domingo, 9 de outubro de 2016

Pauta de Hoje: Renato Russo, Casa de Cultura Laura Alvim, Wilco, Shows, News, etc...


RENATO RUSSO

Dia 11 próximo farão 20 anos da morte do cantor da Legião Urbana. Importante data por ser um cara diferente, estiloso e sagaz. Mais que isso: liderou uma das mais relevantes bandas nacionais da música pop. Todo estudioso de música sabe da importância da banda para o cenário brasileiro. Não precisa nem de ensino médio completo para tal. Mas, deixemos isso de lado e vamos a uma simples brincadeira: como vc, homem (mulher) feito (ou não) lembra-se da primeira (ou primeiras) impress(ões)ão da música da Legião e por conseguinte da voz de Renato? Pode ser? Bom... Eu puxo a questão... O ano era 85 e eu estava em casa. Um menino sem nada pra fazer. Puxado por um primo e seu amigo mais velho (tinham 12 e 14 anos) passaram na minha humilde choupana e chamaram-me para ir a uma festa (festa estranha com gente esquisita... Eu não tô legal...rsrs) sem compromisso. Animei-me, claro. Eu conhecia RPM, Ultraje a Rigor e Paralamas somente. "Vai tocar um som maneiro, Léo, bora!". Dessa maneira eu fui. De fato, a festa tinha um monte de adolescentes mais velhos e esnobes... Mas, tinham os "outsiders"... Uma certa altura rolou um som bem agitado e chamou-me atenção. Era "Geração Coca-Cola"... Foi cantada com entusiasmo e eu curti. A marca de refrigerante nunca deixou-me esquecer. Porém, eu não compreendi a mensagem da letra. Apenas gostei mesmo. Recordo-me de ter ido ao quarto (algum cômodo) - sim, nessa época as festinhas eram nas residências mesmo - e ver algumas revistas de música e "posters" de rock. Isso animou-me. Eu começava a ficar cansado, pois eu era moleque e não tinha hábito de virar a noite. Eu tinha nove, dez anos. Pera lá tb... Rsrsrsrs... Vez em quando procurava um canto para descansar. Não queria "estragar" a festa dos caras que chamaram-me. Falei que queria relaxar (não foi esse o termo, mas) e convenci-os. Tocou pela segunda vez a tal da música... Aquilo fez-me pensar deitado. "Geração Coca-Cola"... Hmmmm... Algum tempo depois um dos caras entrou no quarto e eu aproveitei para perguntar sobre o som. "É Legião Urbana!". Nesse instante tocou "Será" - e ele emendou: essa também é deles... A melodia era diferente. Mais harmoniosa e bela. Menos "punch". E eu também gostei. O cara disse-me que os músicos eram de Brasília e que aquele era o segundo disco. Mostrou-me a capa. Fiquei olhando aquele bege/marrom claro com o escrito "Dois" no meio... A memória impede-me de narrar mais, pois não fixei mais nada... Um ano depois - pedi dinheiro e comprei o tal disco. Ouvi sem parar. Todo dia... Nesse ano - uma menina nova havia entrado na escola. Todo ano tinha, né? Os meninos em fúria... Rsrsrsrs... Claro que todos apaixonaram-se (será????) pela menina. Na minha cabeça a canção "Quase Sem Querer" era a predileta. Gostava do disco inteiro, porém essa foi a canção de amor (?) que eu identifiquei-me. Como passe de mágica associei à ela. Músicas são fodas também nesse sentido... Brrrr... Como eu estava gostando dela resolvi transcrever partes da música para ela. E, deixei dentro da mochila (eita!!!!) dela. Assinado, hein?. Eu era macho (!!!!!) pacas... Rsrsrsrs... Ela pegou, leu e sorriu. O que rolou depois disso é lenda... Outro dia eu conto. Mas, o trecho era esse: ".. E ainda estou confuso. Só que agora é diferente. Estou tão tranqüilo e tão contente..." E esse: "...Me disseram que você estava chorando. E foi então que eu percebi como lhe quero tanto ..." Por muitos anos essa música perseguiu-me. Obviamente que depois de tudo eu cresci, amadureci e passei a conhecer muito mais som... O punk brasileiro, o punk gringo, o pós-punk, o indie, underground, etc... Entretanto - a Legião Urbana sempre teve seu lugar na minha vida porque vivi (de fato) os anos oitenta como deveria: impaciente e indeciso. Confuso e tranquilo. Nah... Nem tanto. Mas, a música sempre foi o catalizador central da minha trajetória. Pelo menos até aqui: quarenta anos. Por mais que a memória traia-me terei boas histórias para contar. Como eu comprava vinis e escutava avidamente ficou um baú de memórias para contar. A Legião Urbana sempre teve essa proximidade com a juventude e suas armadilhas. E você? Como foi que ouviste a primeira vez? Conte-me. E viva Renato! "Força Sempre"




