quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Pauta de Hoje: Taxman, Youtube, John Lydon, Mortes, Off-Carnaval, News, Shows, Tracks

SONEGAÇÃO

Entrou em pauta o velho hábito de sonegar impostos... Eu digo velho, pois é antiga essa prática. Seja quem for. Políticos, empresários, jogadores de futebol, músicos, atores, personalidades. Em 99% das vezes são pessoas bem abastadas. Imagine um sujeito que não tem onde cair morto sonegando impostos? Difícil, né? O camarada mal tem a labuta e o "larjan"... Quiçá sonegar algo... Basta pensar. Veja (ou leia) que eu não mencionei ora alguma nenhuma dicotomia sobre caráter ou riqueza. Não acho proporcional e tampouco vejo motivos para relacioná-los. Mas, é fato que as pessoas envolvidas com essa questão do fisco têm dinheiro. Certo? Bom... Daí veio-me à cabeça a canção dos Beatles (que também sofreram com esse tipo de questão) "Taxman" - de George Harrison. No primeiro verso da música ela diz: "... Aqui está: um pra você e dezenove pra mim ..." A referência era clara... O tributo no Reino Unido para os "super ricos". Naquela época passavam dos 80%. Para ter-se uma ideia, hoje, no Reino Unido o tributo é de 95% em cima das fortunas de milionários. É mole? Isso mesmo que leste. Enfim... Os Stones mesmo, fugiram de lá para França na década de 70 por essa razão, o que ficou conhecido como "exílio fiscal"... Rsrsrsrs... Verdade! E, Gerard Depardieu? Outro que fugiu da França para Rússia por idêntico motivo recentemente... São inúmeros exemplos. Mas, todos têm o mesmo "escape"... Dinheiro! Simples. Seja cagada de um contador, desvio de caráter do confiscado ou tributos altos para enormes fortunas - todos querem proteger-se e cuidar do seu dinheiro. Talvez, você que me lê pense: É fácil... Ele não é rico. Pois sim, não sou mesmo. Longe disso. Porém, acho que o mundo caminha para essa estranha escala de valor... Tudo é dinheiro. Preciso disso, daquilo, daquilo mais... Preciso de dinheiro. Dinheiro. Troço de louco. O vil metal cada vez mais enfeitiçando os mais nobres e aqueles de estranhos caráteres... Sei lá. Para onde quer que eu olhe tem sempre alguém com problemas de dinheiro. E, todos tristes... Hmmmm... Acho que o problema inicia-se por aí... Muita concentração de renda e uma péssima distribuição. Recentemente, eu li que 1 ou 2% da fortuna é concentrada em meia dúzia aí. O resto somos nós. Que mundo estranho, não? "... Let me tell you how it will be. There's one for you, nineteen for me. Cos I'm the taxman, yeah, I'm the taxman ..."

Eis uma versão "ao vivo" com George e Eric Clapton:

https://www.youtube.com/watch?v=y8OgkjcW0g4


YOUTUBE

Essa vai para a mais famosa ferramenta do gênero, mas poderia ser para qualquer outra. Vou falar uma vez somente e espero ser entendido. Não me importa os direitos reservados, etc... Ok? Esse não é o cerne. A questão é a seguinte: se eu quero escutar uma p**** de uma canção - eu quero no original, a versão do disco. Isso mesmo. Do trabalho original. Estúdio. É difícil? Não quero ficar procurando-a, pois o "random" da ferramenta busca por aproximação ou "as mais pedidas"... Dane-se. Antes dela vem versões ao vivo, covers, montagens de vídeo e o escambáu. E nada da porra (falei...) do som original. Se eu quiser ouvir uma versão, um acústico, uma releitura do raio que parta deixe que eu sofistique minha busca. Acho que os responsáveis pela programação entendem isso, não? Quero ouvir a música original! Registraram? Porra! (de novo) Cada vez mais complicado mostrar algo para alguém ou somente ouvir a gênese do negócio. Da forma que saiu no estúdio, cacete... Parem de mexer com a arte sagrada da música. Já é um saco ter que esperar a publicidade no começo... Deixem a canção como foi digitada. Se eu quero "taxman" dos Beatles, por favor traga-a a versão do "Revolver". Simples... Foi o que aconteceu acima... Digitei e vieram tudo que se imagina, exceto a original do trabalho de 66. Acreditem. Façam o teste. Digite a canção citada. Esperem e verão... Porra! É por essas e outras que eu prefiro meu som, meus vinis, CDs e fitinhas. Ou canções que eu baixo mesmo. Se deixar na mão de quem só sabe falar e cagar dá nisso... Desculpem os baixos calões... 

