quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Pauta de Hoje: "Meat Is Murder", Lee Ranaldo, Goulart de Andrade (RIP), Mostra de Cinema Alumbramento, etc...


MEAT IS MURDER

Eu sei que o disco pontual desse ano dos Smiths é o "The Queen Is Dead" (completando 30 anos). E também sei que é apontado por muitos como o melhor da concisa carreira deles. Certo? Pois bem... Julgo-me um bom conhecedor dos rapazes e acho missão hercúlea tomar um disco deles como o melhor... Vá lá: o mais importante. Talvez seja mesmo o "The Queen..." Talvez... Porém, eu sempre tive o "Meat Is Murder" (85) como o melhor na minha opinião. Musicalmente falando. Faixa a faixa. Podem dizer que é gosto ou teima... Não sei... Mas, o fato é que o disco supracitado é, na minha opinião, o mais completo deles. O que sempre bateu mais fundo. Antes que algum fã condene-me é bom lembrar que são somente quatro na carreira deles: "The Smiths", "Meat Is Murder", "The Queen Is Dead" e "Strangeways Here We Come". O resto é coletânea. Aí não vale. O que significa dizer que você que pensou no "Hatful Of Hollow" ficou no vácuo... Esse não vale. É uma coletânea lançada meses depois do disco de estréia. Fato doido, inclusive... Eles lançaram coletânea com canções de vários singles e algumas do disco debutante. Deveras incomum. Contudo, o fato é que "Hatful Of Hollow" é coletânea. Não conta. Bom, de volta ao disco... Meat Is Murder é um desses trabalhos que você aprende a apreciar com o tempo. Como um scotch. A sonoridade é de alto nível, os rapazes esbanjam talento a cada faixa e sinto uma sintonia impecável entre Moz e Marr. Mais do que em qualquer outro trabalho. Juro. Eu sei que é polêmica e pessoal - sem stress. Entretanto, é assim que sinto-me quando pego o resultado final de todo o disco. Então, no "Photochart", esse disco tem uma cabeça à frente do "The Queen..." Entende? Não? Tudo bem... É bom que discordem de mim... Só para ressaltar as faixas que mais tocam-me: "The Headmaster Ritual", "Barbarism Begin At Home", "How Soon Is Now?", "Well I Wonder" e "What She Said". Qualquer uma dessa aí representa o que há de melhor da banda. Isso eu garanto. Só para dar a medida de uma delas - "Well I Wonder" - ficou de fora de todos os shows da banda (não confundir com a carreira solo de Moz) por ser considerada pela dupla muito preciosa e não viam com bons olhos a execução ao vivo dela... Rsrsrsrs... Enfim... Coisas dos Smiths. De qualquer modo é sempre bom escutar os caras... Aproveitem sempre!

Obs: "How Soon Is Now?" não foi incluída no vinil original, mas foi na versão em Cd. 


NEWS

- O guitarrista Lee Ranaldo (Sonic Youth) fará show no Rio dia 13 de setembro (terça) no Teatro Ipanema a partir das 20 horas. Uma bela pedida. O último disco de Ranaldo é muito bom. E eu resenhei-o aqui...

- Mas, bem antes disso... O grande Gerson King Combo sobe ao palco na UFF. Sexta, dia 26 agora. Valendo pelo Festival Nacional de Cultura Popular.

- Foi inaugurada no último dia 22 (segunda) uma placa em homenagem a David Bowie. Exatamente em Berlim no edifício que o cantor vivera nos anos 70 (76-78). Essa foi uma iniciativa de Michael Mueller, prefeito de Berlim. A relação da cidade com o cantor ressoa até hoje. Yeah!

- O metrô de Londres passou a ser 24 horas bem como Berlim e Nova York. Aliás - isso deveria ser automático e básico, não? Já falei que transporte público (mesmo sendo de administração privada) é direito cidadão e não demanda por dinheiro. Isso é claro pra mim. 

- Quem topa ver "Café Society", o mais novo filme de Woody Allen? Dica boa...

MOSTRA DE CINEMA ALUMBRAMENTO

Na próxima terça-feira, dia 30, começará a Mostra de Cinema Alumbramento na Caixa Cultural. Serão mais de 30 filmes do coletivo cearense em seus dez anos de trajetória. Filmes como "Sábado à Noite" (2007), "O Rio nos pertence" (2013) ou "Estrada para Ythaca" (2010) estarão entre os exibidos. Atenção: Entrada Franca! Pois é... Só comparecer...

Mais informações aqui: 

http://www20.caixa.gov.br/Paginas/Noticias/Noticia/Default.aspx?newsID=4020

TRACKLIST

Cathedral (Felt)
Birdmen (Felt)
The Stagnant Pool (Felt)
The World is As Soft As Lace (Felt)
The Optimist and the Poet (Felt)




VEM COMIGO!


RIP.