CASA DE CULTURA LAURA ALVIM

Laura Alvim foi uma atriz que não teve o menor apoio da família. A casa (que leva o nome dela) famosa e imponente em Ipanema foi sua residência desde seus oito anos de idade. Período que a mesma foi (1908-1910) construída. Depois de adulta decidiu fazer do local seu palco para declamações, espetáculos de peças e arte. Emprestava aos demais artistas para os mesmos fins. Na década de 60 passou enormes dificuldades financeiras e o local tornou-se abrigo para imigrantes nordestinos. Antes de morrer (1983) doou o casarão para fins culturais. Assim ficou. Em 1986 (três anos após a morte de Laura) foi inaugurada como Centro Cultural. Bacana né? Pois é... Já fui em peças ali e cinema também. Sempre tive uma queda pela casa. Há tempos - o Centro Cultural andava mal das pernas e uma nova reestruturação era necessária. Fechou para balanço. Depois de muito tempo a nova Casa de Cultura Laura Alvim foi reinaugurada. Especificamente no dia 19 de setembro. E que seja por um loooongo tempo. Hare!

Obs: Laura era filha de Álvaro Alvim - médico e introdutor do raio-X no Brasil. 


NEWS

- New Order vem mais uma vez ao Brasil. Uma apresentação única em São Paulo no dia 1 de dezembro no Espaço das Américas. Como Peter Hook tem uma apresentação marcada para o Brasil com a sua banda começou aquele debate em qual show ir... Rsrsrsrs... O mundo dá voltas e acaba repetindo-se, né? Quem conhece a história da banda e sobretudo dos músicos em si sabe exatamente o grau disso tudo. Porém, honestamente, a escolha que for feita será a melhor. Um ou outro (ou ambos). O que importa é ser feliz. Vai por mim... Eu sei que vi a banda com Peter e estou muito feliz. Rsrsrsrs... O resto é lucro.

- Rock in Rio 2017 começa a destacar seus line-ups... Hmmmm... Red Hot Chilli Peppers, Aerosmith, Maroon 5... What????? Se o Lolla já estava chato imagine o RIR? Remendos de bandas duvidosas e um (mau) gosto do cacete! Terrível. A família Medina é um engodo nesse meio. Enfim... Bom show a quem for. 

- Show bacanudo mesmo foi do Wilco essa semana. Estou correndo atrás na rede para ver o máximo de músicas que eles tocaram... Amigos e amigas adoraram! O Circo adorou. Foram duas horas e meia de deleite aos fãs. Eu assisti-os em 2005. Foi ótimo. Parece que esse foi melhor ainda. Eita! Muita gente boa saiu de outros estados para ver esse show. Gente do ramo, hein? Boa! Muito boa.

- Recomendo fortemente a exposição do fotógrafo Alberto de Sampaio. Ela está no Centro Cultural dos Correios, no Centro. Ela começou dia 6 de outubro e fica até o dia 4 de dezembro... De graça... É uma homenagem a fotografia amadora. São imagens lindas do Rio de Janeiro de uma época distante. Tem uma da Avenida Rio Branco lindíssima, dividida em PB... Outra melhor do morro do Castelo com a pedra SEM o Cristo Redentor (foto). Lindo, lindo! Outra de Copacabana ainda cercada de casas e fazendas com a areia deserta. Uau! Merece muito ser vista. Aproveite!



TRACKLIST

Sit Down (James)
Laid (James)
Sometimes (James)
She's a Jar (Wilco)
California Stars (Wilco)
Jesus, Etc (Wilco)




Yeaaaah!