quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Pauta de Hoje: Shows (Spoon & Belle And Sebastian), Política, Bowie (fim?), Wase. Stephen King, etc...


SHOWS

Então... Semana mais que especial com dois shows para ninguém botar defeito: Spoon e Belle And Sebastian. A banda Spoon desembarca no Rio para fazer um único show (em solo carioca) nessa quinta (15) na Sacadura 154 na Gamboa. Depois parte para Sampa aonde realizará mais três shows: dias 16 e 17 no Audio Club e dia 18 no Beco 203. Só perde quem quiser, né? Já o Belle And Sebastian toca no Rio dia 16 (sexta) no Vivo Rio e no mesmo festival (Popload) com o Spoon sobe no palco (de Sampa) do Audio Club no dia 17. Na bagagem os últimos discos lançados em 2014. Assim prometeram ambas as bandas. Para quem curte um bom indie e pop é prato feito. Dois expoentes de gerações um pouco distintas, mas igualmente competentes. Para quem reclama do que fazer nada como ter um começo de fim de semana (já na quinta) com dois representantes dos bons sons... Divirtam-se!!!



POLÍTICA

Se tem algo que me tira do sério são essas comparações esdrúxulas típicas do conservadorismo. Algo como "Vai virar Cuba" ou "Vai virar Venezuela" e até mesmo "Parece uma Bolívia". Além de demonstrar total estupidez, pois nenhum país vira outro que seja, salvo se houver uma revolução armada. O que graças a deus não estamos perto... E, mesmo assim não há como ser. Uma vez que um país e suas culturas, hábitos, raças e comportamentos já estão estabelecidos e feitos. É impossível saber como é ser cubano (isso eu senti na pele em Havana) ou venezuelano ou qualquer outro estrangeiro. Não existe isso. É constrangedor ler essas sandices... Mas, o que de fato acaba passando batido é o preconceito e a arrogância de quem os fala. Imagine? Um americano, insatisfeito, soltando a seguinte a frase: Daqui a pouco isso vai virar Brasil! Porra! É de uma prepotência e soberba imane. E, muitos brasileiros fazem tais comparações como se os cubanos, ou os venezuelanos, até argentinos fossem inferiores ao nosso povo. Quem foi que disse que somos os melhores? Ou que somos parâmetros para "A" ou "B"? É super escroto - desculpem. Mas, é. Americano ou francês algum sabe o que é ser brasileiro e nós também não sabemos o que é ser uruguaio ou colombiano. É uma retórica tão babaca e fascista. É feio e preconceituoso. Olhemos apenas para nós. Já é um belo começo. 

NEWS

- A Netflix está adaptando a série "Chef's Table" com uma roupagem brasileira. O "show" sobre gastronomia será com o chefe do DOM - Alex Atala. Antes que alguém pense em se tratar de mais uma "série" manjada na cozinha é necessário dizer que Alex antes de tudo, era um cara underground e punk. Tornou-se chef muito tempo depois. Ou seja: o cara tem algo a dizer. Podem acreditar. E o programa será muito mais voltado para pesquisas de ingredientes brasileiros e visitas em lugares ermos como a Amazônia. Alex tem algumas ideias bem interessantes para a socialização da comida e o desperdício, sobretudo num país que erradicou a fome. As abordagens passarão por essa temática também.

- Notícia ruim: John Giddings, agente de David Bowie, declarou que o cantor aposentou-se dos palcos. Sim... Já era. O anúncio foi feito em Londres durante um fórum sobre música. Eita!!!! Eu sabia que esse dia iria chegar! Hã... Eu prefiro ficar calado. Falar o quê, né? Hunf!

- O Parque do Flamengo completou no dia 12 (feriado) cinquenta anos. Tombado pelo Iphan, o lugar é de um valor arquitetônico e paisagístico de imensa expressão. São 11.600 árvores de 190 espécies. Escolhidas por Burle Marx. Além de contar com dois marcos históricos: o Monumento aos Mortos da 2ª Guerra Mundial e o Monumento a Estácio de Sá - fundador da cidade. Parabéns ao Aterro!


- Muita gente vem condenado o aplicativo "Wase" pelos atalhos escolhidos por ele na cidade do Rio de Janeiro. De fato, houve crimes bárbaros porque motoristas acabaram entrando em lugares perigosos. Porém, vamos raciocinar: o aplicativo é binário e não humano. Serve somente como ferramenta. A culpa não é dele e de nenhum outro. A verdadeira culpa é da total falta de segurança da cidade. Desse caos de guerrilha que temos aqui. O GPS errou o caminho sim, mas a reação de bandidos com tiros e fuzis é algo assustador. Se fossemos educados, com caráter e gentis nada disso teria acontecido. O aplicativo pode até oferecer rotas, indicar aonde tem blitzes, etc... Mas, a violência passa por cima de qualquer tecnologia. É a tal história do homem traído no sofá... O cara troca de mulher ou do sofá? Está tudo invertido... O errado ali foi ter traficantes disparando tiros ao léu... Que porra é essa? Muita gente pode até contra-argumentar, eu respeito. Porém, o problema aí é a ausência de segurança no lugar - seja favela ou não. Ué?

LIVRO

"Revival"
Stephen King
Ed. Suma de Letras
376 páginas

Lançado em novembro de 2014 lá fora e aqui chegou em fevereiro. Stephen usa e abusa de menções a Poe e H.P. Lovecraft. Reforça que seu sonho era ser músico e usa um como protagonista. Livro na mão. Hora de degustar... 

TRACKLIST

Riverswin (The Decemberists)
Why Would I Now? (The Decemberists)
Fits & Starts (The Decemberists)
Stateside (The Decemberists)
The Harrowed And The Haunted (The Decemberists)


RIP.