domingo, 14 de outubro de 2012

Pauta de Hoje: Hemingway (Filme), Oscar Wilde, Mila Kunis, News, Curiosidades etc...


HEMINGWAY & GUELLHORN

Quarta-feira passada fui com uma amiga assistir ao filme "Hemingway & Guellhorn" no Odeon pelo Festival do Rio. Apesar de diversas falhas ocorridas em algumas salas acredito que o Festival rendeu elogios e boas safras. Tive um pequeno problema no Sesc Botafogo ao ver o doc. Anton Corbijn. Houve problemas com as legendas e o áudio não estava bom, mas nada que atrapalhasse o belo roteiro. Bom... De qualquer modo - o assunto é o filme do escritor bebum... Vamos aos fatos: Assistir a quase 160 minutos de filme a respeito de uma pessoa, duas pessoas ou um casal não é tarefa fácil para qualquer diretor. Há de se amarrar e muito bem o roteiro, os diálogos, as cenas, as marcações, fotografia etc. Hemingway, como homem, era um magnífico escritor e personagem interessante. Um homem machista, rude, conquistador e profundo conhecedor da vida. Uma pessoa que viveu intensamente sua vida e obrigava as pessoas que conviviam com ele prestar certos constrangimentos. Um homem de temperamento forte e intimidador. Fora seu vício frenético em álcool. O que renderia uma apêndice de mais 30, 60 minutos de papo ou história. A outra pessoa era Martha Guellhorn, uma correspondente de guerra (o que não era normal na época) que sofreu por sua condição de "mulher" os perigos evidentes de se cobrir uma guerra. Moça inteligente, sensível, sagaz, porém com ternura; algo que faltava em Hemingway. Guellhorn não se submetia ao escritor, mas acatava quase todas suas revoltas, fúrias e desatinos. Some tudo isso ao fato - de termos como pano principal a Guerra Civil Espanhola. Algo acadêmico e arrastado de se contar. Ao meu ver, o filme cumpre muito bem toda a vida de Ernest e Martha, mas peca ao estender certos elementos e temas (até nas guerras) que cansam o público. Outro motivo também fica por conta da escolha do elenco. É aquele velho dilema: chamar astros e estrelas ou deixar o filme como estrela principal? Apesar do ótimo entrosamento entre Clive Owen e Nicole Kidman (que protagonizam o casal) - preferiria nomes mais desconhecidos. Hemingway é um escritor importante e se bancaria como "figura". No mais, a minha imensa emoção ao (re)ver Cuba, a ilha mágica. Não há como não me emocionar ao olhar o "Canhonaço" e o "Malecón". Um bom filme, mas que peca pelo tempo e por certas escolhas duvidosas. 


NEWS

- A atriz Mila Kunis foi eleita a mulher mais sexy de 2012 pela edição americana da revista "Esquire". No ranking, divulgado na edição de novembro da publicação, ainda aparecem atrizes como Kristen Stewart e Katie Holmes. (Fonte: Reuters) Nota: Gostosa mesmo!

- O ator britânico Rupert Everett interpretará o escritor Oscar Wilde na peça "The Judas Kiss", do dramaturgo David Hare, que será apresentada mais uma vez no West End de Londres a partir do próximo dia 9 de janeiro.

- Alice Cooper, 64, disse, em entrevista ao jornal britânico "The Independent", que os músicos de hoje em dia não têm testosterona. "Eu vivi em uma era de Keith Moon [ex-baterista do The Who], John Lennon [dos Beatles]", afirmou. "Todos os nossos amigos morriam aos 27 anos."
Nota: Faz sentido!

- O poeta e editor Lawrence Ferlinghetti, que carrega o rótulo de último beatnik, recusou um prêmio húngaro no valor de mais de US$ 64 mil (cerca de R$ 131 mil) por manifestar preocupação com a liberdade de expressão e os direitos civis. A informação é do jornal "Los Angeles Times".


CURIOSIDADES

1) Dia 27 de outubro é aniversário de Amsterdã. Tudo porque em 1275, nesse dia, uma publicação citou a cidade num estudo de pontes. Desde então - tomou-se como aniversário da cidade.

2) No dia de Halloween (31 desse mês) comemora-se 71 anos do Monte de Rushmore com as esculturas dos quatro presidentes americanos em Dakota do Sul.
A saber: George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln.


TRACKLIST

Seville (Luiz Bonfá)
Jacarandá (Luiz Bonfá)
Manhã de Carnaval (Luiz Bonfá)
Shearing (Luiz Bonfá)
Abrir a porta (A Cor do Som)
Menino Deus (A Cor do Som)
Dentro da Minha Cabeça (A Cor do Som)



RIP.

CLIC.