domingo, 16 de dezembro de 2012

Pauta de Hoje: Shankar, Ripper Street (Série), Pet Shop Boys, Melhores (III), News, Livro etc.


RAVI SHANKAR

Claro que já se passou mais de uma semana da morte do músico indiano, mas como esse espaço não se trata de um blog jornalístico, eu não preciso, e muito menos intenciono atualizar ninguém. Aqui há espaço TAMBÉM para atualização, caso as pessoas não saibam profundamente ou de maneira rasa acerca de qualquer assunto em pauta. Posto isso, me sinto na obrigação de ao menos mencionar a importância de Shankar no mundo da música. Não somente pelos Beatles, mas como Orquestras Sinfônicas pelo mundo afora. Ravi desde cedo estudou violino (por influência do pai) e mais tarde dedicou-se a cítara - instrumento clássico de sua terra. Foi a partir de suas composições que ele pode excursionar pela Europa e EUA difundindo o instrumento e sua música influenciada pelo hinduísmo. Numa dessas esbarrou com uma certa banda famosa chamada "Beatles" e encantou John Lennon e George Harrison especificamente. Influenciou George espiritualmente, inclusive. Shankar nascera de uma família brâmane e aprendeu como levar uma vida dentro do conceito hindu - coisa que encantou diversos artistas. Chegou a ser uma das pessoas mais influentes da música pop. A partir da década seguinte (de setenta) foi diversas vezes convidado para tocar junto com as Orquestras Filarmônicas europeias. Chegou a ser ministro na Índia tamanho o seu prestígio mundial. Durante anos e anos foi professor de Faculdades de Artes em Los Angeles e Nova York. Ravi foi casado algumas vezes e de um fruto desses nasceu a cantora Norah Jones. Admirar a capacidade desse homem e sua musicalidade é tarefa fácil, porém árdua. Contudo, eu vos digo: vale muito a pena. Era um mestre. Um homem muito especial. 


NEWS

- Justamente por isso a cantora Norah Jones, que faria três shows no Brasil em dezembro, começando nesta quarta-feira (12) em Porto Alegre, cancelou suas apresentações no país após a morte do seu pai, o músico Ravi Shankar, na terça-feira (11). O anúncio foi feito na página oficial da cantora no Facebook nesta quarta. Os dois shows seguintes seriam em São Paulo (15) e Rio (16). (G1)

- O Festival Sónar São Paulo confirmou as atrações do evento, em seu perfil no Facebook. Os principais nomes são o duo de dance pop inglês Pet Shop Boys e o grupo de rap americano The Roots. Theo Parrish, Matmos, Renato Ratier, Jamie Lidell, Explosions In The Sky, Mau Mau e Taski e Paul Kalkbrenner também estão na programação do festival que acontece em maio de 2013.


A cantora Florence Welch interrompeu uma apresentação do Florence and The Machine em Aberdeen, na Escócia, por causa de uma discussão na plateia. Tratava-se de um briga logo na abertura de um casal de fãs.

- Dica: O livro "As Cartas" apresenta a intensa correspondência entre Jack Kerouac e Allen Ginsberg. De 1944 a 1963, dois dos autores mais influentes de uma geração trocaram ideias e impressões que registram a ascensão e o desenvolvimento do movimento literário: as entrelinhas da geração beat. (Folha)

SÉRIE

Uma aposta (boa) é a Série "Ripper Street" da BBC de Londres. Prevista para esse mês de dezembro em Londres e provavelmente em janeiro nos EUA, a série conta a história de detetives que investigam crimes sexuais após o período de Jack, o Estripador. Exatamente seis meses depois. Acreditam ser de autoria do próprio no decorrer dos episódios. A série faz parte de um pacote de natal do canal inglês. A conferir.

MELHORES (Parte III)

João Miguel
Cuba
John Cale
Leonard Cohen
Ravi Shankar
Morrissey
Sushi
Gadgets
Arpoador
Água de Coco
Gatorade
Advil

TRACKLIST

So Hard (Pet Shop Boys)
Rent (Pet Shop Boys)
Opportunities (Pet Shop Boys)
Go West (Pet Shop Boys)
Personal Jesus (Depeche Mode)
Fly on the Windscreen (Depeche Mode)
Never Let Me Down (Depeche Mode)
Behind the Wheel (Depeche Mode)


CLIC.