domingo, 27 de novembro de 2016

Pauta de Hoje: British Sitcoms, Melhores 2016 (Briefing), News, Mostra Cinnecittà e "Janelas Abertas"...


Uma versão mais "pocket" tendo em vista a correria do dia a dia... Mas, a qualidade (acho) do conteúdo segue tentando melhorar. 

BRITISH SITCOMS

Assim como diversas pessoas fazem eu também pinço filmes, séries ou sons (esses mais do que tudo) aleatoriamente. Numa dessas pinçadas deparei-me com duas séries britânicas que têm ligação autoral. Puro acaso. Juro... Refiro-me a "Fresh Meat" e "Peep Show"... Ambas com criação de Jesse Armstrong e Sam Bain. Fui saber dessa conexão após ver o final da primeira. Conforme eu mencionei: foi acaso. Ou não! Rsrsrsrs... Bom... "Fresh Meat" é uma série que aborda a vida de seis estudantes (muito distintos entre si) residentes numa república em Manchester. Yeah! Isso foi algo que pegou-me, admito. Cada um leva o convívio à sua maneira. Foram quatro temporadas até o cancelamento. Porém, divertiu-me. Essa é missão dada. Entreter o público. Nada sofisticado ou dramático. Comédia informal e leve. Direta. Cada personagem tem suas características bem definidas... Uma anarquista, um músico, um nerd, uma patricinha, uma maluca e um playboy. Todos com finalidades diferentes e almejando um lugar ao sol. A segunda foi indicada por um amigo (esse nem sabia da conexão também e sequer conhece a primeira) em plena festa. Quando fui procurar achei a interseção delas. Só por isso já conquistaria-me (ou convidaria-me), contudo ele recomendou fortemente. "Peep Show" foi uma série grande e de muita audiência na Inglaterra. Teve nove temporadas e consagrou seus dois atores centrais: David Mitchell e Robert Webb. Dois caras que dividem um apartamento em Londres. São complementares. Um é um nerd metódico e cheio de frescuras e o outro um lunático preguiçoso que vive de música. Na verdade, não vive. Os dois são egoístas e frágeis nos seus relacionamentos. O contraponto interessante no show é o personagem "Super Hans" (feito por Matt King) que é um junkie pesado e rebelde. O cara é completamente louco e irresponsável. A média de idade dos personagens cresce em relação a primeira série. Se em "Fresh Meat" estamos lidando com jovens de 25 anos em "Peep Show" eles têm mais de trinta, trinta e cinco anos. Já passaram da faculdade e tal. O humor é ácido e cínico. Como um bom show europeu. Essa é a diferença fundamental dessas séries (por isso coloquei o título supracitado) britânicas para as americanas. O tema pode ser o mesmo e as relações idem, porém o humor, o sarcasmo, as ideias nada corretas diferenciam o resultado. Não há o menor compromisso com o chamado "politicamente correto". É preciso avisar isso. É pau na mesa mesmo. A dose de comédia é dois tons abaixo (ou acima, depende como você enxerga a vida). São feitas mesmo para dar essa leveza (no roteiro) e descompromisso ao telespectador. Não há nada inovador como "The Black Mirror" ou dramático como "True Detective". Não. É comédia-besteira com toques europeus. Mais acidez e ironia. Pura sacanagem. Tente... No mínimo irás divertir-se. 


FRESH MEAT


PEEP SHOW

MELHORES 2016

A partir do próximo post colocarei os melhores de 2016. Além de diversas coisas pinçadas por mim teremos os ingredientes básicos: Cinema, literatura e música. Aguardem! Colocarei um "plus" com os dez melhores filmes e os dez melhores discos do ano. Juro! Imperdível.

NEWS

- O líder da Revolução Cubana (Fidel Castro) faleceu. Isso já é sabido em todo mundo. Eu, que viajei em 2011 para a mítica ilha, recomendo Cuba a todos. Visitem sem compromisso! RIP.

- Pesquisadores do Mindlab International (Instituto Britânico) afirmam que OITO minutos de música num momento de estresse crítico são suficientes para cortar mais de 50% da tensão. Hahahaha... É ciência, eu sei... Não discuto, mas eu sei disso há tempos. Dificilmente passo um dia sequer sem ouvir algum som. Arrisco-me a falar que não lembro-me de um dia sem som. E, tiro umas duas horas, pelo menos para tal. Quando não faço-o na labuta.

- Dia 29 (terça-feira) a Caixa Cultural abre a "Mostra Cinnecittà" - Fábrica de Sonhos. 
O Famoso Complexo de Estúdio Italiano de Cinema será homenageado por sua contribuição dos anos 40 aos anos 80. Serão exibidos 20 filmes emblemáticos da história do estúdio. Entre eles: "A Doce Vida" (Frederico Fellini) e "Era Uma vez no Oeste" (Sergio Leone). Fiquem ligados na programação! Termina em 18 de dezembro.

- Falando em dicas... Mais uma... Em janeiro, o Canal Brasil apresentará "Janelas Abertas" seu mais novo programa acerca da sétima arte. Serão treze episódios ao longo do ano. Na abertura teremos "12 Macacos" (Terry Gillian), "Gravidade" (Alfonso Cuarón) e "O Segredo dos Seus Olhos" (Juan Jose Campanella). Sentiram? Fiquem espertos! 

TRACKLIST

Pelo Telefone (Donga)
Se Você Jurar (Ismael Silva)
Conversa de Botequim (Noel Rosa)
Aquarela do Brasil (Ary Barroso)
Trem das Onze (Adoniran Barbosa)
Chega de Saudade (Tom Jobim/Vinicius de Moraes)


Hasta la victoria