domingo, 21 de setembro de 2014

Pauta de Hoje: Leonard Cohen (80 anos) "Popular Problems" (Disco), Sin City 2, Tracks, News, Papers...


LEONARD COHEN

Numa tarde fria e inocente (naquela época todas as tardes eram inocentes) me deparei com "Songs Of Love And Hate" do bardo. Um disco de 1971 que eu comprara num sebo vadio em Copacabana. Não me recordo se era 89 ou 90, quem sabe até 87 ou 91? Mas, era uma época em que se comprava vinil (e eu colecionava) e se levava para casa para ouvir. Ainda menor de idade - eu comprava vinhos vagabundos para fazer audições. Poderia ser "solo" ou com amigos... Geralmente a audição com amigos era de discos frescos, lançamentos e tal... Mas, haviam exceções... Enfim... Não vem ao caso agora. De qualquer modo, eu coloquei a bolacha setentista de Cohen na vitrola e ouvi... Eram cinco e pouco, seis horas... O ocaso, de fato. Digo isso, pois a iluminação baixava naturalmente e a cada faixa mudava a luz... Eu fui me rendendo e me apaixonado pelo disco amiúde. Nunca esqueci a sensação ao escutar aquele disco. Acho que eu nunca mais fui o mesmo. E, se você fizer o mesmo sentirá um pouco do que eu senti... "Avalanche" adentra o ambiente como quem rouba sua alma e devolve modificada depois. Aquela voz rouca, alta e sombria me grudou na parede. Essa é a minha favorita do disco e do cantor. Impossível ficar indiferente. "Famous Blue Raincoat" e "Last Year's Man" me conquistaram de vez. Elas completam a trinca mágica do disco. Digo mais: poucas vezes um disco me enfeitiçou de tal maneira. E sóbrio! Rsrsrsrsrs... "Joan Of Arc" e "Sing Another Songs, Boys" fazem papel de coadjuvante dignas de um Oscar. Finalmente: "Dress Rehearshal Rag", "Loves Calls You By Your Name" e sobretudo a embriagante "Diamonds in The Mine" onde Cohen gargalha e canta de maneira bêbada fecham o trunfo. Absurdo!!!! Fazendo uma referência à época, eu havia viajado para Nova York e passado um a dois meses por lá. Já ouvia "The Smiths", "Joy Division", "PIL", "Echo & The Bunnymen" entre outros pós-punks. Mas, eu estava a caça da banda "REM" (a minha banda do coração). Comprei todos os discos da fase IRS e o único da Warner, "Green". Havia sido lançado "Out Of Time" e "Nevermind". Esse era o cenário; contudo eu já lera por diversas vezes o nome de "Leonard Cohen" em muitos lugares. Em revistas, jornais, encartes de discos, "covers" de bandas acima, inclusive... E por aí vai... Nos EUA eu escutara "Hallelujah" na voz Buckley e ficara fascinado. O bardo me cercava sem que eu tivesse clara noção. Eu tinha esse disco e ainda não entendia o que tudo aquilo significava. O tempo foi passando e eu escutava o "maldito" disco sem parar. Resolvi comprar toda a discografia de Cohen. Comecei com "Songs Of Leonard Cohen", o primeirão (dos clássicos "Suzanne", "Sisters Of Mercy" e "So Long Marianne"), depois "Songs From a Room" (de "Bird On The Wire" e "The Lady Midnight") e assim por diante. Cada ano, Cohen me fascinava mais e mais. Passei a comprar seus livros... Pois é... Chegamos ao ponto de uma breve explicação. Leonard Cohen é poeta, escritor. Antes de mais nada. Seus livros vieram antes de qualquer outra carreira artística. Com o passar dos anos é que amigos estimularam e convenceram-no a musicalizar seus textos. Uma abençoada ideia, diga-se de passagem... Quando ele lança o primeiro disco - já tinha seis livros publicados e algum reconhecimento. A passagem para a música foi natural. Desde então, escutar, admirar, ler o bardo é algo natural e metódico em mim. É extremamente inspirador sua carreira e sua trajetória. Bom também, é escutar REM levando covers dele. É a junção de uma banda de coração com o maior artista vivo. Aquele quem eu considero "Top 1" no mundo musical. Como eu não tenho ídolos, Mr. Cohen é o que chega mais perto disso para mim. Um "gentleman"... Um assombro!


