segunda-feira, 7 de abril de 2014

Pauta de Hoje: Show, Marco Civil, Flea, Pesquisa, Frankie Knuckles (RIP), etc.


NEW ORDER / ARCADE FIRE

Os dois shows que movimentaram o último dia do Lollapalooza foram o cerne da questão. De um lado uma das bandas mais importantes do cenário musical, o New Order e do outro a banda canadense mais hype e adorada por artistas importantes como Bowie, Lou Reed (não mais) e o próprio New Order. Quase no mesmo horário e palcos distintos. A organização deveria rever isso. Acredito que faltou um pouco de conhecimento musical e expertise dos responsáveis. Ou alguma subestimação. Fato é que quem conhece e curte os bons sons não precisava "ter que fazer tal escolha". Eu, que nada tenho com isso, fiz a minha escolha: New Order. Detalhe: já vi ambas ao vivo. Mas, não poderia deixar de conferir Bernard Sumner e cia. (mesmo sem Peter Hook) Do ponto de vista da qualidade do som, do set list escolhido e da "vibe" da banda esse show (2014) foi superior ao que eu vi. New Order em pouco mais de 100 minutos explicou direitinho como se faz um pós-punk, um rock, um eletrônico e dance music com autoridade e bagagem. Quem conhece bem a banda se deliciou, quem não conhecia tanto deve ter se impressionado. Os caras são responsáveis por pérolas do pop, singles importantes para a história da música e vanguarda de uma época que se fazia música com arte e atitude. O show foi ótimo. Acredito que o do Arcade Fire tenha sido também. Ganhou o público. No aspecto de escolha (line-up) de bandas e misturas o Lolla engole o RIR. Sem comparação. De qualquer modo - o Arcade Fire também é uma ótima. A banda pediu que o público viesse "fantasiado" para fazer parte de algo maior, bacana. Isso é atitude. É "punch"! É rock! Havia saído na imprensa que eles "haviam exigido", imagine? Isso é que dá tradução mal feita. Só espero que o Festival tenha propiciado cultura sem desrespeito, falta de educação e limpeza. Esse último item é sempre o mal dos festivais. Foi isso. No mais: bela cobertura do Multishow e Canal Bis!






NEWS

- O baixista, Flea, do Red Hot Chilli Peppers vai lançar uma autobiografia. Tudo está acertado com a Hachette Publish Group. Flea escreveu sem ajuda alguma, mas ainda não revelou o nome do livro. Disse apenas que é um leitor voraz, adora literatura e que as pessoas irão se surpreender com o conteúdo. Um executivo da editora se mostrou também bastante ansioso e feliz. É aguardar!

- Uma pesquisa revelou que 97% (noventa e sete) dos bares cariocas NÃO SERVEM a quantidade de cerveja (no chope) anunciada. Traduzindo - dos 300ml anunciados apenas 230, 240 ml são cerveja. O resto é colarinho (espuma). Pior: somente DOIS bares cumpriram com o cardápio. Na boêmia Lapa, o Bar Lapa bateu 96% de cerveja, ou 285ml de cerveja e o "honestíssimo" Reza Forte" no Méier com 103% de cerveja. Excedendo. São 310ml de cerveja. Tudo isso de uma forma simples: a tulipa é maior que os 300ml e cumpre o determinado. Os outros deveria seguir, né?

- "WhatsAppitis" - escrita pela primeira vez no periódico médico "Lancet" - como inflamação no extensor curto do polegar causada pela repetição e digitação excessiva em celulares. Olho vivo!

- Faleceu na semana que passou Frankie Knuckles, 59 anos, um dos pioneiros do house music, senão o pai, de fato. O DJ, produtor, sofria com o diabetes e não resistiu. Só para se ter uma ideia, ele praticamente inventou o próprio gênero que ajudou a divulgar e solidificar. Levava multidões. Dono de um sofisticadíssimo gosto musical. RIP.




MARCO CIVIL

Começou com muita discussão o Marco Civil. O que é uma proposta para garantir direitos e deveres aos usuários da rede de forma jurídica, ainda não ficou bem justa e abre enormes brechas. O regulamento foi aprovado mês passado pelos deputados, mas ainda não ficou muito claro as formas de se defender, os canais de reclamação e outras situações. A medida é boa, porém precisamos ter enorme cuidado com tal lei para não cairmos numa ditadura ou espionagem governamental. Acredito que tal medida vai gerar muitos debates (o que é bom) e ajustes. Pretendo ampliar esse assunto no decorrer do ano. Ando lendo muito acerca do assunto, contudo, ainda quero estudar direitinho os furos disso tudo. Vamos trocar por aqui...

TRACKLIST

Age Of Consent (New Order)
586 (New Order)
Temptation (New Order)
Shellshock (New Order)
Memories Fade (Tears For Fears)
Changes (Tears For Fears)
Mad World (Tears For Fears)



HARE!