sexta-feira, 25 de março de 2016

Pauta de Hoje: Vinil FM, Nélson Gonçalves, Van Gogh, Beatles, News e mais...


RÁDIO

Sempre gostei de rádio. Fosse AM ou FM. No meu imaginário as vozes de Waldir Amaral e José Carlos Araújo. Passando por nomes importantes como Edson Mauro, Luiz Penido, Jota Santiago, Doalcey Camargo entre outros... E, por favor... Não me julgue ou culpe pelo "provincianismo", pois são inúmeros nomes pelo Brasil inteiro. Acompanhava do Rio de Janeiro mesmo. De Norte a Sul são exemplos mil. Rádio é apaixonante. Quem já entrou num estúdio ou viu um programa ao vivo sabe do que refiro-me. A disposição das mesas, os operadores de áudio, etc... É muito legal. Todo ambiente e, sobretudo os bastidores. O futebol foi o condutor para mim. Confesso. Música foi depois. E, mesmo assim, tenho muitas restrições na parte musical. Sigo firme e forte no esporte bretão até hoje. Quem tiver interesse - aconselho pesquisar a história do veículo disponibilizado em textos, vídeos e outros. Alguns documentários também. Mas, eu fiz essa abertura apenas para ilustrar minha singela estreia (ontem) numa web radio. Trata-se da Vinil FM. Quem me convidou foi o amigo André Buda que comanda "O Método Buda do Controle Mental" todas as quintas-feiras, 19 horas, na rádio. Programa é bem interessante e convidativo. Falei ontem sobre o disco "Out Of Time". Segundo, Buda, farei toda terceira quinta-feira do mês... Uma palha cultural. Gostei muito da ideia e espero poder acrescentar ao programa e a rádio. Obrigado mesmo! Vou deixar o link abaixo para "consumo"... Rsrsrsrs. E, vou atualizando sempre que for. 

www.vinilfm.com.br

NÉLSON GONÇALVES

Gosto de abrir sempre um parêntese para os grandes nomes da nossa música. Nélson era um seresteiro, mas era poeta, cantor e punk. Por que não? Sua vida pessoal renderam livros e livros numa época em que ele "mandava prender" na Lapa e arredores do centro. Um verdadeiro bon vivant. Porém engana-se quem pensa que a vida era fácil para ele. Desde sua gagueira (alcunha "metralhadora) ao seu vício. Álcool e cocaína. Chegou a ser preso em 1965. Depois voltou em grande estilo com "A Volta do Boêmio" interpretando clássicos como "Fica Comigo Essa Noite", "Meu vício é Você", "Deusa do Asfalto", "Extase" e, claro "A Volta do Boêmio". Fundamental na discografia dele. Recordei-me dele, pois andei ouvindo-o recentemente... Fiquem a vontade em ouvi-lo. Clássico. Ahhh... Esse disco é de 1967. Quase 50 anos atrás. 

https://www.youtube.com/watch?v=XQKC4xEY71U



NEWS

- Paul McCartney quer recuperar seus direitos sobre suas composições na época dos Beatles. Yeah! Sente o drama... Depois que Michael Jackson comprou e ficou de posse - as canções foram parar nas mãos da Sony. A gravadora ainda os têm. Mas, segundo uma lei americana a respeito do assunto, todo artista pode requerer após 56 anos de lançada (a obra). Na origem. E isso acontecerá em 2018. Movimentos jurídicos por vir... Que loucura isso!!!!

- Animação "Loving Vicent" prevista para setembro foi baseada em mais de 800 cartas escritas pelo próprio artista holandês. Van Gogh está muito em moda esse ano. A animação é uma coautoria inglesa e polonesa sobre a vida do pintor. Link abaixo:


- O disco de estreia do Sigue Sigue Sputnik, banda britânica que fez barulho na década de 80, o famoso "Flaunt It" completou esse mês trinta anos. Foi lançado em 1986 com dois singles que gastaram as agulhas e pistas: Love Missile F1-11" e "21st Century Boy". Muitos torcem o nariz, mas é fato que os caras explodiram. Tenho ainda esse vinil e, confesso que até hoje tenho ótimas lembranças dele. 


- De partida para Sampa no fim de semana que vem... À vista show do Fellini e diversão na Augusta! Opaaaaaa!

PATTI SMITH

A cantora e poetisa Patti Smith está lançado um livro. Chama-se "Linha M" e aborda sua relação com o ex- MC5, Fred Sonic Smith, além de temas como amor e velhice. Quem publica é a Companhia das Letras. O preço médio gira em torno de 40 reais.

TRACKLIST

A Volta do Boêmio (Nélson Gonçalves)
Carlos Gardel (Nélson Gonçalves)
Meu vìcio é Você (Nélson Gonçalves)
Teenage Thunder (Sigue Sigue Sputnik)
21st Century Boy (Sigue Sigue Sputnik)
Massive Retaliation (Sigue Sigue Sputnik)


Hare Hare.