sábado, 18 de abril de 2015

Pauta de Hoje: Virta (Banda), Mozart (???), Nirvana, MAM, Sexy Hot e muito mais...


VIRTA

Estranho nome, não? Pois é... Esse trio do leste da Finlândia não disponibiliza muita coisa mesmo não. Fora um "EP" chamado "Tales From the Deep Waters" lançado em novembro de 2012 - somente singles e participações em programas e shows. Se você puder entrar em sintonia com eles - melhor. O som é absurdamente foda! Imagine um jazz com post-rock e elementos etéreos? Imaginou? É melhor ainda... Não há vocal. Tudo instrumental e viajante. É lindo. Cate esse "EP" citado acima e deguste. Garanto que você irá se perder em alto estilo. O "Virta" é um banda relativamente nova composta por três rapazes: Antti Hevosmaa (Trompete, "Fliscorne", Sopro/Afins e voz), Heikki Selamo (Guitarras e Efeitos) e Erik Heikkinen (bateria e Percussão). Coloquei "voz" por pura fidelidade ao site deles, pois não escutei nenhuma voz, conforme já mencionei. Talvez algum ruído... Rsrsrsrs... A mistura mágica desse material todo é uma catarse em forma de som. É super atual e ao mesmo tempo atemporal. Alguns elementos e instrumentos te levam para outro tempo (meio medieval), porém as guitarras e as "improvisações" de bateria ajeita um jazz contemporâneo. Eu adorei. Escutei uma música deles em 2013 e reservei. Deixei rolar mesmo. Hoje, faço uma menção mega honrosa para esse trio moderníssimo e ultra competente. Fez minha cabeça MESMO. Esse ano de 2015, precisamente em abril (dia 8), eles lançaram o single "About to Fly" na web. E nada de disco novo. Somente o single. E, mais uma vez eu adorei. Segue a linha escandinávia de jazz e os tons experimentais. Vem coisa boa aí - segundo o "vocalista" do trio. Só para não deixar ninguém no escuro sem saber nadica dos caras e ficar sem calça, posso colocar algumas referências de estilo - contudo não se apegue, pois é diferente... Rsrsrs... Mas, se você curte "Tortoise", "Mogwai" ou "Sigur Rós" irá curtir também esse caras. 


MOZART

Quem me conhece sabe que eu adoro cinema. Sou fissurado, louco, aficionado mesmo. Gosto de (quase) tudo que envolve a sétima arte: roteiro, filmagens, atores, trilhas, diretores, continuístas, fotografia, direção de arte, câmeras, locações, figurinos, ambiente, as salas de cinema em si, todo aquele ritual de comprar uma pipoca, pegar uma bebida, sentar na poltrona e assistir ao filme, etc... É um dos meus hábitos prediletos. Sou apaixonado pelo ato de ir ao cinema. Deslumbro tudo que o cerca. Claro, tudo isso na qualidade de espectador. Deixo bem claro isso... Posto isso, vamos lá... Eu tenho uma penca de filmes favoritos. Não consigo elencar por ordem de gosto. Dificilmente eu tenho uma lista de 10 melhores filmes. Isso não existe comigo. Não tenho. A relação é muito parecida com a música. É "escolha de Sofia" para mim. No entanto, sei de uma coisa: nenhum filme passou tanto quanto "Amadeus" (filme sobre Mozart) diante dos meus olhos. Não sei explicar. Até sei: eu amo o filme. Ganhei um VHS (opaaaa...) e depois um DVD do filme. Logo, passava sempre que possível. Mais: sempre que a TV exibia eu assistia. Pior: tenho quase todas falas decoradas dele. Rsrsrsrs... Estranho, né? Eu simplesmente me encantei pelo filme. Desde as risadas de Tom Hulce (loucas, a princípio), a fotografia toda do filme, o ambiente passado, a história de Salieiri (F. Murray Abraham) e sua atuação. Foi a primeira vez que eu vi uma história dentro da música clássica contada de maneira criativa, romanceada, ficcional (pois, não há evidências dessa rivalidade ou de ações homicidas de Salieri) e extremamente criativa. As cenas sobre como Mozart compunha e as notas, operetas narradas por Salieri em pura devoção à música e ao "rival" são antológicas. Eu nunca havia visto e sentido aquilo em relação ao clássico. Essa rivalidade levada ao delírio é ponto alto num filme extremamente sensível e belo. Foi a maior atuação de Tom Hulce. Um ator que não havia despontado ainda e parece ter se escondido atrás de um único papel. O maior, sem dúvida, mas... Quanto a F. Murray Abraham - um ator excelente, trilhou sua carreira muito bem, mas na minha cabeça fica a imagem do compositor italiano sempre. Milos Forman realizou uma das maiores obras-primas do cinema. E eu nunca mais esqueci. Sinceramente? Eu devo ter visto-o, pelo menos, em torno de umas vinte a trinta vezes esse filme. Acho que bem mais... Era viciante!  



NEWS

- O filme "Kurt Cobain - Montage of Heck" sobre a vida de Kurt Cobain irá passar mês que vem na HBO americana. Depois, virá ao Brasil. Passará por oito cidades (RJ e SP entre elas), mas será dividido em muitas sessões. Ou seja: o espectador terá que ir mais de duas, três, cinco vezes ao cinema ver a continuação. Com a promessa de ser o mais file e íntimo documentário de rock sobre Kurt. Estou com muita vontade de vê-lo, mas confesso que essa "quebra" me desanimou bastante. Gosto de ver tudo na hora. Num fôlego só. Enfim... Mas, o filme foi feito com muito esmero, dedicação e fidelidade. A conferir!

- Falando em Kurt... A filha dele, Frances Bean Cobain deu declaração semana passada bem interessante: "Não sou chegada muito em Nirvana... Prefiro outras bandas." Dito isso causou bastante barulho. Chegou a falar que preferia Oasis (Ugh!). Ok... Porém se redimiu por completo depois: " Gosto de Mercury Rev e Brian Jonestown Massacre"... Ahhhhhhh... Ponto para ela! 

- O canal adulto "Sexy Hot" completa 18 anos... Hmmmm... Delícia... Uma das ações de mkt foi o lançamento de uma cerveja com o rótulo comemorativo. A Verve, cervejaria artesanal está no comando de tudo. Parabéns, babe! Vida longa ao canal

- Atenção máxima a mais uma droga sintética (essas "meninas" são sinistras) que tem feito muitas vítimas nos EUA. A "Flakka"... Uma derivação da metanfetamina com efeito bem potente. Bem potente mesmo. O prejuízo cerebral é semelhante ao da cocaína e os efeitos mais do ecstasy só que mais forte possível... Enfim... Não há limites para "sair do sóbrio". É uma questão de escolha, informação e cuidado. 

MAM

O Museu de Arte Moderna está reunindo uma coleção de diversos artistas que já expuseram por lá. Uma espécie de coletânea mesmo. Então, estão na pauta: Miró, Pollock, Warhol. Cruz-Díez, Ricther, etc... Está rolando já e vai até o dia 17 de maio.



TRACKLIST

About to Fly (Virta)
Traffic (Virta)
Yalan (Virta)
Tales From... (Virta)
Eastwood (Virta)




FLAKKA



CLIC.