sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Pauta de Hoje: Discos (Nicolas Godin / Kurt Vile), Lollapalooza 2015, Frida Kahlo (SP), A-ha no MAC e mais...


Tenho duas coisitas a falar antes de começar o post: uma retificação e outra explicação. Mencionei em alguns "posts" atrás que a novela colombiana sobre Pablo tinha 113 capítulos. E é verdade. Porém, no streaming, condensaram em 74 episódios. O que não deixa de demandar bastante tempo. Tal explicação é só para não confundir a cabeça do leitor. E a retificação fica por conta do valor aproximado que eu citei sobre o RIR (cerca de R$ 1 bilhão estimado de faturamento) em termos de arrecadação. Após o evento findar o valor correto e atualizado foi de 625 milhões de reais. Nada mal... Rsrsrs... É isso!

NICOLAS GODIN

Você conhece Nicolas Godin? Não? Tens certeza? Ok... Vamos tentar de novo... Você conhece o duo francês Air? Ahhhhh... Conhece, né? Pois então... Ele é um dos "duo"... Cinquenta por cento do Air. Músico francês talentosíssimo. O guitarrista, baixista, tecladista e produtor nos presenteia com um trabalho muito autoral. Imagine um som parecido com o do Air (baixo e bateria) misturado às sonatas de Bach? Sim, ele mesmo... O músico clássico. O ambiente que Nicolas consegue é muito interessante. Temos jazz de primeira linha, música clássica e eletrônica. Uma visão moderna e super bacana. O nome do trabalho é "Contrepoint" e saiu no dia 18 de setembro pela Because Music. Sempre curti bastante o duo francês, por isso nem hesitei em conhecer esse lado solo de um dos integrantes. A proposta era um mix de sons contemporâneos brincando com ritmos musicais e de países como o Brasil, EUA, França, Alemanha e Inglaterra. Um disco ecumênico! Rsrsrsrs... Faixas como "Widerstehe Doch Der Sünde" e "Club Nine" me pegaram de jeito. Uma brinca de Bach numa versão francesa. E a outra soa como uma "big band" de jazz e efeitos sonoros impactantes.  "Clara" traz uma bossa com a voz de Marcelo Camelo repetindo a mesma frase. Triste, porém muito bonita. "Glenn" é uma assumida homenagem ao pianista Glenn Gould. E "Quei Due" - uma obra prima cantada em italiano. Lindíssima! Suave, sexy, sofisticada. Uma faixa que se adicionam cellos e sopros. "Bach Off" é uma percussão intrigante com a sonata. Algo visceral e tarimbado. Do cacete! Belo trabalho de Nicolas. Puta disco! Dou nota NOVE com louvor! Criatividade, cultura musical e lirismo puro. Tudo isso de forma moderna. Baixe, compre, mas sobretudo: ouça! 
KURT VILE

O americano de 35 anos é conhecido melhor por ser membro da banda The War On Drugs. E também pelo "The Violators (outro projeto). Mas, seu trabalhos solos também têm reconhecimento. Esse, por exemplo, é o seu sexto disco. Chama-se "B'leve I'm Going Donw" e saiu pela Matador. Hmmm... Bom "label", não? Pois então... O disco e o próprio Kurt bebem na fonte de Pavement, Neil Young, Tom Petty... Aquela batida folk, porém com elementos indies e roqueiros. Sabe? Então: você tem guitarras, baixo e bateria, mas adicione aí banjos, violinos e bandolins. Algo bem sudeste-americano. Um som bom e cativante. Duas faixas, de cara, já mostram a verve musical dele: "Pretty Pimpim" e "I'm An Outlaw" (famoso fora da lei). Nem tanto. Mas, fato é que o músico é resistente e combatente. Inquieto e defensor (qualidades de nomes como Bruce Springsteen e o já citado Neil Young), Kurt apresenta muitas ferramentas para defender seu som e mostra serviço. São doze faixas bem distribuídas e muito bem produzidas (ele co-assina a produção juntamente com Rob Laakso). "That's Life, tho (almost hate to say)" já tem uma melancolia que lembra Wilco ou até mesmo REM. Letra mais intimista e agnóstica.  "Life Like This" gruda no cérebro. Um fraseado em looping não sai da cabeça. Um piano viciante. "Kidding Around" também fixa no cerebelo. Bom riff. Sessenta minutos de bom som e atitude. A crítica recebeu maravilhosamente bem. Até me surpreendeu bastante pelo estilo do disco. Eu também curti bastante. Ouça! Outra dica do blog.


NEWS


- No MAC (Museu de Arte Contemporânea) em Niterói o tecladista do A-ha e artista visual, Magne Furuholmen colaborou e ajudou na criação de obras esculturais. São intervenções artísticas com uma técnica conhecida como "derivações de palavras". Além do músico, Selene Wendt e Guilherme Vergara assinam a obra. A escultura ficará até março de 2016 para apreciação do público. Yeah! Isso sim é que é arte e show numa mesma viagem!

- Em Sampa, no Instituto Tomie Ohtake, a exposição sobre Frida Kalho chegou arrebentando. Aberta desde o dia 27 de setembro - o surrealismo mexicano vem mexendo com o público. É uma mega exposição com enorme estrutura. Ela fica até janeiro do ano que vem. Aguardo-a no Rio. Ou não. Vai que pinte um convite para ir a Sampa? Nunca se sabe...rs

- O Lollapallooza vem aí... Mas, calma... Serão anunciadas, ainda, as atrações. A partir de terça (dia 6 de outubro) que vem o festival escala o time. Porém, preparem o bolso: houve uma boa aumentada de preço. Ingressos variando entre 330 a 380 e outros de 600 a 660 reais... Ulha! Que facada, hein? Lembrando que o festival acontecerá em março (dias 12 e 13) de 2016. 

- O menu do último almoço do Titanic (só existem quatro no mundo todo) original foi leiloado on-line essa semana por U$ 88 mil. Rsrsrsrs... É o tipo de peça que só serve como curiosidade, não? Vai mudar nada, nada - o mundo. Rsrsrs...

CURIOSIDADES

Informação e cultura... Bandeiras importantes aqui... Sempre foram... Logo: é proibido reter a informação. Certo? Vamos lá...

1) Um bilhão de segundos equivalem a 31,7 anos. Sim... Serve para pouca coisa!

2) Dez mil produtos químicos são criados por dia! Uow!!!! Duvido que você sabia essa.

3) Trinta e seis por cento das mulheres são loiras... Hmmm... Será? 

TRACKLIST

Gentle (Low)
No Comprende (Low)
Shame (Low)
Words (Low)
Lullaby (Low)


TUM.