segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Pauta de Hoje: Desopilação, EUA x North Korea, Joe Cocker, José Mujica, News, Hilda Furacão, etc...




RIP.

Impressionante como as coisas rumaram nesse fim de ano. Não sei se foi meu saco que saturou ou muitas pessoas, lugares e/ou lazeres tornaram-se chatos. Óbvios. Tediosos. Pode ser o fim do ano também. Tenho uma síndrome de fim de ano. Fico mau humorado, impaciente e entediado. Bem inglês. De qualquer modo, vivemos num imediatismo tão babaca e pueril que tudo é muito bacana até cinco, dez minutos. A efemeridade engoliu-nos. E isso é culpa, exclusivamente, nossa. Leiam "nossa" como seres humanos. Mesmo que você não ache parte integrante do problema engana-se ao achar que está imune às consequências do mesmo. A não ser que vá para o Tibet (nem sei se ainda) ou alguma montanha erma e viva seus dias por lá. Não há escapatória. As pessoas, de tanto forçar, acabaram-se num tédio e futilidade sem igual. A busca incessante e esquizofrênica por "vanguarda" ou exclusividade revelou-se uma tremenda armadilha. Os assuntos são os mesmos, as medidas idem, o conteúdo não ajuda. Parece que a humanidade só enxerga evolução na bendita "tecnologia". Porra! Eu acho legal as ferramentas cibernéticas e tal, mas e o pensar? O papo? As ideias? A arte em si? Nada disso necessitou de tecnologia. Ao contrário: ajuda DENTRO do processo criativo. Porém, tudo vem de maneira intestina. É de dentro. Seja qual for a mudança. E, seguimos com a mesma balela: a história se repete. E, é verdade. Pior que é verdade. Isso me chateia demais. Muitos irão dizer: "Ahhhh, sai daí, bicho. Estás chegando aos quarenta e ficando rabugento.." Hmmm... Não descarto essa hipótese também. Há imanes chances, sobretudo. Contudo, eu duvido que alguém não se chateie ou não se incomode com essa "bonanza" filosófica e cultural. Brrrrr... Desculpe. Desopilei um pouco. 


A ENTREVISTA

Sim, o filme foi "hackeado" e está disponível na rede. Chegou para mim de maneira desafiadora e acreditem... Eu desisti. Sim, desisti. Com vinte minutos de película, bocejei e apaguei. Eu vou rever (ou ver mesmo), porém, fiquei com o saco roxo de tanto friccioná-lo. É tedioso, chato e bobo. Chega a ser ridículo. Calma... Isso não é uma crítica (ainda). Lembrem-se que eu me refiro aos tais vinte minutos iniciais. Tempo suficiente para dormir. James Franco e Seth Rogen foram desperdiçados em personagens caricatos, óbvios e vis. Não houve sentido ou nexo. Bom... Sem muitas delongas... Numa boa... Que tempo desperdiçado! Em tempo: o filme é uma sátira (bem duvidosa) ao governo norte-coreano.

EUA X NORTH KOREA

E aí... Pegando esse gancho em torno do filme... Fragmentos de uma guerra fria anuncia-se. Nesse caso: guerra cibernética. O governo norte-coreano assinou o roubo indevido (hackers) de filmes da Sony Pictures, entre eles o acima (A Entrevista). Justamente o filme que satiriza o país coreano. Como réplica - os EUA fez cair a rede mundial no país oponente. Eita! Promessas de muitos capítulos por vir. Aiaiaiai... Lembra o papo inicial? Pois é... Mais do mesmo... A diferença é que agora quem controla é quem tem a informação e a rede. Zzzzzzzz



NEWS

- A biografia "Dream Boogie - The Triumph of Sam Cooke" lançada também no Brasil na época (2005) acaba de ganhar uma versão digital. Infelizmente, não há data prevista para lançamento no Brasil. Sam Cooke foi uma das maiores vozes do soul. O músico foi morto dentro de um hotel aos 33 anos.

- Hilda Furacão morre aos 84 anos. A ex-meretriz, que inspirou a personagem, sucumbe a idade. Morreu de causas naturais em Bueno Aires. Foi casada com Paulo Valentim, jogador de futebol. 

- Dia 6 de janeiro de 2015 o cantor Joe Roberts, ex-Men Without Hats se apresenta no Brasil. Precisamente em Sampa, no Bourbon Street Club. Na pauta - sucessos de sua banda e clássicos do rock (50, 60 e 70)

- E um dos casais mais estranhos se separam... Fim de uma era... Depois de 13 anos juntos, Tim Burton e Helena Bonham Carter (foto) anunciaram o divórcio. O cineasta e a atriz participaram de vários filmes juntos. Ele, como diretor e ela como sua musa. Os dois se conheceram num set de filmagem em 2001. O casal tem dois filhos. 



TRACKLIST

Big Day (Tahiti 80)
Pump It Up (Elvis Costello)
Oliver's Army (Elvis Costello)
Lolita (Elefant)
Bokkie (Elefant)
Tonite Let's Dance (Elefant)


PERSONAGEM DO ANO

Por toda sua inteligência, erudição, simplicidade e percepção: José Mujica! Se cada país tivesse um desse, talvez estivéssemos em rumos melhores. Quiçá plagas!


Hare Hare

Brahma Shiva

Clic.