sábado, 5 de novembro de 2016

Pauta de Hoje: "Midnight Diner", "Jimi Hendrix", News, Discos, Mondrian, etc...


MIDNIGHT DINER (Tokyo Stories)

Cruzei (eita!!!) com essa série japonesa sem querer. Estava fissurado em envolver-me com algo distinto dessa enxurrada de "soap opera" e percebi que seria uma boa experiência. A questão é muito simples: um chef de cozinha abre seu restaurante no Japão sempre a meia-noite. O local é clássico. Um balcão em forma de "U" em madeira com comidas para os trabalhadores da madrugada. Especializado num sopa de porco com legumes, o mestre serve todos os clientes que lá vão. O mais curioso é que o roteiro e as tramas não são sobre a vida dele e, sim, dos clientes. Ali é o pano de fundo. Tudo passa-se no Japão, os créditos são na língua, idem o script. As legendas é que estão em português. Todos os atores e atrizes também. Ou seja: fora totalmente da zona de conforto. A cultura é muito interessante e o ambiente criado ajuda. Tenho gostado de algumas coisas, mas esbarrei em dois problemas: 1) As atuações são fracas e um tanto bobas... Fico com a sensação de que estou vendo um desenho tolo japonês. Meio bobo pro meu gosto. O que leva-me pra segunda parte... 2) Quando alguma situação exige humor é bem constrangedor... É de uma bobagem imane. Troço beira ao ridículo. Não curto. Numa boa. E, eu sei que o povo japonês é sério, culto e interessante. Refiro-me somente ao "show". Porém - esses detalhes fazem a série escorregar feio. Vale ressaltar que farei uma viagem ao Japão qualquer dia dessa vida. Tenho um desejo em conhecer o país, assim como a China. Dois países que atraem-me desde pequeno. Duas culturas que reúnem dois princípios ideais ao meu gosto: paciência e respeito. Diria - disciplina também. Gosto do silêncio que ambos os povos exercem como ninguém. Uma sabedoria que vem de longe. De qualquer forma sigo vendo alguns episódios, pois gosto de experimentar terrenos estranhos. Legal ver a cidade de Tokio, as pessoas, a sonoridade do espaço, etc... Tenho dado bastante chances. Fica o registro...


JIMI HENDRIX

Demorei, mas, enfim consegui ver "All is By my Side" - filme que retrata a vida do mágico guitarrista Jimi Hendrix. No papel principal, André Benjamin (da dupla "Outkast"). Uma produção britânica-irlandesa com a direção de John Ridley. A película narra a vida de Jimi até o lançamento do primeiro disco. O que faz o espectador ter em mente que finda em meados de 67. Portanto - não tratará da morte do mesmo. Ok. "Spoiler" dado - seguimos com o roteiro... Para quem conhece um pouco da vida de Jimi perceberá que o filme afoga-se no óbvio, não traz grandes novidades e concentra-se bastante na atuação de Benjamin. Esse, desempenha muito bem a "persona" de Hendrix. Talvez seja o ponto alto de tudo. Porém, eu decepcionei-me com quase tudo. Uma história dessas, com um personagem desses...? O cara era um gênio. Faltou pesquisa, faltou sair do ululante, faltou tudo. Até música... Eu não disse ainda, mas como a família não liberou nenhuma canção, a história simplesmente NÃO tem nenhuma canção de Hendrix. Nada. Não aparece ele compondo "Purple Haze", "Foxy Lady" ou "Fire"... Absolutamente. Nem "Red House" ou "If 6 Was 9" Imagine? O que eu mais queria era saber como foram nascendo suas canções... Seus encontros com Clapton (tem isso... Mas, é tão insosso), com os Beatles (tb aparece de modo "En passant"), as brigas, o método criativo dele. Só há uma retórica viajante de Jimi sobre cores, alguns papos sobre igualdade e mau humor. Oxe... Estamos falando do MAIOR guitarrista do rock... Pelo amor de deus... Que filme é esse? Após ver fui pesquisar sobre como foi feito e tal... Tudo bem que a barreira do veto às canções mata 50% do roteiro, mas... E aí? Como fazer um troço desses SEM as canções dele? Porra! (desculpe) O cara não é poeta ou cineasta. O cara era músico. E o maior! A única relação que eu vi é com Chas Chandler, dos Animals, mas, assim mesmo porque era seu empresário na época. De resto: mais nada. Bom... Deve ser meu humor ou coisa parecida... Se crítico fosse eu daria um enorme ZERO para isso. Desculpe, mas música é fundamental. Sobretudo num filme que trata de um genial MÚSICO. Por favor, né? É chamar-me de otário. Afff... Chega!


NEWS

- Essa expirou um pouco, mas é bacana de colocar: lembram da regra dos cinco segundos? Todo alimento que cai no chão tem-se cinco segundos de "tolerância" até a contaminação total... Bom... Não é bem assim... Segundo uma última pesquisa americana esse tempo havia caído para três segundos e depois para nenhum segundo. A contaminação é quase que imediata... Ugh! Hahahaha... Pois é... Não tem essa mais de cinco ou três segundos... Caiu já era... 

Mas, segundo a mesma pesquisa... A contaminação que dá-se o ser humano possui praticamente 100% de proteção ou imunidade das mesmas... Mas, claro, dentro dos tais cinco segundos, né? Não é pra deixar o alimento descansando no chão! kk

- Eu sei... Estou devendo uma resenha legal de algum disco... Mas, é que com tantos filmes e livros está complicado... Mas, para não passar em branco... Cito dois discos que rolaram bonito na minha humilde choupana: "Here" do Teenage Fanclub e "Innocence Reaches" do Of Montreal... Ambos lançados em setembro/outubro. Diferentes entre si e igualmente bons cada qual em sua seara. Muito bons. Andei ouvindo também "Day Breaks" de Norah Jones (sim... Eu ouço tudo) e fiquei auspicioso. Bem interessante. A voz dela segue feito camurça. Linda! Três trabalhos interessantes que valem uma audição! Enjoy it

- E, terça (08) tem eleição né? Hillary x Trump! Hmmm... God Bless North America. Seja o resultado que for... Os congressistas americanos é quem fazem a economia (leia-se dólar) andar. Mas, que dê Hillary. Importante dizer que nenhum democrata faz algo benéfico a respeito do Oriente. Não enganem-se...

- Já foram ver "Mondrian" no CCBB? Não? Então vá... Cultura (arte) nunca é demais.

TRACKLIST

Fire (Jimi Hendrix)
Red House (Jimi Hendrix)
Layla (Eric Clapton)
Cocaine (Eric Clapton)
Higher Love (Steve Winwood)
Valerie (Steve Winwood)



.:


Clic.