência: Batman, James Bond (outro dia explico mais) e Sherlock Holmes. Cada qual com sua nobreza e arte. Mas, voltando a série... Sherlock estreou em 2010 com três episódios de 90 minutos. Foi tanto sucesso que os fãs pediram mais. Depois de dois anos, em 2012, estreou a segunda temporada com mais três episódios também de 90 minutos. Foi um deleite, porém os produtores frearam mais uma vez. A série só foi exibida em sua terceira temporada nesse ano de 2014. Um hiato que já se tornou marca da produção. De qualquer modo - é uma das melhores coisas da TV. Em parte, pelas ótimas atuações de Benedict Cumberbatch (Sherlock) e Martin Freeman (Dr. Watson) e pela bela produção da BBC One. Vale a compra de um "Box", hein? Ahhh... Jim Moriarty também dá as cartas nessa trama. E, de maneira astuta e não menos genial. "Sério?" - Elementar, meu caro Watson! Rsrs...

* Jogo de tabuleiro


NEWS

- Essa semana vi mais dois filmes indicados ao Oscar: "O Grande Gatsby" e "Her". Ok, ok, o primeiro nem é citado direito. Mas, me parece ter um indicação em um dos prêmios técnicos. Já "Her" é bem concorrido. Aliás, ótimo filme e muito atual. Vou dedicar brevemente boas linhas para comentar sobre o filme e sua trama moderníssima. Uma crítica pertinente e oportuna.

- Você conhece Adolphe Sax? Não? Pois saiba que esse homem é o pai do instrumento que carrega em seu nome: saxofone. Esse ano, 2014, comemora-se o bicentenário de seu nascimento. Seu país de origem, Bélgica, tem programado uma série de eventos em comemoração a data. Não custa lembrar que o sax modificou e muito o blues e sobretudo, o jazz. 

- Meia-irmã de Julia e Eric Roberts, Nancy Motes foi encontrada morta na último dia 12 em seu apartamento. Aparentemente, a polícia divulgou que possa ter sido uma overdose de remédios tranquilizantes. RIP.

- A série "Anos Incríveis" exibida entre 1988 e 1993 sairá em DVD, segundo fontes. Estarão as seis temporadas juntas numa caixa especial. Ainda não se sabe a data certa, mas não passa de junho ou julho. Além dos episódios, os fãs poderão lembrar da trilha sonora que contou com Joe Cocker (cantando Beatles na abertura), Bob Dylan, Smokey Robinson, Van Morrison, Joni Mitchell entre outros. 


SHOW


Arcade Fire
04/04/2014 - Citibank Hall
Pista: R$ 210,00
Camarote: R$ 440,00

Obs: 4 de abril é aniversário desse quem vos escreve!

TRACKLIST

Dressed Up Looking Fine (Planet of the Abts)
Deep Into Self (Planet of the Abts)
Trying To Be Myself (Planet of the Abts)
Afterlife (Arcade Fire)
Neighborhood #2(Arcade Fire)
City With No Children (Arcade Fire)



CLIC.