sábado, 7 de novembro de 2015

Pauta de Hoje: Ought (disco), George Barris (RIP), Retornos Britânicos, Pasolini, Tracks...


OUGHT

Sim... Eles lançaram disco. Esse ano. Mas, já tem 49 dias... Passei do ponto. Mas, não faz mal... Tem tanto disco lançado mesmo. Dá uma média de dez a vinte por mês. Imagine? Duzentos e quarenta novos discos por ano... Claro... Refiro-me aos discos que eu julgo ser relevantes. Senão estaríamos falando de milhares de lançamentos de todos os gêneros musicais. É a minha estética que norteia o que eu escrevo. Em tempo: também não estou afirmando que eu seja dono da verdade. Apenas tenho as minhas opiniões e escolhas... Certo? Pois então... Ought é um quarteto canadense de Montreal... Hmmmm... Isso é bom. Vêm da cidade e país de Leonard Cohen. O mestre. São uma rapaziada que circula pelo post punk e indie rock. Lançaram dois EPs e um disco, de fato. Eles começaram em 2012. Alcançaram um sucesso de crítica e um status relevante junto aos meios musicais como Metacritic, Pitchfork e Rolling Stone. Mas, foi o jornal mensal "Exclaim!" (canadense) quem alarmou o talento dos caras. Esse ano eles lançaram no dia 18 de setembro o "Sun Coming Down" - um trabalho com oito faixas pela Constellation Records - gravadora que assinou com a banda em 2013. Eu curti bastante o que eu ouvi. Um som com urgência, "punch" e presença. A voz de Tim Darcy lembra um pouco um jovem Mark Smith (Fall). Tem potência e marca. E, a característica de recitar ou repetir sílabas numa mesma frase. Um vocal mais falado do que cantado. A sonoridade remete a muita coisa boa: Sonic Youth, Talking Heads e Television. Não houve nenhuma canção que me desagradou. Todas são distintas e boas. Mas, gosto de citar as faixas que me chamaram mais atenção. "Passionate Turn" é uma bela amostra. Uma bateria quebrada e um som marcante. "Beautiful Blue Sky" é outra que me pegou. Um misto de Fall com PIL. Muito boa! São sete minutos de coragem, atitude e pé embaixo. Fiquei muito auspicioso ao ouvir essa canção. Minha fé na música foi renovada. Rsrsrsrs... A faixa título "Sun Coming Down" também nos brinda com efeitos e barulhos da guitarra lembrando os bons tempos do noise. Para completar: a faixa "Men For Miles" - canção que abre os trabalhos. Uma guitarra com um riff cool e ritmo punk rock. Bom disco. O disco de estreia deles, o "More Than Any Other Day" (2014) saiu com um oito e meio. Esse também alcançou a mesma nota. Ainda não sei qual deles é o melhor. O bom de tudo isso é que a cena de rock ganhou uma ótima banda. Eles estão com dois anos e meio de idade e uma série de shows pela Europa. Certamente você irá ouvir o nome deles por aí.

NEWS

- George Barris faleceu ontem. Ele não é tão famoso para ser capa de algum jornal (pelo menos por aqui), mas tem uma importância imensa aos saudosos... Foi ele quem desenvolveu o Batmóvel... Pois é... O design (podemos chamar assim?) saiu de sua cabeça. Além disso, a Super Máquina também foi ideia dele. Lembram? Barris criou vários outros carros para muitos filmes famosos. Típico caso de um gênio anônimo! RIP.

- O Brasil voltou a brigar por uma estatueta do Oscar. É na animação... O filme "O Menino e o Mundo" foi pré-selecionado pela Academia. Acredito que para os realizadores seja algo muito bom. Já disse que Oscar para mim é "política" né? Mas, em termos de animação, talvez seja mais honesto e justo. Vamos ver...

- Os irmãos Reid (Jesus & The Mary Chain) estão no estúdio. Mas, muita calma. Eles já avisaram que estão somente no começo e que devem demorar... De fato, o retorno deles (oficialmente) é muito aguardado. Eles não lançam nada inédito desde 98. São dezessete anos de distância. Tirando as reuniões recentes para shows... Mas, é fato que estão gravando as primeiras inéditas... Uow!

- Outra volta muito aplaudida foi do Stone Roses (outra banda classuda). Os rapazes de Manchester até anunciaram três shows ano que vem. Mas, toda calma é necessária. Eles já haviam feito algo parecido em 2013 e findaram. Vamos aguardar o que eles irão fazer.

CURTINHAS

- No último dia 2 (finados, por coincidência macabra) completou-se 40 anos da morte de um dos maiores cineastas e poetas do nosso tempo: Pier Paolo Pasolini! Sabe-se que a morte dele foi controversa e polêmica: assassinado por um garoto de programa. Dentre várias versões, o suposto criminoso sempre alegou legítima defesa. Enfim... Fato é que ele matou Pasolini a pauladas seguido de atropelamento na madrugada do dia 2.

Por conta da morte dele há uma série de homenagens ao artista. Entre exposições, mostras, temos o filme ("Pasolini") que estreou no cinema anteontem (5). Com Willem Dafoe no papel do cineasta! 

- E, infelizmente, faleceu o ex vocalista da banda paulistana Smack, Sérgio Pamplona Jr., conhecido por Pamps. O músico teve complicações no fígado devido a uma cirrose. Muita gente boa trabalhou com ele. A saber: Thomas Pappon (Fellini), Scandurra (IRA!), Sandra Coutinho (Mercenárias), Taciana Barros, Miguel Barella (Agentss), Itamar Assumpção. Só fera! Descanse em paz.

- E o governo chinês reviu a política de um filho somente. Passará a permitir dois agora. É uma medida do governo contra o crescimento rápido do envelhecimento atual. Mas, fica a pergunta: teremos mais um bilhão pela frente??? Rsrsrs...

MOSTRA I

Pela primeira vez no Rio de Janeiro, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, reúne treze filmes selecionados pelo Festival de Cinema. Está no Espaço Itaú de Cinema em Botafogo. Estreou na quinta (5) e fica até a quarta (11). Ou seja: curtíssima temporada. O ingresso custa vinte reais.

MOSTRA II

A FILE Anima+Games chegou ao OI Futuro Flamengo no bairro homônimo. Estreou na terça (3) e vai até o dia 29 desse mês. Para quem não sabe... FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica) é sigla. Tem óculos 3D e muita interatividade. O melhor de tudo: é grátis. Pois é... São 39 games e 107 curtas metragens. Aproveitem!

TRACKLIST

Sun Coming Down (Ought)
Passionate Turn (Ought)
Men For Miles (Ought)
Beautiful Blue Sky (Ought)
Mediocridade Afinal (Smack)
Desespero Juvenil (Smack)
Faça Umas Compras (Smack)




(...)