domingo, 29 de dezembro de 2013

Pauta de Hoje: Divina Comédia Humana, Bandas, Yusef Lateef, Melhores II (2013), Tracks e 2014.


DIVINA COMÉDIA HUMANA

Antônio Carlos Gomes era um aluno médio na escola. Descobriu cedo o gosto pela leitura e pela arte em geral. Entrou para Medicina na Faculdade, porém desistiu. Descobriu a filosofia e a música. Foi por essa última que abandonou a graduação e "caiu" no Sudeste. Vindo do Ceará. Lançou discos e mais discos, alcançou o sucesso como muitos conterrâneos seus. Até cair mais uma vez. Amigos mais próximos depositam na conta de uma "Yoko Ono" chamada Edna sua decadência. Uma pessoa do mal, over e que só atrapalha a vida do cantor. Outros adicionam uma dose de debilidade mental e cegueira espírita. Belchior (claro, de quem mais estaríamos falando?) deve mais de dois milhões de reais entre dívidas trabalhistas, impostos, dívidas em hotéis, comércio etc. O cenário mais impressionante é que ele não parece reagir a nada disso. Seus pertences foram amiúde perecendo ou sendo tomados e Belchior nem esboça reação. Até a sua mulher, ex-mulher nesse caso, Ângela, não o reconhece mais. Sua parceira de vida. E a quem deve dinheiro também por pensões. O cantor parece estar sedado e decidido peregrinar com esmolas, vestes emprestadas e boa vontade do povo. A saída é logo ali. Empresários dizem que de tão "cult" que se tornou poderia fazer dois a três shows e saldaria sua dívida, porém ele nem liga. Um homem que fala cinco idiomas, leitor voraz de física quântica, poeta, compositor, filósofo, músico reconhecido internacionalmente e só voltou ao "hype" por estar atolado em dívidas e sumido. Pessoas davam como certa sua morte. Mas, ele não morreu. Está vivo, mas irreconhecível. Dizem que a GM teria oferecido uma grana forte, recentemente, ao cantor para que ele "apenas falasse: Por esse carro até eu volto." Belchior recusou e se sentiu ofendido. Quase saiu no tapa. Pois é... Você que se cansa em ver "Ronaldos", "Neymar" e cia. por aí fazendo qualquer porcaria de propaganda, né? Uma reação dessas te faz pensar. Detalhe: a propaganda saldaria 90, 95% das dívidas. Mas, apesar de tudo que se fala de Belchior, já que ele também não está com a razão; ao menos ele expõe seus valores. E sempre foi de valor. Até um dia, Belchior!


NEWS

O guitarrista dos Beatles George Harrison recusou receber a Ordem do Império Britânico (OBE, na sigla em inglês) antes de sua morte, em 2001. As informações são do jornal britânico "Daily Mail". O jornal obteve documentos por meio da lei de liberdade de informação do país que mostram como Harrison recusou a chance de ser incluído na lista de honra do ano novo, em 2000.

O vocalista da banda U2, Bono, e o músico do Frames, Glen Hansard, se apresentaram ontem (25) em uma das principais ruas de comércio de Dublin, capital da República da Irlanda. É o quinto ano seguido que os músicos irlandeses se apresentam na noite de Natal. Os shows têm como objetivo arrecadar recursos para os desabrigados.

- Duas pérolas dos anos 80 que seguem firme suas trajetórias e muita gente boa acha que eles acabaram: "Everything But The Girl" e "Prefab Sprout". Exatamente. Nenhum dos dois terminou. Seguem na estrada.

Yusef Lateef, morto na manhã da última segunda-feira aos 93, não fazia jazz – fazia música "autofisiopsíquica", como definia: música emocional, espiritual e física. Nascido no Estado americano do Tennessee, Lateef ainda criança mudou-se com a família para a cidade de Detroit, onde se ligou à cena musical com instrumentistas como Milt Jackson, Elvin Jones, Paul Chambers.



MELHORES II 2013

John Casablancas
James Gandolfini
Django Livre
Quentin Tarantino
Pé na Cova
Sessão de Terapia
A Menina Sem Qualidades
Felipe Hirsch
Mads Mikkelsen
Nilton Santos
Yoáni Sanchez
Canal Futura
TV Brasil

TRACKLIST

Voice Of Harold (REM)
Wendell Gee (REM)
Pretty Persuasion (REM)
Laughing (REM)
Undertown (REM)
Hope (REM)
Lotus (REM)
Welcome To The Occupation (REM)


CLIC.