segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Pauta de Hoje: Metric, Leitura, Cinema, Obituários, Lars Von Trier, News, Tracks e Curiosidades...


LEITURA

Certa vez, minha filha Luísa me disse que almejava ser escritora. Gostava de me ver escrever, digitar textos e revisar outros. Fiquei feliz por essa vontade, porém coloquei alguns pontos que eu considerava importantes. De qualquer modo - ela me fez a seguinte pergunta: "Pai, o que eu preciso fazer para virar uma escritora?". Olhei-a intensamente e respondi sem titubear: " Luísa, precisas ler. Isso é o mais importante. " Diante do espanto dela com a simplicidade da resposta eu continuei a falar... Blábláblá, etc. Essa é uma lição que aprendi há tempos (mais de 20 anos atrás) com um escritor. O hábito da leitura, além de salutar e fundamental só traz benefícios para nós. Prazer, aprendizado, hobby, profissão, aprofundamento e muito mais. Mesmo que você não saiba porque estás lendo é bom. Simplificando e muito o assunto, foi mais ou menos isso que demonstrei a minha filha. "Leia. Leia sempre!". Não há exercício melhor para quem quer escrever. Aumenta seu vocabulário, organiza sua cognição, distrai e faz de ti uma pessoa com cultura e interessante. Duas semanas atrás estava lendo um artigo de Stanislas Dehaene (foto) sobre a neurociência e a leitura. O artigo só ratifica de modo mais acadêmico, claro, o que descrevi acima. Do ponto de vista médico sugere a importância da leitura. Algo que parece simples e ululante, porém escasso no dia a dia. Seja a semiologia, linguística,epistemologia ou qualquer outra coisa, é fundamental a leitura.




NEWS

- O filme "Intocáveis" abriu na última quarta (15) o Festival Varilux de Cinema Francês, em 32 cidades brasileiras. Foi ele (o filme), o responsável por mostrar que o país também pode surpreender em bilheteria. 

- Foi liberado o trailer de "The Letter", de Jay Anania. Nele, Winona Ryder vive uma escritora que começa a achar que está sendo perseguida, ao mesmo tempo em que se encanta por um desconhecido charmoso (James Franco). O filme ainda não tem data de estreia e, promove a volta de Winona a telona. A conferir.

- Shia LaBeouf, de "Transformers", afirmou, em entrevista à MTV, que as cenas de sexo do filme "Ninfomaníaca", de Lars von Trier, serão feitas de verdade. Opa!!!! Segundo a atriz, há um espaço nessas cenas no roteiro e poderão estar borrados no filme, mas a cena vai rolar! "Pau na mesa, amigo"...

- Duas perdas numa fornada só: Scott Mckenzie, músico americano e Tony Scott, cineasta e irmão de Ridley Scott. O primeiro faleceu depois lutar contra a doença Guillain-Barre e o cineasta se suicidou ao se jogar de uma ponte. Segundo informações, Tony tinha um tumor no cérebro. RIP duplo!




TONY SCOTT




SCOTT MCKENZIE

METRIC

Após duas audições bem explícitas e aguçadas concluí que o disco novo do Metric (Synthetica) é realmente bom. Algumas canções não ficaram nenhuma obra-prima, mas tem consistência, criatividade e boa dose de ritmo. Fiquei empolgado com certas faixas... Ora era um pezinho batendo outrora era meus dedos fazendo "air drums". Disco bacana mesmo. Destaques para faixas como: "Youth Without Youth" (a melhor do disco na minha opinião), "Synthetica", "The Wanderlust" e "Clone". Baixe-o!



FRANKENSTEIN

É assim que está sendo chamado o metrô carioca. Senão vejamos: dos trens, os freios são alemães, a carroceria é chinesa, as portas são austríacas, o motor é japonês e o ar condicionado é australiano. É ou não é um tremendo "Frankenstein"????

TRACKLIST

Clone (Metric)
Youth Without Youth (Metric)
Synthetica (Metric)
The Wanderlust (Metric)
Rubycon (Tangerine Dream)
To the Unknown Man (Tangerine Dream)


RIP.
Clic.