segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Pauta de Hoje: Negrete (Renato Rocha), Oscar 2015, Tony Wilson, News e mais...


Confesso que escreveria amanhã ou quarta. Mas, o coração forçou-me a debruçar sobre a máquina e o papel... Sentimentos de culpa e tristeza. O ponto chave foi a morte de Negrete, ex baixista da Legião Urbana. Uma sensação de perda, mesmo ele não estando mais presente assim na minha vida. A música tem essa força. Discordo de Oscar Wilde, quando esse disse que a arte é estéril. Sem influenciar ou instruir outrem a uma ação. Desculpe, bardo, mas é exatamente isso que a arte exerce em mim. Além do encantamento e estado de espírito sinto-me inspirado em ouvir algo ou escrever. Infelizmente, a causa é fúnebre.

RENATO ROCHA

Assim o conheci através da capa de disco. O primeiro homônimo e o segundo disco denominado "Dois". Mas, se sabe que os amigos o chamavam de Billy ou Negrete. Sujeito sensível, talentoso e irritadinho também. Poderia dissertar aqui dezenas de histórias acerca do indivíduo e suas peripécias, mas era como músico que eu gostava mais. Não fui apresentado ao Renato, porém ele e a Legião Urbana como todo fizeram parte (ativa) da minha maturidade. Devo ressaltar que falo de 85, 86... Já se vão 29, 30 anos aí... Conheci a banda através do meu primo mais velho e gostei. Fui numa loja e comprei o "Dois". Foi amor à primeira vista. Até a menina que eu gostava do colégio tinha como fundo "Quase sem querer". Escrevi a letra para ela. O nome dela? Renata! Ps: Se você estiver lendo, moça, nesse instante sei que estarás rindo. Rsrsrsrs... Mudei alguns versos para adequar a situação de colégio. Mas, enfim... "Tempo Perdido" era outra que embalava minhas festas e matinês... "Andrea Doria", "Indios" e "Eduardo e Mônica", etc... Comprei o terceiro, "Que País É Este?" e lá estava na capa os quatro rapazes. A extrema direita, Renato Rocha. Na frente. Tomando seu espaço. À medida que eu fui crescendo fui alternando os discos e as músicas. O primeiro passou a ser o meu predileto,  e depois tornou-se o segundo e assim por diante. Fizeram o "Quatro Estações" e Renato caiu fora. Brigas, discussões, irresponsabilidades... Não importa. O baixista saíra. A banda tocou seu caminho (muito bem, por sinal) e Negrete o seu. Contudo, eu me lembro de todas as canções primeiras que embalaram minha vida. É difícil desconectar o sentimento com a arte. É uma trilha que esteve presente boa parte da minha vivência. E, sem querer, Renato Rocha, através de seu instrumento, o baixo, tocou meu coração. Ontem, quando soube da notícia, respirei fundo e pus faixa a faixa cada canção dos três álbuns que ele, tão bem, participara. E compunha também. Cada faixa uma história. Um sentimento. Sinto-me cada vez mais frio com o passar do tempo, porém ontem foi assaltado de tristeza, solidão e saudade. São dois RRs numa banda só: Renato Russo e Renato Rocha! Fique em paz! Descanse, Negrete!




NEWS

- Estima-se que a Terra tenha 3,2 bilhões de idade, e não 4 bilhões e meio como se sempre cogitou! Rsrsrsrs... Pensei a mesma coisa: foda-se né? ;)

- No último dia 20 de fevereiro duas figuras, se vivas, fariam aniversário: Kurt Cobain e Tony Wilson (fotos). Duas figuras icônicas da música mundial. 

- Ontem, ao assistir a entrega do Oscar, deparei-me com uma Lady Gaga distinta. Saiu aquela "artista fabricada e com música ridículas" e entrou uma cantora de talento. Pela primeira vez, consegui escutar e me surpreender com a voz da cantora. Devia rever bastante sua carreira... E esquecer de vez a Madonna!

- No mais... Ainda bem que "Birdman" venceu essa joça! Isso é cinema! Criatividade, ousadia, coragem e câmera! Fuck off para aqueles enredos chatos, babacas e cheios de clichês. Queremos mais culhão e "punch" na sétima arte. Obrigado, Iñarritu!




OSCAR 2015

Quem teve saco e paciência para ver o prêmio ficou surpreso com certos vencedores. Sinceramente, eu achei bem óbvio. Tanto que acertei 70% sem o menor esforço. Claro que não faturei bolão algum e tampouco mudei de vida. Rsrsrsrs... Porém - os principais eleitos eu cravei. E, muita gente cravou. Não há receita de bolo. Basta ir ao cinema, absorver e pensar. Me parece tão natural que acho complicado até em explicar. A saber:

Melhor Filme - Birdman
Melhor Diretor - Alejandro Iñarritu
Melhor Ator - Eddie RedMayne (Falo nada...)
Melhor Atriz - Suzanne Moore (Sério?)
Melhor Ator Coad. - JK Simmons (Alguém achava que a Academia ia menospreza-lo?)
Melhor Atriz Coad. - Patricia Arquette (Até meu cachorro sabia)

Respeito a sétima arte com todo meu coração, mas "Birdman" é um filme muito superior. Desculpe aos amantes de "Boyhood". Mas, já vi vinte filmes reunidos nesse... Cinema é punch! Tem que provocar!

TRACKLIST

O Reggae (Legião Urbana)
A Dança (Legião Urbana)
Fábrica (Legião Urbana)
Acrilic on Canvas (Legião Urbana)
Música Urbana II (Legião Urbana)
Teorema (Legião Urbana)

 Urbana Legio Omnia Vincit
 



Hare.

Clic.