sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Pauta de Hoje: John Hurt, News, Chico Science, Blondie, Carlos Gomes, Tracks, etc


JOHN HURT

Fui pego de surpresa com o falecimento do genial ator John Hurt. A notícia deu-se na sexta-feira (27), mas estive fora, sem contato com rede alguma ou mídia. No domingo (29) é que fui saber do óbito. Duplo susto! Pela ausência da informação e por tratar-se de ser quem era. John Hurt foi um dos meus maiores atores. Um gênio na arte de interpretar. Poderia citar inúmeros filmes e/ou atuações aqui de sua carreira como: "O Expresso da Meia Noite", "1984" (imagine?), "Crime ou Castigo" ou "Dogville" (aonde ele não aparece, mas empresta sua voz como narrador). Poderia citar suas peças no Reino Unido. Ou o próprio título adquirido de "Sir" por serviços prestados (e muito bem prestados) ao Reino. Tudo isso seria chover no molhado. Prefiro apegar-me aos idos anos em que uma fita de VHS rondou meus móveis e aquela capa preta e branca com o sugestivo nome de "The Elephant Man" (O Homem Elefante) chamava minha atenção. Coloquei-a no aparelho como quem temesse algum segredo. E lá estava... John na pele (e maquiagem) de John Merrick, o homem elefante. Algo surreal que deixou-me hipnotizado e emocionado. Arrisco-me a dizer que nunca mais fui o mesmo. Um filme tão marcante que eu nunca mais esqueci. Cravou na minha alma como cicatriz. A história real de um homem com uma deformidade monstruosa vivido no século XIX. Hurt encarnou de modo soberbo e fez do filme de David Lynch um clássico cult. Na época queria saber qual era o nome do ator. E, a partir daí comecei a acompanhar sua trajetória. Lynch deu uma entrevista depois afirmando: "John Hurt é o maior ator de todos os tempos"... Pra vocês perceberem o nível de atuação que vos falo. Absurdo. Décadas depois ele sucumbiu ao câncer... Ugh! Descanse em paz, John! 


NEWS


- Ontem, dia 2, completou 20 anos exatos que o músico Chico Science deixou-nos. Um acidente de carro terrível... Na época tinha 30 anos (iria fazer 31) e liderava o movimento "mangue beat" com sua banda, Nação Zumbi. Deixou dois trabalhos registrados "Da Lama ao Caos" e "Afrociberdelia", além de toda porta aberta para a invasão nordestina mesclada com a batida e misturas impressionantes. Chico vive!

- Já que eu mencionei o dia 2 de fevereiro... Nessa mesmíssima data, em 1979, morria Sid Vicious de overdose de heroína. Algo que já estava fadado a acontecer. Ele tinha 21 anos e era suspeito de ter assassinado Nancy, sua namorada. O famoso baixista do Sex pistols virou lenda do punk. 

- A banda Blondie está de volta com álbum novo... Chama-se "Pollinator" e será lançado em maio. Ou seja: vai demorar, mas os fãs de Debbie e da própria banda já comemoram o retorno. Esse será o décimo-primeiro deles. Seminais e emblemáticos da cena de NY dos anos setenta - Blondie pertence a cena do CBGB's e do pós-punk que nasceu no período. Formada em 75 - tiveram algumas mudanças e misturaram punk, disco, new wave, etc... Para quem quiser e tiver pressa eles liberaram a faixa "Fun" na web. 
Ok...ok...ok... Como sou bonzinho deixo aqui embaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=sJfyvGbjh3c

- O Teatro Carlos Gomes completou 145 anos. Desde a sua inauguração, em 1872, teve alguns nomes diferentes até 1905, quando ganhou o atual nome. Esteve ameaçado diversas vezes em virar hotel e passou por três incêndios. Um verdadeiro sobrevivente. Em 1988, a prefeitura comprou-o. Ufa!

TRACKLIST

Sunshine (Devotchka)
All the Sand in the Sea (Devotchka)
The Clockwise Witness (Devotchka)
Lie in Bed (Steve Diggle)
Early Grave (Steve Diggle)
Terminal (Steve Diggle)




RIP.