sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Pauta de Hoje: "Lírico, Sexy e Brutal", Narcos, Scott Fitzgerald, Desglobalização, etc...


LÍRICO, SEXY E BRUTAL


Vou colocar um pequeno conto escrito por mim cujo título é o supra citado. Dividirei em duas partes. Assim fica bacana, economiza espaço e deixa um "suspense" também. Antes que alguém pergunte: sim, o título é uma brincadeira - um trocadilho com o Lobão. Rsrsrsrs... Pelo menos a parte interessante dele. Porém, não trata-se de mais nada em comum. Foi somente pela fonética. Posto isso... Próximo "post", não percam a primeira parte do conto. Ya.

NARCOS

A segunda (e última temporada) de Narcos estreou dia 2 de setembro. Mesmo sabendo do enredo e fim muita gente correu para assistir. Particularmente, conheço muito bem a história de Pablo Escobar. Mais: conheço a história da Colômbia nesse período. Entretanto, queria ver como seria contada na visão "gringa" toda trajetória do narco traficante mais conhecido do mundo. Foram mais dez episódios até o derradeiro fim. Vale ressaltar que assisti a "novela" colombiana com quase cento e vinte capítulos onde tudo foi devidamente esmiuçado. A política, a história (colombiana), a infância e juventude da família Escobar, o futebol, as questões sociais de Pablo, as orgias, a guerra, etc... Tudo, tudo, tudo... Soma-se aos inúmeros docs. a respeito dele também que vi. É complicado analisar uma versão "pocket" assim. Porém, Narcos é um excelente documentário sobre a guerra entre os agentes da DEA (Estados Unidos) e o cartel de Medelín (Pablo). Narrado por um dos agentes americanos, a série embala e não perde o ritmo. Existem diversas contradições, mas não afetam o entretenimento de quem vê. Garanto. Wágner Moura até alivia um pouco a "persona" de Pablo. Deixa-o mais sensível e amoroso. Longe de mim insinuar que Pablito não tivesse seus momentos de carinho, sobretudo com sua família. Enfim... A série cumpre bem o papel e entrega algo digno e bom de assistir. Para quem curte cinema - observará truques do cinema que rendem belíssimas cenas e tomadas. Outro ponto para Padilha e cia. Quanto a mim, sigo com a minha visão sobre esse período funesto e terrível da história da Colômbia. E a vida segue... Seguiu, né?


NEWS

- Hoje (dia 9) é a chance de quem estiver no Rio de Janeiro ver duas bandas icônicas do Brasil: Plebe Rude e Camisa de Vênus... Ambas tocam no mítico Circo Voador. De quebra, vocês me encontram para tomar uma bela breja e papear. Topam?

- O "The Guardian" anuncia que uma obra do escritor Scott Fitzgerald foi descoberta. Trata-se de uns textos de oitenta anos atrás que o autor teria escondido de seus editores com receio de censura. A Simon & Schuster (Editora) promete publicar a obra em 2017. Hmmm... A conferir...

- A banda Wilco retorna ao país em outubro. Além de confirmada para o Festival Popload em Sampa dia 8 do mês - os rapazes de Chicago fecharam pro dia 6 de outubro no Rio de Janeiro. No Circo Voador. Ueeeeeeba!!!

- Nesse dia 10 (amanhã) de setembro completam vinte e cinco anos do single "Smells Like Teen Spirit" do Nirvana. Uma avalanche que mexeu com as estruturas em 1991. Porradão que mexeu com o marasmo do rock feito na época. 


DESGLOBALIZAÇÃO

A palavra não é nova e tampouco desconhecida. O que os anos dois mil juntou parece não ter mais a mesma força. "Globalização" era a palavra de ordem há dez, quinze anos atrás. Do ponto de vista econômico, político, social e cultural. A internet trouxe tudo isso num aperto de tecla. Porém, o que mais teme-se é o inverso: separatismo. E os motivos e exemplos são muitos. O Reino Unido mesmo deu um passo gigante com seu "Brexit" ao deixar a comunidade européia. Mais: ainda no Reino - estuda-se a construção de um muro numa cidade inglesa fronteira com outra cidade francesa afim de que imigrantes ilegais não entrem. O discurso reacionário de Trump afirmando que construiria um muro entre os EUA e o México também ressoa no mundo. Ou seja: o mundo está receoso com essa convivência geral e múltipla. A ameaça religiosa e um discurso nacionalistas de certos países estão refletindo de maneira estranha nas cabeças alheias... E o mundo está pensando... Alguns analistas políticos discordam outros preferem aguardar... Sinceramente, eu não sei. Acho apenas que devemos aprender a conviver com as diferenças. Junto ou separado. E não é o que tenho visto e lido... Ugh!

TRACKLIST

Brasília (Plebe Rude)
Proteção (Plebe Rude)
A Ida (Plebe Rude)
Minha Renda (Plebe Rude)
Censura (Plebe Rude)


RIP.

.: