segunda-feira, 9 de junho de 2014

Pauta de Hoje: Idiomas, Cachaças, USP, Hendrix, Tracks, Novidades Etílicas e mais...


IDIOMAS

Isso já é assunto famoso entre íntimos meus, mas gostaria de partilhar com mais pessoas. A questão do uso do idioma, seja ele qual for. É um assunto que entra em voga com eventos internacionais, até porque envolve a imigração de muitos estrangeiros. E juntos com eles, seus idiomas. Primeiro, eu gostaria de deixar MUITO BEM claro que acho fundamental e intrínseco o aprendizado de um ou mais idiomas. Falo razoavelmente o inglês e o espanhol. Domínio mesmo - somente o português. Mas, nem tanto assim, pois nossa língua (ainda bem) é extremamente complexa. Mas, voltando... Gosto de falar inglês e espanhol. Admiro mais ainda os intérpretes - pessoas que dominam vários idiomas e trabalham com esse. Admiro os nativos e seus idiomas. Sempre me ponho como "aprendiz" de um diferente idioma. É um assunto que me interessa. Segundo que, aprender novos costumes e idiomas é parte de um desenvolvimento intelectual, social e humano fora de série. A pessoa muda sua perspectiva e atitude perante a vida. Acredito que o homem sente isso. Terceiro e último, que o ser humano interage com mais pessoas, envolve-se em questionamentos e relações com outrem de pátrias distintas. Isso compreende uma ideia ampla e de plenitude. Ou seja: você passa a vivenciar e percebe, intensamento e por completo a vida. Senti isso em algumas viagens internacionais e na convivência com estrangeiros. Posto isso e "dado fé" fico sem entender o comportamento de "gringos" e brasileiros mesmo com essa questão do diálogo em relação a Copa. Não consigo entender quais são os conflitos ou dúvidas que chegam através de notícias ou fatos. É simples: se você sabe falar algum idioma fale senão permaneça no português. Falar outro idioma é questão de cortesia e educação. Respeito, inclusive... Mas, o evento é no Brasil. Salvo se por trabalho eu não preciso (ou sou obrigado) a falar com ninguém o idioma do turista. Não. Quem precisa aprender o meu, o seu, o nosso português são eles. Simples assim. Tudo muito claro e educado, lógico. Não me lembro de nenhuma viagem que eu fiz aonde o nativo precisou aprender português. Eu, é que tive que me adaptar e falar. Certo? Então não tem essa de ficar com vergonha. Ou se sentir menor. Estamos em solo pátrio. Fala-se português. Quer falar? Por mim, tudo bem...


NEWS

- O escritor irlandês John Banville ganhou o prêmio "Príncipe das Astúrias" de Letras. O autor já havia ganhado o "Booker Prize" em 2005 com "O Mar". A distinção é a quinta do Prêmio espanhol. Começa a ganhar peso seu nome para um possível "Nobel".

- Mal começou a exibição do novo filme sobre Jimi Hendrix, "All is by my Side" e já tem reclamações. Dessa vez é a ex-namorada do cantor retratada no filme. Kathy Etchingham,ex do músico, afirmou que o filme trata como violenta e polêmica sua relação. E ela nega. Diz que tudo foi inventado. O que chama a atenção é que poucas vezes um biografado é defendido dessa forma. Hendrix está morto. 

- A USP (Universidade Federal de São Paulo) perdeu essa semana o posto de "melhor universidade da América Latina". Há tempos considerada assim, a universidade paulista viu a Pontifícia Universidade Católica do Chile ocupar tal vaga. É cada vez mais "crítica" a educação em nosso país.

- EUA e Reino Unido aprovaram uma novidade no mercado: o drink em pó. Isso mesmo... A empresa responsável jura reproduzir um "Cosmopolitan", ou um "Mojito" e até mesmo "Margarita" em pó. Você pode levá-lo a qualquer lugar e precisa adicionar água, mexer e tomar... E aí? O que você acha?


CACHAÇAS

No dia 29 de maio, no restaurante "Navegador" (Centro) foi lançada a Carta de Cachaças do Estado do Rio de Janeiro. São mais de 150 páginas e conta com o apoio da FIRJAN e do Sebrae. Lá estão as melhores "pingas" produzidas somente no Rio de Janeiro. Dentre elas estão a "São Miguel" (Quissamã), boa para tomar com gelo, a "Pedra Branca" (Paraty), vai bem com os caldos e a "Petisco da Vila" (RJ) que acompanha bem os frutos do mar. Tome nota, rapaz!

CURIOSIDADES

1) O hino nacional mais antigo é o Japão. Chama-se "Kimigayo" datado do século IX.

2) Maior cachê de um músico mundial: Michael Jackson. Fechou um bilhão de dólares, mais 890 milhões de assinatura com a Sony Music.


TRACKLIST

Gheto Organ (Jackie Mittoo)
Feel Like Jumping (Jackie Mittoo)
Baby Why (Jackie Mittoo)
Hang Em High (Jackie Mittoo)
People Get Ready (Curtis Mayfiled)
Move On Up (Curtis Mayfiled)
Superfly (Curtis Mayfiled)



CLIC.