domingo, 7 de setembro de 2014

Pauta de Hoje: Marina, Luc Besson, Pixies (Indie Cindy), Irvine Welsh, Tracks, entre outras...


MARINA SILVA

A grande surpresa dessas eleições tornou-se a presença de Marina Silva. Alçada como nova candidata, infelizmente pela morte prematura de Eduardo Campos, a presidenciável do PSB surge como a terceira força (ou via) no pleito de outubro. E de tão forte e inesperada a sensação, Marina surge como real ameaça à reeleição de Dilma. Segundo os principais institutos de pesquisas do País, a candidata vence Dilma num possível segundo turno. E aí? Parece fácil, porém nem de longe o é. Assim como Jânio Quadros e Fernando Collor, o país viveu nesses dois a esperança do "novo", da "mudança"... E, foi o que foi... Duas péssimas experiências. A promessa de um país num rumo distinto e genuíno transformou-se em imensa decepção e atraso político. Não sei se será assim com Marina e sua equipe. Na verdade, o que mais me amedronta é justamente essa "equipe" da candidata. Não confio e tampouco sinto firmeza na trupe anunciada. Decerto que também sinto o mesmo pela trupe do PT e PSDB. Ugh! Sigo em dúvida no pleito. O que eu sei e percebo é que o Brasil entrou em recessão (por mais que se evite, é isso) e a dúvida de como a economia brasileira irá se comportar e (talvez) reagir perdura. As importantes reformas políticas, sociais e econômicas não foram feitas. Urge fazê-las... Se não por bem, por mal. Precisamos cobrar um legislativo e executivo mais decente e íntegro. Precisamos exigir nossos direitos como cidadãos. Precisamos mais ainda de políticas na área de saúde, educação e segurança pública que sejam eficazes e precisas. Pouco nos interessa se serão realizadas por partido A ou B, o fato é que passou da hora de acontecer. Não tenho e nunca tive partido. Apenas admirei certos políticos, sem me cegar então. Para citar três nomes aqui: Roberto Freire, Ciro Gomes e Fernando Gabeira. Entretanto, nunca me furtei em criticá-los. De qualquer modo - use a cabeça. Política não é chato; política é necessária e boa. Basta começar a pensar.


NEWS

- "Skagboys" de Irvine Welsh é sucesso de vendas. Mesmo escrito 20 anos após "Trainspotting", ele (o livro) é o primeiro da trilogia. Mostra como Mark, Sick Boy e os outros rapazes se conheceram. Quem fecha a trilogia é "Porno". Para quem adora a história (levada às telas por Danny Boyle) o livro é um deleite. 

- Está na fila desse quem vos escreve o novo filme de Luc Besson, "Lucy" com Scarlett Johansson. O roteiro chega ser até bobo de tão simples, mas é o cineasta e a estrela quem me instigam. 

- Faleceu o músico Gustavo Cerati, vocalista do Soda Stereo (uma das maiores bandas argentinas). Ele havia sofrido um AVC em 2010 e nunca mais se recuperou. RIP.

- Um estudo de Harvard comprovou que o uso de antidepressivos durante a gravidez aumenta em 80% o risco do bebê desenvolver algum transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Cuidado, mamães!!

INDIE CINDY

O quinto e novo álbum do Pixies é uma das audições que eu estava guardando com paciência. Depois de 23 anos sem lançar nada, os americanos de Boston nos brinda com mais um trabalho. A nota a se lamentar é a saída da baixista Kim Deal. O grupo permaneceu como trio mesmo trabalhando com músicos de apoio. Quanto ao som da banda nada mudou. Ou melhor: mudou sim. Ficou mais maduro e melhor. Decerto que é suspeito falar, pois os primeiros discos da banda são clássicos, porém depois de tanto tempo e tanta marola no rock é para lá de auspicioso escutar um som tão coeso e talentoso. Tudo permanece ali: a crueza nos vocais de Black Francis (ou Frank Black?), a guitarra marcada e "surfer" de Joey Santiago e os baixos simples, contudo eficientes. Quem assume é Paz Lenchantin (muito fofa!!!). Completa o time o batera de longa data também David Lovering. Pixies sempre foi uma banda alternativa com um pé na surf music e letras psicodélicas. Em "Indie Cindy" segue a fórmula. Distorção de guitarras, vocais altos e vibrantes, alguns teclados para marcar ou personalizar alguma canção ou outra e baixo econômico. Gostei muito do disco. Não fica devendo nada ao passado. São 12 faixas bem encaixadas e produzidas. Destaco cinco faixas dali: "Greens and Blues", "Indie Cindy" (no melhor estilo Pixies), "Magdalena 318" (belo título), "Silver Snail" e "Snakes " (Um pop moderno beirando a Death Cab for the Cutie). Boa volta! 


CURIOSIDADES

1) O primeiro jornal impresso no Brasil chamou-se "Gazeta do Rio de Janeiro" e foi lançado em 1808. Circulava duas vezes na semana. O mais antigo AINDA EM CIRCULAÇÃO permanece sendo o "Jornal do Commercio" (muita gente confunde) fundado em 1827 e com circulação diária. Ainda é o mais antigo da América Latina.

2) Há exatos cem anos atrás, é eleito novo papa o Bento XV. Justamente em 1914, período que se iniciaria a primeira grande guerra. Exatamente Vossa Santidade quem canonizaria Joana D'arc.

TRACKLIST

Greens And Blues (Pixies)
Indie Cindy (Pixies)
Magdalena 318 (Pixies)
Silver Snail (Pixies)
Bagboy (Pixies)
Andro Queen (Pixies)




Paz Lenchantin

Clic.