segunda-feira, 2 de junho de 2014

Pauta de Hoje: J&MC, Surrealismo, True Detective, Tracks, Cinema (Nick Hornby) e mais


THE JESUS & MARY CHAIN

Noite de terça (27), ameaçando uma chuva, um evento bacana, e uma penca de informações trocadas. O show era conjunto a uma sessão de cinema. Tinha o "Exterminador do Futuro" num telão na Marina da Glória. Ou seja: além do cinemão o show dos irmãos Reid. Mesmo com a promessa do filme, meu ingresso só dava direito ao show. Não tinha "Arnoldão" para mim... Porém, o que me afligia era saber como as pessoas esperariam pelo show. Os boatos davam conta de que não poderia entrar na Marina. E a pergunta rolou boa parte da noite. "Que nada" - disse-me uma amiga que lá (na Marina) estava. Pode vir... Fui... E valeu à pena demais... Apesar do set list já sabido (graças aos inúmeros contatos e trânsito na rede) eu esperava por um erro cometido no passado: não ter assistido ao show dos caras antes. Devia isso a mim e a eles. Foram 70 minutinhos (bem curto) de show, pois os irmãos estão bem velhos e eles faziam parte de um evento maior (Vivo Open Air). Destacaria "Halfway to Crazy", "Just Like Honey", "Far Gone and Out", "Blues From a Gun", "Teenage Lust" e a magnífica "Reverence" fechando a noite. Numa versão bacana e dançante. Uma das minhas prediletas, inclusive. O show do Rio (houve show em Sampa em outro evento) foi superior, pois não houve problemas técnicos com a aparelhagem nem brigas deles (muito comum para quem os conhece). De qualquer modo, foi um encontro com a banda e com uma série de amigos também. Eu não contei, mas devo ter falado com umas sessenta, setenta ou mais pessoas. Parecia algo histórico. Encontrei pessoas que eu não via há tempos. Refiro-me a cinco, dez, vinte anos... Pessoas do tempo da underground "Kitschnet", Bang ou Basement. Um reencontro fantástico e alto astral. Acredito piamente que a esfera e a energia de todos chegou a contagiar a banda. Vi um Jim (Reid) quase sorrindo... Rsrsrsrs... Creio que eles absorveram e muito toda "vibe" na Marina. Foi marcante. "Foi perfeito?" Não, não foi. Poderia ser se eles tocassem mais uma hora e tal, mas foi um dos melhores programas desse ano na minha opinião. Foi do car****!


Foto tirado por Flávio Chokito

NEWS

- Tudo indica que a nova temporada da série aclamada "True Detective" contará com o ator Brad Pitt. Isso só reforça a nata de atores oriundos do cinema para a TV. "By the way": a série foi indicada a quatro categorias pela Television Critics Association desbancando "Breaking Bad" e "GoT" (cada uma indicada a três)

- Conforme antecipado aqui a exposição de Salvador Dalí no CCBB é um sucesso. A Mostra vai até setembro e deve lotar o espaço. O "Telefone Lagosta" e o "Sofá Labios" (Mae West) são as principais atrações, de fato. Haja "Selfie".

- Depois de idas e vindas e de muito desmentidos, a FLIP finalmente anuncia o dia de compra dos ingressos: 30 de junho. Era para começar hoje (2), mas os coordenadores não se entenderam. Parece que agora vai... A Feira acontecerá entre 30 de julho e 3 de agosto.

- "The Normal Heart" com Mark Ruffalo (foto) é um filme que soca a cara do público. Baseada na peça de Larry Kramer, ativista da causa gay, a película relata o começo da AIDS na década de 80 entre os gays. A epidemia que viria e mudaria a forma de fazer sexo entre todos. Não somente entre gays, como o filme deixa bem claro. Veja e aprenda. 


UMA LONGA QUEDA

O filme de Pascal Chaumeil baseado no livro de Nick Hornby é um fiasco. Recebeu inúmeras críticas negativas. Particularmente fiquei triste. Explico o motivo: esse é um dos livros que mais gosto do escritor. É um senhor livro. A narrativa e os diálogos são incríveis. Ao que parece o diretor não conseguiu transmitir tal sensação para o cinema. Hornby é conhecido também pelas adaptações de seus brilhantes "Alta Fidelidade" e "Um Grande Garoto". Por incrível que pareça a história desse é ainda melhor. Mais um motivo para as críticas ao filme. Imperdoável!

TRACKLIST

Cheap And Cheerful (The Kills)
Love is a Deserter (The Kills)
The Last Goodbye (The Kills)
Cat Claw (The Kills)
Miss Modular (Stereolab)
Fluorescences (Stereolab)
Baby Lulu (Stereolab)


CLIC