POPULAR PROBLEMS

Esse ano, 2014, Cohen lança seu décimo-terceiro álbum. A coincidência é que lança perto do seu aniversário (21 de setembro), ou seja, HOJE, quando faz 80 anos! Parabéns, Mr. Cohen! 80 anos de vida e de pura poesia! O trabalho é bem parecido com seus últimos álbuns... A voz grave, barítono por natureza, acompanhado por suas "backing vocals" femininas (quase gospel) e uma sonoridade com ritmos de jazz, blues e boleros. Alguns dizem que são músicas de "gente velha", mas eu não acho. Ao contrário - acho que é uma aula de energia e renovação. São nove canções que falam de reflexões, condições humanas, ironia e amor. Porém com o jeito uníssono e mântrico que somente ele sabe fazer. Destaco quatro canções desse novo trabalho: "Almost Like a Blues" (um ritmo envolvente e uma letra inspiradíssima), "Nevermind" (minimalismo puro), "You Got me Singing" (Um country lindo) e "Born in Chains" (magistral e magnética). A produção é de Patrick Leonard. Aliás, bela produção. Tudo está muito bem feito. Efeitos, teclados, sinthetizadores, cellos, etc... E é claro que eu vou comprar. Não compro quase nada... Geralmente  escuto, baixo e tudo mais... Porém - qdo se trata de REM (não mais - pela aposentadoria) e Leonard Cohen eu gosto de ter o disco "físico". É como um presente! "A gift"...Rsrsrs

Curiosidades: Leonard Cohen tinha como grande amigo e parceiro o poeta Garcia Lorca. Além de seus outros parceiros da geração beat: Kerouac e Burroughs.

Cohen recebeu o Prêmio Príncipe Astúrias de Letras em 2011.

Além disso, pelo período que se isolou em um mosteiro e virou monge (budista) recebeu o nome de "Dharma de Jikan" (O Silencioso)


SIN CITY 2 (A Dama Fatal)

A sequência de "Sin City" (2005) estreia nessa quinta que vem nos principais cinemas brasileiros. Esse quem vos escreve teve direito a ver antes. Já tinha gostado muito do primeiro e tive o mesmo sentimento por esse. O filme, uma adaptação dos HQs e escrito por Frank Miller, preserva o ambiente "noir" e policial de uma cidade venenosa. São três histórias bem contadas e interpretadas por um time de estrelas: Bruce Willis, Jessica Alba (linda, linda), Eva Green, Ray Liotta, Cristopher Meloni, Mickey Rourke, Josh Brolin (como Dwight) e Joseph Gordon-Levitt. Todos os ingredientes de um bom policial estão lá: prostitutas, cafetões, machões, carrões, tiros, porradas e muito, muito sangue. Embora, os mais desavisados precisem saber de que a fotografia (ou o gráfico) é de desenho mesmo. Um "Graphic Novel". Isso tira bastante o peso do derramamento de sangue. Mas, não alivia não. Tudo é simples em termos de roteiro, porém diverte muito. São narrações sobre uma vingança, um acerto de contas e a redenção de uma viúva. Curti bastante. Como aperitivo para o Festival do Rio (que começa semana que vem) está muito bom. Robert Rodriguez assina a direção junto com Miller e produz também.

Obs: Mais três estrelas realçam o filme: Lady Gaga, Rosario Dawson e Jamie Chung (hipnotizante).



NEWS

- Série nova começando nos EUA chamada "Stalker". Nome bastante atual nos tempos de hoje. Embora seja policial com casos de abusos sexuais. Praticamente o "CSI - Special Victims Unit"... Estreia dia 1º de outubro no Tio Sam.

- Depois da vitória do "não" na Escócia, alguns grupos se organizam em busca de independência. Entre os principais estão os catalães. A briga é bem antiga e surge com mais força nesse instante. Mesmo sendo diferente do caso escocês eu acho que o desfecho será o mesmo. Ou seja: não acontecerá. A conferir.

- Os "foods trucks" estão chegando com tudo. Comida portenha, peruana, cubana, etc... São aqueles caminhões (estilo "Trailers") com uma mini cozinha na parte de trás e vendem comida na hora. Parece promissor... Mas, na verdade, sempre tivemos isso aqui. Eu cansei de comer "podrões" ou "espetinhos" em Kombis paradas na calçada. É a mesma coisa. As pessoas é que não perceberam. Embora dessa vez venha com estampa chique.

- De todos os fortes na cidade do Rio de Janeiro, o caçula deles, o Forte de Copacabana é um dos mais bonitos. E foi remodelado. Mas, a lembrança dele é nobre. No próximo dia 28 de setembro o forte completará 100 anos de existência. Yeahhhhh! Parabéns ao forte. 




DICA

"Beije Minha Lápide" (Teatro)
Centro Cultural dos Correios
Até dia 5 de outubro

VERDE

Segundo a ONU (Organizações das Nações Unidas) a camada de ozônio começa a se recuperar e deverá ser refeita até 2050. Isso é uma notícia! Uow!!!

TRACKLIST

Famous Blue Raincoat (Leonard Cohen)
Last Year's Man (Leonard Cohen)
Avalanche (Leonard Cohen)
Iodine (Leonard Cohen)
The Future (Leonard Cohen)
Master Song (Leonard Cohen)
Bird On the Wire (Leonard Cohen)
Joan Of Arc (Leonard Cohen)




MGMT vem aí!

Clic.