NEWS

- Tá ficando chato e "deprê" esses obituários semanais... De fato, todo dia pessoas morrem. E em tempos como os de hoje, "realidade máxima", todo dia é notícia. E, na semana foram dois das artes: Jacques Rivette, um dos ícones da "nouvelle vague", aos 87 anos. E a ex- vocalista Signe Anderson, do Jefferson Airplane, aos 74 anos. O detalhe mórbido aí é que, nesse mesmo dia do ano passado (2015) faleceu Paul Kantner, ex-vocalista da banda também... Oxe! RIP.

- Mas, para subir o astral total... No último dia 31 de janeiro, o provocador mor britânico, John Lydon, completou 60 anos... Ééééé... Quem disse que era "No future"???? O homem está mais vivo do que nunca. O "The Guardian" publicou inúmeras fotos do rapaz. Parabéns a Johnny... Certamente faz muita diferença na música...



- Com a chegada do carnaval muita gente boa anda reclamando ou mesmo, difamando-o. Na realidade é um gasto de energia desnecessário. Aproveite, meu amigo (ou amiga) para atualizar-se com aquela série que gostas. Ou aquele livro que não tinhas tempo para ler (se bem que eu acho contraditório isso). Se preferir sair de casa - vá aos museus... Tem tanta exposição interessante na cidade. Está calor? Pegue um cinema... Tem belos filmes em cartaz. Não há desculpa. Nada melhor do que passar duas horas em frente ao telão da sétima arte com o ar condicionado "no grau" comendo uma pipoca. Não é isso? O "do itself" não ficou no punk; é para ser feito em qualquer situação e com sagacidade. Aproveite esses dias e fique em dia com a arte. Sacou? E não fala-se mais nisso.

- Essa é do cacete... Um museu foi construído a 15m de profundidade no fundo do mar. Nas Ilhas Canárias. Isso mesmo! "Fundo mar"... São estátuas feitas por um inglês. Claro que a pergunta mais natural é: como visita-se tal exposição? Hahahaha... Sim, sim... Com roupa de mergulho. Todo acessório pertinente. Bom, não deixa de ser algo inusitado e cool. Ahhh... As estátuas não poluem o meio ambiente (mar) e podem ficar aonde estão por trezentos anos... Uau!!

SHOWS

Dois shows agitam os próximos meses... Eu comentei nas redes sociais, mas faço questão de ratificar aqui... O Camisa de Vênus comemora 35 anos de carreira com um show no Distrito Federal. Será no NET Live dia 19 de fevereiro às 22 horas. Marcelo Nova e cia. (incluso seu filho) darão mostra dos clássicos e algumas surpresas. Boa! Outra banda (que eu adoro) é o Fellini. Cadão Volpato, Thomas Pappon e banda realizarão em Sampa shows em março e abril. Dia 26 de março (Z Carniceria), 2 de abril (SESC Belenzinho) e 7 de abril (CCSP). O som? Tocarão o clássico disco "Amor Louco". Na íntegra. Mas, farão extras e estão dispostos a atender pedidos... E aí? Vai perder?



TRACKLIST

Gotham City (Camisa de Vênus)
Deus, me dê grana (Camisa de Vênus)
Bete Morreu (Camisa de Vênus)
Chico Buarque Song (Fellini)
Love 'til the Morning (Fellini)
Clepsidra (Fellini)




HARE