sábado, 12 de setembro de 2015

Pauta de Hoje: Foals (Novo), "Southpaw" (Resenha), Revista Nature, Genética, Stooges, etc...


FOALS

Confesso que não sou um amante dessa banda. Achava seus três discos anteriores bacanas. Mas, só. Nada que me fizesse parar e prestar atenção imane. Oriundos de Oxford, são considerados um grupo alternativo; há quem os classifique-os como "math rock". Mas, nada disso importa pra mim. Esses subtítulos servem apenas para catalogar ou demonstrar alguma referência. Eu cheguei a um nível onde me importa se o som é bom ou não. Justamente por isso tinha uma consideração razoável pelo Foals. Alguns hits bons e discos medianos. Esse quarto disco, "What Went Down", despertou uma curiosidade maior. Ouvi e achei bem mais interessante, honesto e relevante. Os próprios integrantes anunciaram no lançamento que esse trabalho era mais "sincero, poderoso e urgente" do que os anteriores. E me pareceu mesmo. Acho que a palavra aí é "maturidade". O disco é denso, gostoso e equilibrado. Canções mais redondas e criativas, saindo da mesmice de outrora. Guitarras na medida certa, um baixo dançante e marcado, um som robusto e abrasivo. Canções como "Birch Tree" e "A Knife In the Ocean" elevam o som da banda. A faixa de abertura, "What Went Down" é um porradão. assim como "Snake Oil". Duas canções poderosas e urgentes como eles bem disseram. O trabalho foi lançado dia 28 de agosto e já está disponível por aí... Bom trabalho. A gravadora é a famosa Warner Bros. Outras duas faixas boas que eu destacaria é a dançante "Night Swimmers" e "Mountain At My Gates" - faixa que combina uma linha de baixo e guitarra bem interessante. A título de curiosidade: o álbum foi todo gravado na França. Num período recluso. Boa! 


SOUTHPAW

O novo filme de Jake Gyllenhaal é um filme médio para fraco. Nada que não tenhamos visto em "o Campeão", "Rocky" e suas inúmeras versões, Touro Indomável (para citar um clássico), etc... Jake encarna muito bem um lutador de boxe perturbado por uma infância complicada e a morte de sua esposa. O roteiro repete a fórmula do vencedor que renasce das cinzas com um treinador (Forest Whitaker) também combalido e juntos, reagem à margem da vida. O ator fez um ótimo trabalho físico (corpo bem definido e forte) para o papel, porém o filme foca bem mais na história e suas mazelas do que em sua interpretação. Por aqui (Brasil) ele foi traduzido como "Nocaute". Uma tradução livre e vil. Como esposa do lutador temos a belíssima Rachel McAdams (Uau!) que dura bem pouco e a filha - Oona Laurence - de 10 anos. Fosse eu, crítico de cinema colocaria o bonequinho sentado. De repente: querendo dormir. Um filme razoável que distrai, diverte, mas só. O final é super previsível e o telespectador fica feliz ao sair do cinema (ou desligar o a TV). Somente... Jake merece filmes bem mais tensos e criativos. Mostrou isso em "Nightcrawler". Tem talento de sobra para papéis bem mais elaborados e críticos. Porém - dá para se perdoar essa "falha"... Rsrsrs... 

NEWS

- A revista Nature divulgou números novos sobre a presença de árvores no planeta. Possuímos 3 trilhões de árvores na Terra, bem mais do que os 400 bilhões que se calculava. Uow! Essa é uma bela notícia.

- Com toda essa tragédia dos refugiados... Uma que abalou demais foi a destruição de Bel - templo sagrado de Palmira na Síria. Foi consagrado no ano 32 DC. Terroristas assumiram o bombardeio. (vou ficar mudo... Numa boa!)

- O filme polêmico (???) "Love 3D" que eu mencionei aqui no post passado foi censurado. Assim como quiseram vetar "Ninfomaníaca" e "Azul é a cor mais quente" redes de cinemas estão se negando a exibir o filme. Tsc...Tsc... Censura a essa altura da vida? Ou será que é mais uma publicidade imunda por trás? Sinceramente, eu não entendo. O filme é para maiores de 18 anos de idade. Alguém acha que qualquer ser com essa idade não sabe o que está acontecendo no filme? Já passou da hora desse moralismo bobo sair de cena e deixar o curso natural da vida. Baixaria como a nossa política é exibida em todos os horários. Me façam o favor!!!!

- A banda paulistana IRA! anuncia que voltará a trabalhar com um disco de inéditas em 2016. Tanto Nasi quanto Scandurra estão divulgando seus trabalhos solos esse ano, mas prometeram entrar em estúdio para um novo disco oficial da banda. A conferir!

GENÉTICA

Aposto que muitas pessoas não sabiam das seguintes constatações que a genética fez. Senão vejamos: Em 2003 foi feito o primeiro mapeamento do genoma humano. Sabias disso? Pois é... A geneticista Mayana Zatz constatou que os brasileiros têm uma genética natural para o otimismo... É... Sabias? Mais: a nossa miscigenação faz com que qualquer brasileiro possa servir de modelo para estudos aplicados em todo o mundo! Uau! Hahahaha... Foda não? Pois é... Mas, aí vem o banho de água fria... Lembra do mapeamento que citei acima? Nele chegou-se a conclusão de que o ser humano tem menos genes do que um tomate! kkkkkkk... Fechou a conta! BLAM!!!



ROCK IN RIO

Não, obrigado! Há muito se tornou um evento publicitário com "vez em quando" um som que distrai. Existem muitos festivais mundo afora (e até no Brasil mesmo) com mais tesão, atitude e música, de fato. Não me refiro somente ao "line up", mas tudo que cerca esse que já me deu algumas felicidades. Só para mencionar o "REM" em 2001. Porém como tudo na música de hoje - não passa de um produto e seus "senhores da guerra". Eu não compro há tempos essa "vibe". Divirtam-se e sejam felizes. Claro que estarei atento a qualquer coisa que saia som, mas de longe... Beijos!

TRACKLIST

Fun House (The Stooges)
Penetration (The Stooges)
Down on The Street (The Stooges)
Little Doll (The Stooges)
1970 - I Feel Right (The Stooges)




CLIC.