segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Pauta de Hoje: Blog, Tim Maia, CCBB, Freud, The Who, News e mais...


Já me perguntaram se eu não tiro "férias" do blog ou mesmo, não fico de saco cheio dele. Sim e não para as duas questões. Em quatorze anos ininterruptos deste se tirei um intervalo foi de uma semana ou dez dias. Assim mesmo: em duas oportunidades. Possuo a estranha mania e amor em escrever e ler. Mais ainda: descobri que sou um compulsivo acerca de informação! É algo que me controla. Preciso, frequentemente, me frear. Um entorpecente mesmo. Quanto a encheção de saco também bate. Diversos fatores contribuem para tal: preguiça, disciplina, exigência, perfeição, doença, desânimo, humor, etc... É árduo escrever e perceber que não está nada bom. Mas, prossigo sem exigir, hoje em dia, tanto de mim. Os erros e textos fazem parte e me amadurece. Dos dois livros que publiquei intervalei sete anos entre ambos. Nesse tempo comecei outras coisas e segui fazendo o blog. O conteúdo permeia por cinema, música, literatura, etc. Justamente a santa trindade da minha vida. Aí não tem jeito. Fato também, que minhas aparições em redes sociais desopilam mais minha mente, e por isso divido bem as funções. Outra providência que se tornou necessária. Bom... Enquanto houver coração e pulso estou aí...


TIM MAIA

Não quero entrar de peito ferido ou de sola nesse tema, mas como a Globo exibiu um especial pro país inteiro ver tecerei algumas opiniões. Primeiro de tudo: Tim foi um gênio! Fato. Quem quiser saber e concordar basta escutar seus discos dos anos sessenta e setenta. Ali concentra o que de melhor Tim fez. Na minha opinião. Segundo: era uma pessoa difícil e complicada. Não me refiro aos gostos etílicos e ilegais, mas sua essência. Como era o seu comportamento. Isso não é nem foi novidade para ninguém que acompanhou-o. Irresponsável sim, mas COM caráter. Quase um hedonista. Terceiro e mais grave: sim, brigou bastante com Roberto Carlos. E encheu a paciência de outros tantos. Porém, as pessoas ficaram com a impressão mais ignóbil possível. Traçaram um paralelo inútil de Tim com Roberto. O que uma coisa tem a ver a com a outra? Pra quê, desmerecer um ou outro? Qual é a finalidade de desmerecer uma carreira em prol de outra? Chegou a ser ridículo. Tim foi Tim e Roberto é Roberto. Cada qual com seu jeito e musicalidade. Simples... Me irrita essa "relativização" idiota das pessoas. Esse cinismo fácil. Esse preto ou branco. Ou Lennon ou McCartney. Por favor, me deem um mundo mais cinza. Ok?


NEWS

- Mesmo com todos percalços e holofotes em cima, Jennifer Lawrence foi a atriz que mais faturou em 2014. Segundo a Revista Forbes, a atriz ajudou a arrecadar mais de 1,4 bilhões de dólares nas bilheterias. Uow!!!! Ninguém chegou perto. 

- Um dos "rostos" da Petrobras, Nestor Cerveró, viajou para a Londres semana passada. Segundo boatos, com nenhuma intenção de voltar. Perguntinha: como é a relação de extradição do país com o Brasil? Hmmmm...

- Consta nos bastidores que o The Who ensaia um retorno aos palcos com um show chamado "The Who 50 Hits"... Sim, me parece uma turnê caça-níquel. Aí é contigo... A coisa se encontra embrionária, mas pode rolar talvez pro fim do ano. Talvez em novembro.

- De todas as coisas anunciadas para esse ano, separei algumas que mais me interessam:

1) "Better Call Saul" - finalmente a série baseada no personagem de Breaking Bad estreará na TV.

2) "Birdman" - a película de Iñárritu com Michael Keaton e Edward Norton me interessa muito. Sobretudo pela ressurreição (???) de Keaton.

3) "Kandinsky" no CCBB - tanto no Rio de Janeiro como em São Paulo.


FALANDO EM CCBB

Vai até o dia 26 desse mês a "Mostra Melhores Filmes do Ano" segundo a Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro. São 11 (onze) títulos no CCBB... 

Corra!!!

DICAS (Livros)

"Uns Brasileiros"
Mário Prata
Editora Record

"Freud no Divã"
Beverly Clark
Editora Martins Fontes

TRACKLIST

Acenda o Farol (Tim Maia)
O Caminho do Bem (Tim Maia)
Bom Senso (Tim Maia)
Sossego (Tim Maia)
Primavera (Tim Maia)
Que Beleza (Tim Maia)
Réu Confesso (Tim Maia)


RIP.

CLIC.